Buscar

5s (Ferramenta organizacional)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5s
Esta metodologia tem este nome pois ela se baseia em cinco palavras japonesas que começam com a letra “S”: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) Seiketsu (higiene).
SEIRI: Nos passa a ideia que nos só devemos ter em nossa fabricação, materiais necessários e na quantidade certa.
SEITON: Tem como objetivo organizar e definir os materiais no seu devido lugar para quando alguém precisar utilizar, ache com mais facilidade e segurança.
SEISO: Tem como base a limpeza, pois nessa metodologia acredita-se que em um ambiente limpo se tem mais facilidade em detectar algo fora do lugar ou ate mesmo falhas na produção. 
SEIKETSU: Tem como base a higiene, pois esta diretamente ligada a saúde dos funcionários, dando-o melhores condições de trabalho 
SHITSUKE: È fundamental para a segurança dos funcionários na empresa, pois exige que o funcionário siga a risca todas as normas da empresa.
O método 5s visa principalmente melhorar o desempenho dos funcionários e dos proprietários, tanto dentro de empresas de grande porte como também em empresas de pequeno porte. É comprovado que este método quando seguido de forma correta, acarreta resultados consideráveis nas organizações, como: reclamações, qualidade na comunicação, atendimento mais objetivo e rápido, segurança e melhoria na produção.
IMAI, Masaaki (1992). Kaizen: A Estratégia para o Sucesso Competitivo
Egoshi, K.. Os 5 S da administração japonesa. 2006. http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5S/Index.htm

Outros materiais