Buscar

NUTRIÇÃO 9

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO 
SDE0132_A5_201402022824_V2
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: IVONETE DE JESUS SANCHES BASTOS
	Matrícula: 201402022824
	Disciplina: SDE0132 - NUTRIÇÃO  
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Um paciente desnutrido, em pós-operatório de ressecção intestinal, cursou com fístula de alto débito, sendo necessário repouso total do trato gastrointestinal. Devido ao quadro clínico, o paciente foi submetido à terapia nutricional parenteral. Com relação ao suporte nutricional parenteral, é INCORRETO afirmar:
		
	
	
	
	
	O mais indicado é utilizar um cateter em uma veia de maior calibre (subclávia ou jugular interna), uma vez que o paciente deve ficar um período de tempo maior sem poder utilizar o trato gastrointestinal.
	
	 
	O mais indicado é utilizar um cateter periférico, uma vez que esta via permite atingir as necessidades nutricionais do paciente.
	
	 
	A nutrição parenteral total é mais indicada neste caso, pois permite ofertar um maior aporte energético para recuperação do estado nutricional do paciente.
	
	
	É indicada, neste caso, a nutrição parenteral via cateter em veia de maior calibre para que se possa ofertar as necessidades nutricionais do paciente, a fim de recuperar o seu estado nutricional.
	
	
	A terapia nutricional parenteral total está indicada a este paciente, uma vez que o mesmo necessita de repouso intestinal total.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Foi indicada terapia nutricional com dieta enteral para uma criança de 1 ano de idade, desnutrida e com história de pneumonias de repetição por broncoaspiração da dieta. Com relação ao posicionamento da sonda indicada para este paciente, é CORRETO afirmar:
		
	
	
	
	 
	O mais indicado é utilizar o posicionamento gástrico, pois é a única localização que permitirá recuperar o estado nutricional do paciente, sem que este apresente risco de broncoaspiração.
	
	
	O mais indicado é utilizar a via oral, pois é o mais fisiológico e sem risco de broncoaspiração.
	
	
	O mais indicado é o posicionamento gástrico da sonda, pois esta localização permite infundir grande volume de dieta, sem o risco de broncoaspiração.
	
	
	O mais indicado é realizar uma gastrostomia percutânea, pois o paciente não ficará longo período com a dieta enteral e esta não apresenta risco de aspiração.
	
	 
	O mais indicado é o posicionamento entérico (duodenal ou jejunal), pois esta localização apresenta menor risco de broncoaspiração.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A sequência de Robin (SR) é descrita na literatura como uma tríade de anomalias caracterizada por micrognatia, glossoptose e fissura de palato. Clinicamente, a tríade se expressa por obstrução das vias aéreas e dificuldades alimentares que são mais frequentes e mais graves no período neonatal. A heterogeneidade das manifestações clínicas também é uma de suas características, podendo a criança expressar desde leve dificuldade respiratória e alimentar até graves crises de asfixia, que podem levar ao óbito se não houver rápida intervenção médica. As dificuldades alimentares se caracterizam por pouco volume de leite ingerido, alimentação por via oral (VO) demorada (geralmente maior que 30 minutos), fadiga, tosse, engasgos, vômitos e regurgitações durante e após as mamadas. Essas dificuldades alimentares podem levar à desnutrição protéico-calórica (MARQUES et al, 2005. Disponível em ). Para evitar as dificuldades alimentares e a desnutrição protéico-calórica, os lactentes com SR podem ser alimentados através da:
		
	
	
	
	 
	gastrostomia.
	
	 
	sonda nasojejunal.
	
	
	jejunostomia.
	
	
	sonda nasogástrica.
	
	
	sonda nasoduodenal.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Em uma Dieta Branda Hipossódica, quais são os alimentos mais recomendados?
		
	
	
	
	
	Ervilha enlatada, arroz e alface.
	
	
	Salsicha, purê de batata e gelatina diet.
	
	 
	Macarrão instantâneo, molho shoyo e cenoura crua.
	
	 
	Batata cozida, carne moída e chuchu.
	
	
	Alface, tomate e brócolis.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A terapia nutricional enteral pode beneficiar pacientes com patologias hipermetabólicas, como sepse, traumas e queimaduras de grande extensão, uma vez que nestes casos a necessidade de nutrientes está aumentada. Marque a afirmativa que indica SOMENTE vantagens deste tipo de terapia:
		
	
	
	
	
	Manutenção da integridade da mucosa intestinal e promoção do balanço nitrogenado negativo (catabolismo).
	
	
	Comprometimento do estado nutricional e diminuição do aporte calórico.
	
	 
	Manutenção da hipotrofia das microvilosidades intestinais e melhora do balanço nitrogenado.
	
	 
	Recuperação do estado nutricional e aumento da competência imunológica.
	
	
	Manutenção da competência imunológica e aumento do tempo de internação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Qual a dieta que preconiza restrição de frituras e alimentos gordurosos, principalmente os ricos em gordura saturada sendo indicada para pacientes com sobrepeso, doenças cardiovasculares e dislipidemias?
		
	
	
	
	 
	Dieta hipolipídica.
	
	
	Dieta hipercalórica.
	
	
	Dieta hiperlipídica.
	
	 
	Dieta normolipídica.
	
	
	Dieta hipoglicídica.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Um paciente, em suporte nutricional parenteral periférico (NPP), está internado na unidade de clínica médica, onde você é o profissional de enfermagem responsável. Indique a afirmativa que está INCORRETA, em relação ao tipo de nutrição parenteral:
		
	
	
	
	
	O enfermeiro é responsável pelo estabelecimento do acesso venoso periférico para o suporte nutricional parenteral periférico.
	
	
	A NPP pode ser combinada com a nutrição enteral para oferecer o aporte nutricional adequado.
	
	 
	Na NPP a dieta é infundida por uma veia menor, geralmente na mão ou antebraço, sendo utilizada para manutenção do estado nutricional por curto período.
	
	 
	A NPP atende às necessidades nutricionais do paciente, podendo ser utilizada por longo período.
	
	
	Para evitar a flebite (inflamação das veias), complicação da NPP, pode-se diluir a solução que será infundida e usar solução combinada, em vez de frascos separados.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Para evitar a obstrução da sonda nasogástrica, após administração de alimentos ou medicamentos, deve-se:
		
	
	
	
	 
	Manter a sonda aberta.
	
	 
	Introduzir um pouco de água.
	
	
	Colocar o paciente em decúbito dorsal.
	
	
	Baixar acentuadamente a cabeceira do leito.
	
	
	Injetar um pouco de ar.

Outros materiais

Perguntas Recentes