Buscar

Aula 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 14
1 - VII Exame Unificado - OAB – Larissa, senhora aposentada de 60 anos, estava na rodoviária de sua cidade quando foi abordada por um jovem simpático e bem vestido. O jovem pediu-lhe que levasse para a cidade de destino, uma caixa de medicamentos para um primo, que padecia de grave enfermidade. Inocente, e seguindo seus preceitos religiosos, a Sra. Larissa atende ao rapaz: pega a caixa, entra no ônibus e segue viagem.
Chegando ao local da entrega, a senhora é abordada por policiais que, ao abrirem a caixa de remédios, verificam a existência de 250 gramas de cocaína em seu interior. Atualmente, Larissa está sendo processada pelo crime de tráfico de entorpecente, previsto no art. 33 da lei n. 11.343, de 23 de agosto de 2006. Considerando a situação acima descrita e empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente, responda: qual a tese defensiva aplicável à Larissa?
Larissa acreditava sinceramente que transportava uma caixa com medicamentos, desconhecendo completamente que na caixa havia também certa quantidade de drogas. Não tinha dessa forma consciência de que praticava uma conduta penalmente proibida. Verifica-se que se trata de erro de tipo essencial, previsto no artigo 20, “caput”, do CP, equivalendo dizer da inexistência de dolo. O art. 33 da lei n. 11.343/06 não contempla a modalidade culposa. Sendo assim, a conduta de Larissa é atípica, ou seja, não poderá ser responsabilizada criminalmente. 
2 - MPE-SP - 2012 - MPE-SP - Promotor de Justiça
Motorista que, em estacionamento, se apodera de veículo pertencente a terceiro supondo seu, em decorrência de absoluta semelhança entre os automóveis, incide em
a) erro de proibição.
b) erro de tipo.
c) crime impossível.
d) erro determinado por terceiro.
e) erro na execução.
3 - TJ-DFT - 2005 - TJ-DF - Juiz - Objetiva
Assinale a alternativa correta nas questões a seguir:
Augusto, pretendendo matar Caio, realiza disparos de arma de fogo em sua direção, ferindo-o e causando-lhe lesões corporais, mas, por erro na execução, também acerta Cícero, que estava próximo, matando-o. Está correta a denúncia que:
a) imputa a Augusto os crimes de lesão corporal e homicídio em concurso material;
b) imputa a Augusto os crimes de lesão corporal e homicídio em concurso formal;
c) imputa a Augusto os crimes de tentativa de homicídio e homicídio em concurso material;
d) imputa a Augusto os crimes de tentativa de homicídio e homicídio em concurso formal.

Outros materiais