Buscar

Relatorio Ensino Fundamental

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
JULIANE RIMENZOSKI LACERDA, RU 1000439, TURMA 09/2013.
REGIANE CAVALHEIRO GOMES, RU 991173, TURMA 09/2013.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL 
ARAUCÁRIA
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
JULIANE RIMENZOSKI LACERDA, RU 1000439, TURMA 09/2013.
REGIANE CAVALHEIRO GOMES, RU 991173, TURMA 09/2013.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental Historicidade (UTA B 2017 - FASE I), no Curso de Pedagogia à distância do Centro Universitário Internacional Uninter.
ARAUCÁRIA
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................03
2 IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL ESTAGIADO ……………………………………………………………….............................................04
2.1LOCALIZAÇÃO....................................................................................................04
3 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS……………………………………………………..04
3.1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO............................................................................................……05
3.2 PLANO DE AÇÃO...................……………………………………...........................08
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................09
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
�
1. INTRODUÇÃO
A atividade de estágio constitui-se em entender as especificidades da organização do trabalho pedagógico, compreendendo a relação entre a teoria e a prática nesta modalidade de ensino, podendo assim garantir uma prática educativa que atenda às demandas das crianças.
O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da disciplina do Ensino Fundamental dois no período de 29 de maio a 27 de julho de 2017, no período da tarde, na Escola Municipal Senador Marcos Freire, localizada no município de Araucária. Foi realizado por alunos do curso de Pedagogia, e as mesmas encontraram neste contexto, alunos com perfil muito variado tanto econômico quanto cultural. 
O referido estágio tem como objetivo localizar o trabalho pedagógico na Educação do Ensino Fundamental dois considerando a variabilidade da oferta dessa modalidade por meio da atuação de diferentes segmentos, instituições e atores sociais, conhecer os princípios metodológicos próprios de um processo de ensino aprendizagem que considera a especificidade do ensino Fundamental e de seu público, elencar aspectos relevantes à docência tendo em vista o percurso histórico da modalidade no Brasil. 
O presente relatório visa complementar a formação do professor, estabelecendo relações entre a teoria e a prática profissional.
A metodologia adotada para o desenvolvimento deste trabalho se deu através da leitura de obras da disciplina, tele aulas e observação participativa durante o estágio.
No decorrer do desenvolvimento do trabalho informaremos quando, onde e por quem o estágio foi realizado. Ao fazer a leitura do Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino e entrevistar o pedagogo, apontaremos as concepções adotadas pela escola.
A análise reflexiva das atividades de estágio constitui-se em caracterizar os espaços e os profissionais atuantes, bem como o papel do pedagogo, do professor da turma e como se desenvolve o planejamento escolar.
Foram realizadas atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária e regência.
2. IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL ESTAGIADO
2.1 LOCALIZAÇÃO
O Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental dois foi realizado na Escola Municipal Senador Marcos Freire, situada na Rua Francisco Gondeck, número 250, no bairro Estação, CEP 83705-260, localizado na cidade de Araucária, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (41) 3901-5267. A escola oferta atendimento no nível do Ensino fundamental do 1ºao 9º ano nos períodos da manhã e da tarde. A instituição atende a um número total de 160 alunos, desse número, dois são alunos em processo de inclusão. 
O estágio foi realizado no período de 29 de maio a 27 de julho de 2017.
3. CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
 A Escola Municipal Senador Marcos Freire entende que, visa a não dicotomia entre o saber e o fazer, portanto, é imprescindível o embasamento teórico por parte dos profissionais da educação, como também, o conhecimento na íntegra desta Proposta Pedagógica, uma vez que o universo educacional proporciona uma vasta experiência e orientação teórico-prática, presentes nos processos de ensino e de aprendizagem. 
Quanto à concepção de sociedade, consideramos que a Unidade Educacional é espaço privilegiado de humanização, socialização, inclusão social e exercício da democracia, portanto, competente para trabalhar com todos os estudantes sem distinção étnica, de classe.
Quanto à educação, segundo o Projeto Politico Pedagógico, a educação o conhecimento deixa de ser consumido, assimilado passivamente e passa a ser produto de processos de elaboração e construção, de todos, sem distinção. A escola é um lugar de produção de cultura, de conhecimento e como tal ela interfere decisivamente na historia cultural da sociedade.
Quanto à compreensão como homem, a construção da prática pedagógica está ligada à concepção de homem e do conhecimento que fundamenta as relações cotidianas. É necessário, portanto, compreender a função social da escola para propiciar ao aluno a compreensão da realidade como produto das relações sociais que o homem produziu a partir de suas necessidades.
A gestão democrática, na unidade estagiada, será com a participação ativa e consciente dos pais, professores, funcionários, alunos e a comunidade nas questões fundamentais que dizem respeito à vida escolar.
3.1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
A sala de aula da turma estagiada fica no corredor. Tem um bom tamanho quanto ao número de alunos, e conta com uma boa ventilação e iluminação. A sala é bastante colorida, com uma decoração atrativa, muitos cartazes enfeites confeccionados pelas professoras, alguns trabalhos expostos que foram feitos pelos alunos. É possível perceber que em cada trabalho há individualidade de cada um dos alunos. Tem como recurso tecnológico televisão, DVD e um computador por aluno em Araucária (UCAA) - implantação do Projeto do Governo Federal. Os móveis estão bem conservados, contendo a mesa do professor, um armário e aproximadamente 25 carteiras e 25 cadeiras. Os barulhos externos não afetam o bom andamento das aulas e o acesso às salas se dá através do corredor. A recepção de quem se dirige a instituição acontece na secretaria.
 As aulas tiveram início das 14h00min horas às 17h00min horas. Durante o período do estagio foi possível observar todo o desenvolvimento de uma sala de aula. Os alunos sentaram em fileiras, no momento em que estavam em atividades. 
O planejamento é semanal e a cada semana uma professora fica responsável por fazê-lo.
A professora regente de Língua Portuguesa/Literatura trabalhou com vários recursos didáticos, entre eles Como trabalhar com contos. Foram contadas historinhas com o auxilio de livros didáticos. Foram mostrados aos alunos cinco conjuntos de livros (cada um em um gênero literário – novela, conto, poesia, teatro, clássico), sendo que cada conjunto reúne seis títulos.
Em seguida distribuiu os livros e a professora selecionou alguns contos que foram lidos pela classe, em conjunto.
Depois da leitura de alguns textos, a classe se organiza em três ou quatro grupos e a professora propôs a brincadeira “Telefone sem Fio”. A professora sorteou um aluno em cada círculo.
O aluno sorteadocontava ao ouvido do colega ao lado o resumo da história que leu; porém, não pode repetiu detalhes da história que está relatando.
O colega que ouviu recontou a história para o próximo, respeitando as mesmas regras, e assim por diante. O último contou para a classe a versão da história que chegou até ele.
A professora verificou se conhecem o ditado popular – “Quem conta um conto, aumenta um ponto” – e perguntou se concordam com tal afirmação. Em seguida, o aluno que iniciou a brincadeira e detentor da versão original contou para a classe. 
O lanche da tarde é servido diariamente no horário das 15h00min horas. 
Após a volta do recreio os alunos continuaram com a brincadeira do “Telefone sem Fio” ate o termino de todos os grupos.
 A instituição de ensino oferece apostilas didáticas ofertadas pelo município.
Quanto ao quadro de funcionários, a escola conta com três pessoas que cuidam do lanche e quatro da limpeza. A instituição estagiada conta com o auxílio de pedagoga e diretor, no período da manhã e da tarde.
A turma estagiada conta com um total de 25 alunos matriculados.
 Durante o período estagiado, os alunos mantiveram uma frequência regular.
No que diz respeito à atitude dos alunos em relação às aulas e aos conteúdos, os fatores observados foram em relação ao interesse, atenção e disciplina dos alunos. 
A comunicação entre os alunos se dá das mais variadas formas, alguns usam uma linguagem adequada a sua respectiva idade, e outros já comunicam de uma maneira que se encontra fora do nível de maturidade ao qual possuem.
Encontramos nesta turma, alunos de perfil socioeconômicos bastante variados, sendo que a maioria mora nas proximidades da escola em que estudam. Os alunos são bastante esforçados.
Ao entrar em contato com a instituição, fui muito bem recebida e orientada quanto aos horários de funcionamento das aulas, então optei em fazer às observações de segunda-feira a sexta-feira no período da tarde.
As professoras citadas atendem aos alunos e pais com gentileza quando necessitam do seu auxílio.
 Nota-se que há um bom diálogo entre professor e aluno.
No que diz respeito à atitude dos alunos em relação às aulas e a interação com as outras crianças, os fatores observados foram em relação ao interesse, atenção e disciplina.
As professoras regentes tem como formação Magistério e Pedagogia, atuam no município há 10 anos como professoras regentes do Ensino Fundamental.
O Estágio Supervisionado de Educação infantil foi realizado na Escola Municipal Senador Marcos Freire, no município de Araucária no estado do Paraná. A Cidade está com aproximadamente 131.356 habitantes com economia voltada para a indústria e comércio, pois boa parte de seus moradores trabalham em indústrias.
Este Estágio oportunizou integração e entrosamento com outros estagiários, professor regente e comunidade escolar, criando condições para compreensão do contexto escolar e para a identificação das principais características do funcionamento interno e da relação com a comunidade externa. Portanto, o Estágio proporcionou uma efetiva troca de experiência e forneceu um diagnóstico (conhecimento preliminar) da turma e de seu desenvolvimento, em vista a desenvolver o planejamento do Estágio de docência.
3.2 PLANO DE AÇÃO – ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA 
Cartografia, água e doenças.
CONTEÚDOS 
– Poluição e contaminação das águas doces.
– Doenças causadas por águas impróprias para consumo.
– Mapa temático.
OBJETIVOS 
– Investigar quais são as doenças causadas pelo uso e consumo de água não tratada.
– Produzir e analisar um mapa temático mostrando a incidência de óbitos ocasionados pela diarreia e gastroenterite (inflamação da mucosa que envolve o estômago e o intestino).
– Desenvolver atitudes de cuidado com a saúde.
– Perceber se no lugar onde vive há prestação adequada de serviços públicos essenciais, como coleta de lixo, captação de esgoto e água tratada.
ATIVIDADE MOTIVACIONAL 
Solicite aos alunos que:
– observem se no lugar onde vivem há saneamento básico que disponibilize água tratada para o consumo das famílias e coleta de esgoto e lixo; 
– realizem uma pesquisa em livros, revistas e sites sobre as principais doenças causadas por água contaminada (cólera, febre tifoide, verminoses, diarreia, hepatite A, entre outras);
– consultem em atlas mapas temáticos que representam os fenômenos utilizando cores.
Conhecimento prévio 
– Questione os alunos sobre o que sabem a respeito de doenças causadas pelo uso ou consumo de água contaminada. 
– Verifique se os alunos conhecem algumas regras importantes para evitar doenças. Por exemplo, tomar água filtrada ou fervida, lavar as mãos antes de se alimentar e após utilizar o sanitário, etc.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término do estágio Supervisionado do Ensino Fundamental dois, ficou a certeza da importância de conhecer a realidade de uma instituição escolar. A interação com profissionais foi extremamente enriquecedora.
Compreendemos que através dela podemos nos descobrir e nos avaliar como seres humanos.
Através desse trabalho pudemos entender como é o comportamento dos alunos do Ensino Fundamental no ambiente escolar. Nos fez refletir se estamos nos preparando para enfrentar essa situação escolar com êxito. Percebemos o quanto é importante nos aprofundarmos cada vez mais no estudo e na integração com o ambiente escolar em relação a todos os níveis de idade, para termos sucesso em nosso futuro.
Observamos também o trabalho do professor em sala de aula, suas atitudes, suas condições de trabalho e seu comportamento em relação aos alunos.
Consideramos que o professor bem estruturado, com certeza, terá melhores condições de planejar seus conteúdos a serem aplicado e melhor autonomia na aplicação da matéria.
Outro aspecto que observamos de grande importância é o ambiente de trabalho, que deve ser bem estruturado em relação a materiais didáticos, e que ofereça ao professor sustentabilidade naquilo que for preciso.
Ressaltamos então a importância de uma formação docente bem estruturada, capaz de reconhecer seus propósitos e objetivos para um bom trabalho.
Em relação ao projeto político pedagógico, aprendemos que há necessidade de sempre ser avaliado, e corrigido conforme as necessidades encontradas na instituição, ou conforme as mudanças desenvolvidas ao longo dos anos.
Muita coisa pôde observar através desse estágio, e nos serviu de grande importância para nossa formação docente como educadoras e também como pessoa, pois conseguimos entender a realidade vivida dentro do ambiente escolar.
REFERÊNCIAS
Nova Escola.
Disponível em: http://novaescola.org.br/subhome/36/ensino-fundamental-2. Visualizado em 22 de agosto de 2017.
Escola Municipal Senador Marcos Freire. Disponível em: http://escolamarcosfreire.com.br/. Visualizado em 22 de agosto de 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes