Buscar

Concreto armado I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Concreto Armado
Me. Paulo Moreira Silveira
Engenheiro Civil
Introdução
	O concreto de cimento Portland é o material estrutural e de construção civil mais importante da atualidade, sendo considerado como uma das descobertas mais interessantes da história do desenvolvimento da humanidade, melhorando sua qualidade de vida. (HELENE e ANDRADE, apud SILVEIRA, 2007).
Iniciou no século XX. 
Pesquisas na Europa e Estados Unidos.
Aproveitar de forma:
 criativa, 
ousada e 
eficiente.
Concreto no Brasil
 Mistura de quatro componentes:
Cimento, agregado miúdo, agregado graúdo e água
Proporções conhecidas
 Exemplo: 1:2:3 a/c = 0,50
Material de construção mais utilizado no mundo:
Cerca de 11 Bilhões Toneladas por ano
As adições ao concreto alteram seu desempenho no estado fresco ou no estado endurecido:
Resistência final;
Tempo de pega;
Módulo de elasticidade;
Plasticidade
Vantagens do Concreto
Capacidade de enfrentar a ação da água sem grave deterioração;
Estruturas para controle, armazenamento e transporte da água (barragens e canais).
Alta resistência à compressão;
Variedade de formas e tamanhos;
Concreto fresco é de consistência plástica.
Baixo custo e rápida disponibilidade do material para uma obra;
Fácil manutenção, resistência ao fogo e resistência ao carregamento cíclico. 
Desvantagens do Concreto
Peso próprio elevado, relativamente à resistência
Reformas e adaptações são de difícil execução;
Fissuração;
Transmite calor e som.
Concreto simples
Desses 4 componentes, o cimento é o mais caro e entra na sua composição com cerca de 30% do volume
Cimentos
Cimentos
O cimento deve ser armazenado em local protegido da ação das intempéries, da umidade e de outros agentes nocivos à sua qualidade. 
Se o cimento não for fornecido a granel ou ensilado, deve ser conservado em sua embalagem original, até o momento do seu emprego. 
Cimentos
Cimentos
Cimentos
Agregados
Agregados
Agregados
Agregados reciclados = que podem ser resíduos industriais granulares que tenham propriedades adequadas ao uso com agregado ou proveniente do beneficiamento de entulho de construção: escória de alto forno, entulho de construção/demolição,etc.
Agregado Miúdo
Considera-se agregado miúdo o material que passa pela peneira Nº 4 que tem malha quadrada de 4,8 mm.
A areia deve ser quartzosa, isenta de substâncias nocivas em proporções prejudiciais, tais como torrões de argila, gravetos, mica, grânulos tenros, impurezas orgânicas, cloretos, etc
Agregado Graúdo
Material que fica retido na peneira Nº 4.
Agregado Graúdo
Água
Aditivos
Aditivos são substanciais adicionadas ao concreto ou argamassa durante a mistura, a fim de melhorar suas propriedades. Podem ser classificados, quanto à ação, em: 
Outros tipos de Concreto
Concreto com fibras: concreto que contém fibras na sua composição, de forma dispersa e sem orientação preferencial. As fibras reduzem a fissuração e conferem maior resistência à abrasão, à tração e ao impacto.
Outros tipos de Concreto
Concreto pesado: concreto de massa específica superior a 2.800 kg/m3, obtido com agregado graúdo de alta densidade, como barita e magnetita. É empregado em estruturas de reatores nucleares (escudo de radiação atômica) ou em situações que exigem grande peso-próprio.
Outros tipos de Concreto
Concreto leve: concreto de massa específica não superior a 2.000 kg/m3, geralmente entre 600 a 1.200 kg/m3, obtido com o emprego de agregado graúdo leve (argila expandida, pedra-pomes, escória expandida, etc.). É utilizado em elementos de vedação (paredes, painéis, divisórias), rebaixos de lajes, isolante termo-acústico, nivelamento de pisos, etc. Reduz o peso-próprio da estrutura.
Outros tipos de Concreto
Concreto resfriado: concreto que utiliza na mistura água gelada, podendo também os agregados ser resfriados por lançamentos periódicos de água gelada sobre eles. A baixa temperatura reduz o calor de hidratação do cimento reduzindo em conseqüência a permeabilidade; melhora a trabalhabilidade e aumenta a vida útil. É indicado para concretagem de peças de grandes volumes.
Outros tipos de Concreto
Concreto protendido: concreto no qual é introduzida armadura ativa, previamente alongada por equipamentos especiais de protensão com a finalidade, em condições de serviço, de impedir ou eliminar a fissuração e os deslocamentos da estrutura. Muito utilizado em peças préfabricadas como vigas para grandes vãos.
Outros tipos de Concreto
Concreto de alto desempenho (CAD): concreto que utiliza aditivos superplastificantes e sílica ativa, com baixo fator água-cimento, apresentando elevadíssima resistência (mecânica, física e química), reduzida permeabilidade e maior durabilidade. A fronteira entre concretos convencionais e de alto desempenho varia de país para país. Segundo Diniz (1997), existe um certo consenso no Brasil de que o CAD seria o concreto com resistência maior ou igual a 35 MPa. É geralmente utilizado para estruturas de grande porte, como edifícios altos, pontes e viadutos, barragens, etc.
Outros tipos de Concreto
Concreto bombeado: concreto que é transportado através de tubulação por bombeamento e lançado diretamente nas fôrmas. Possibilita maior rapidez na concretagem, otimizando a utilização da mão-de-obra e de equipamentos. Permite concretagem de grandes volumes em menor prazo. Possibilita redução de área na praça de trabalho. É de uso corrente em qualquer obra ou naquelas de difícil acesso, quando há necessidade de vencer grandes distâncias ou alturas elevadas.
Outros tipos de Concreto
Concreto compactado com rolo (CCR): material baseado em um concreto de baixo teor de cimento, de consistência seca, assemelhado a uma “farofa” e que, no seu estado fresco, suporta o peso de um rolo compactador vibratório utilizado para a obtenção do adensamento e da compacidade requerida da obra. É utilizado em pavimentações rodoviárias, barragens, pátios de estocagem, pisos industriais, etc. 
Outros tipos de Concreto
Concreto celular: concreto obtido pela mistura de cimento Portland ou pasta de cimento e pozolana, cal e pozolona e pela adição de produto químico espumante ou pela geração de gás durante a mistura do cimento e do agregado miúdo. Normalmente recebe tratamento de cura em autoclave. Utilizado em placas, painéis, divisórias e, principalmente, em blocos para alvenaria e blocos para lajes mistas ou nervuradas.
Outros tipos de Concreto
Concreto ciclópico: concreto simples com adição de pedras de mão (com diâmetros de 20 a 30 cm), lançadas manualmente sobre a massa de concreto fresco, ocupando, aproximadamente, 30% do volume total da peça concretada. Utilizado para alicerces diretos contínuos, muros de arrimo por gravidade, bases e cabeças de pontes, etc.
Outros tipos de Concreto
Concreto colorido: concreto em que se utiliza o cimento Portland branco com adição de pigmentos, utilizado em estruturas de concreto aparente, em pisos (pátios, calçadas, quadras) monumentos, guarda-corpos de pontes, etc. Dispensa gastos com revestimentos e evita o custo de manutenção com pinturas.
Outros tipos de Concreto
Concreto auto-adensável(CAA): concreto que não necessita de energia mecânica de vibração para tornar-se compacto e adensado, em princípio, o adensamento é conseguido somente com a colaboração da força da gravidade .É um concreto que apresenta grande fluidez, com slump da ordem de 20 cm, ou seja, é um concreto muito plástico que permite um bom acabamento superficial. 
Cura
É o nome dado ao trabalho que o concreto realiza enquanto esta endurecendo, é fundamental uma boa cura para se obter um concreto resistente e de qualidade. 
Para a cura, molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo, durante pelo menos os primeiros 7 dias.
A estrutura deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.
Cura
Objetivo: 
garantir que o concreto não seque e assegurar que a reação do cimento e água ocorra em toda a seção transversal
e que a resistência corresponda à dosagem do concreto. 
assegurar que o concreto não seja submetido a tensões que originem fissuras devido a diferenças térmicas e retração de secagem.
Cura
Objetivo: 
A cura, então, deve reduzir a velocidade de evaporação da água para evitar aparecimento de fissuras de retração plástica
Cura
A Cura do concreto estrutural é uma protecção contra a secagem prematura devido em especial à acção do vento e das radiações solares.
 A protecção é uma prevenção contra arrastamento de finos pela chuva ou água corrente, arrefecimento rápido após os primeiros dias da colocação, grandes diferenças de temperatura no interior do concreto, baixas temperaturas ou gelo, vibração e impacto podendo romper o concreto e modificar a sua aderência às armaduras.
Cura
A água do concreto se evapora através da superfície úmida e dura até a reação do cimento, cerca de 10 - 12 horas. 
Após este período, o movimento da água se dá por difusão, que é um processo muito lento.
Portanto, é muito importante impedir a secagem do concreto durante as primeiras 24 horas. 
Cura
A falta de cura do concreto faz com que a primeira camada do mesmo perca a água de hidratação, tornando-a fraca, de baixa resistência à abrasão, porosa e permeável aos agentes agressivos.
A cura do concreto deve ser efetuada até que o mesmo atinja a 70% da resistência prevista em projeto. 
Cura
A duração da cura deve ser de pelo menos 7 dias, no caso de cimento Portland comum (pois nesse período o cimento irá desenvolver aproximadamente 60% da sua resistência final) e de 14 dias, no caso de cimento Portland de alto-forno e pozolânico. 
No entanto, quanto mais tempo durar a cura (até 3 semanas), melhor será para o concreto.
Características Principais do Concreto Armado
	O concreto protege o aço contra a oxidação, garantindo a durabilidade da estrutura.
 
Agressividade Ambiental
Classe do concreto
Cobrimento mínimo
Cobrimento mínimo
Exemplo:
qual a classe do concreto e o cobrimento minimo para armacao em uma estrutura de concreto armado no centro de Campo Grande?
qual a classe do concreto e o cobrimento mínimo para armação em uma estrutura de concreto armado no centro de Florianópolis?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais