Buscar

Método Montessoriano para crianças com deficiência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CURSO DE PEDAGOGIA
DOCENTE: SILVANA BRETAS
DISCENTE: RAIRA RANIELLE SIQUEIRA SILVA
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Problematização
Ao debruçar sobre os estudos a respeito do Método de ensino Montessoriano, especialmente, no que se refere à aplicação do método para as crianças portadoras de deficiência, surgiu ao presente trabalho a seguinte problemática: Como educar crianças pensadas como ineducáveis e ajudar essas crianças a terem um desempenho igual ou superior ao das escolas comuns?
De acordo com Edimara de Lima (2005), “os professores Montessorianos são preparados para as necessidades de cada um, entendendo que o aprender possui diferentes estruturas, ritmos e potenciais” (LIMA, 2005, p.72).
Nesse método de ensino, o trabalho com alunos com necessidades educacionais são realizados em conjunto com os demais, o que difere de outros métodos no qual a criança com necessidade é por muitas vezes isoladas para a realização de atividades individuais. O Método Montessoriano leva em conta que cada criança é única e, consequentemente, possui necessidades diferentes. 
Sendo assim, podemos compreender que faz parte do método uma proposta pedagógica que visa contemplar as necessidades dos educandos em suas diferenças de ritmos e aprendizagens, isso se dá através da disponibilização de diversos materiais no espaço de aprendizagem ao alcance das crianças, possibilitando diversas atividades para todos os alunos ao passo em que o professor atende cada criança de forma individual dando atenção às suas necessidades.

Outros materiais