Buscar

13 Sistema Respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA RESPIRATÓRIO
É responsável pelas trocas gasosas: dióxido de carbono (CO2) pelo oxigênio (O2). 
O sistema respiratório consiste em: nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões.
Nariz e Cavidade Nasal: o ar entra pelas narinas (direta e esquerda) onde é filtrado pelas vibriças (pêlos nasais) e posteriormente aquecido pelos capilares sangüíneos que estão no interior da cavidade nasal, então é conduzido para a região posterior nasosfaringe, por meio das coanas (comunica o nariz à boca).
Faringe: é um tubo que serve tanto ao sistema respiratório quanto ao digestivo; comunica-se com o nariz através das coanas (nasofaringe, onde encontramos as tonsilas faríngeas - adenóides), com a boca através das fauces (bucofaringe, recebe alimento da boca e ar da nasofaringe, nessa região encontramos as tonsilas palatinas - amígdalas), do ouvido médio através das tubas auditivas, com a laringe através da glote (laringofaringe, serve de passagem de alimento e ar) e com o estômago. 
Laringe: é formada por cartilagens e conecta a laringofaringe com a traquéia; o ar que entra e sai dos pulmões passa pela laringe e quando o alimento cai nessa região aconte o ‘engasgo’. É a laringe que forma uma proeminência na região anterior do pescoço – proeminência laríngea (pomo de adão). A mucosa da região anterior da laringe forma duas pregas horizontais, o primeiro par superior são as vestibulares (falsas cordas vocais) e o segundo par inferior (cordas vocais verdadeiras); por meio da glote o ar entra na laringe, é a abertura das cordas vocais.
Traquéia: é um tubo formado por cartilagem que se estende desde a laringe até o nível da T6 onde se bifurga em brônquios principais direito e esquerdo. Está localizada à frente do esôfago.
Brônquios, Bronquíolos e Alvéolos: Cada brônquio principal direito e esquerdo, dividi-se em estruturas menores chamadas de bronquíolos: lobares (para cada lobo do pulmão), segmentares até os respiratórios, onde se formará os ductos alveolares que terminam em sacos chamados de alvéolos pulmonares. 
Pulmões: 
Direito: Apresenta um ápice e uma base. Está dividido em lobo superio, lobo médio e lobo inferior. É revestido por um par de membranas que são a pleura parietal e pleura visceral; entre as pleuras há um fluído pleural que impede o atrito dos pulmões durante o ato respiratório Está separado do esquerdo por um espaço chamado mediastino. Apresentam um a estrutra chamada hilo, local por onde entram e saem os vasos do pulmão.
Esquerdo: difere do direito por apresentar apenas o lobo superior e inferior, o médio não se desenvolve e forma uma estrutura chamada de língula. 
Epitélio: o epitélio que forra os alvéolos pulmonares contém dois tipos de células: células alveolares tipo I, por onde acontece a difusão dos gases (trocas gasosas) e alveolares tipo II, esta responsável pela produção de surfactante, substância responsável por manter os alvéolos abertos.

Outros materiais