Buscar

Caso concreto 1 Introdução ao Estudo do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto I – 
Direito como faculdade ou poder: É empregado para designar o poder ou faculdade de agir em face de alguém. Ex: direito de cobrar uma dívida, direito do Estado legislar, punir. 
Direito como norma: É o direito lei, ou seja, um conjunto de regras jurídicas impostas ao homem pelo Estado, que caso não seja obedecido sofrerá uma sanção ou coação.
Direito como ciência: É aquele que possui método e objeto. As disciplinas do direito tem como abjeto o fenômeno jurídico, que são aqueles tutelados pelo direito. Ex: civil e penal. 
Direito como fato social: Nem todo ato social é tutelado pelo Direito, mas somente aquele que tiver relevância jurídica. O Direito está relacionado aos fatos sociais para viver de forma pacífica e harmônica. Os fatos sociais se tornam jurídicos quando recebem a tutela ou proteção do Direito ou quando os mesmos se tornam relevantes socialmente.
Ex: andar no parque. 
Direito como justiça: Está relacionado a uma atitude justa, ao que é justo, aquilo que é devido por justiça ou conforme a justiça. Ex: “O salário é direito do trabalhador.” “Não é direito condenar um anormal psiquicamente.” 
Questão Objetiva: Letra E

Outros materiais