Buscar

RESUMAO DIDATICA + EXERCICIOS RESPONDIDOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONCEITO DIDATICA 
AULA 1
A Didática é um conjunto de técnicas e estratégias ou normas de ensino; 
é a teoria do ensino.
É a forma como o professor transmite o conhecimento, visando à assimilação do mesmo pelo aluno; é passar conhecimento.
É o caminho que o professor traça para trabalhar o conteúdo, quando um professor domina um assunto e explica de forma fácil para que o aluno entenda e apresente bons resultados.
São os procedimentos de ensino adotados pelo professor. É a capacidade do professor de transmitir um assunto, fazer com que o aluno compreenda as explicações.
Didática: É um dos ramos de estudo da Pedagogia [...] É uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais [...] se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente [...] pode constituir-se em teoria do ensino [...] a Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade (LIBANEO, 2013).
Curso De Didática Geral: A Didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento [...] é definida como a ciência e a arte do ensino (HAIDT, 2006).
A Didática Em Questão: “Uma reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica” (CANDAU, 2004).
A Didática: A palavra didática tem sua origem na expressão grega techné didaktiké que significa ensino, instrução [...] de maneira mais abreviada é a arte de transmitir conhecimentos, trazendo o sentido da orientação, condução, guia [...] definição essa que data do século XIX, considerada tradicional, portanto, sendo ultrapassada por outras abordagens mais modernas e avançadas (CORDEIRO, 2007).
Didática Geral: É comum a associação da Didática com o como ensinar, ou seja, com métodos e técnicas, mas, ressalta sobre a importância da reflexão sobre os seus fundamentos, sobre as razões de seu emprego, pois, caso contrário, corre-se o risco de nos convertermos em escravos dos instrumentos (PILETTI, 2010).
EXERCICIOS RESPONDIDOS
AULA 1
|Imagine que a professora Luísa está planejando uma atividade cujo o objetivo é "conhecer e analisar como a cidade se organiza e qual a realidade da população de baixa renda". Num currículo baseado na construção do conhecimento, o procedimento adequado é:
 Certo	Promover um debate sobre as diversas realidades existentes na cidade
|Nas sociedades contemporâneas, o ser humano, ao nascer, traz consigo o direito à educação escolar includente. Tal direito implica em:
 Certo	A inserção de todos, sem distinção de condições linguísticas, sensoriais, cognitivas, físicas, emocionais, étnicas, socioeconômicas ou outras, e requer sistemas educacionais planejados e organizados que deem conta da diversidade dos alunos e ofereçam respostas adequadas às suas características e necessidades.
|Se "durante muito tempo a cultura escolar se configurou a partir da ênfase na questão da igualdade" (CANDAU, 2001, p. 15), o desafio da educação contemporânea se configura em:
 Certo	uma necessária "reinvenção da escola", que contemple satisfatoriamente a diversidade de sujeitos com características e anseios bastante diferenciados entre si.
|As cadeiras estão organizadas em roda. No mural todos os trabalhos são valorizados. O professor dialoga com os alunos para decidir os conteúdos desenvolvidos e não oferece prêmios aos melhores alunos cada final de bimestre. As regras são decididas coletivamente e os conhecimentos são significativos para os alunos. Nesse espaço educativo predomina a TENDÊNCIA:
 Certo	Libertadora 
|O paradigma do professor reflexivo, isto é, do professor que reflete sobre a sua prática, que pensa, que elabora a- em cima dessa prática é o paradigma hoje em dia dominante na área de formação de professores. (Nóvoa, 2001)
|As práticas reflexivas são inerentes à profissão docente, no sentido de serem naturais e são essenciais a profissão o que significa ser necessário:
 Certo	criar lógicas de trabalho coletivos dentro das escolas, a partir das quais - através da reflexão, através da troca de experiências, através da partilha - seja possível dar origem a uma atitude reflexiva da parte dos professores.
|A Didática, na perspectiva crítica, e como campo específico das Licenciaturas e da Pedagogia se apoia em diversos saberes, dentre os quais: sociologia, antropologia, psicologia, história e filosofia, que ampliam os diferentes modos de pensar, refletir e compreender os mecanismos de aprendizagem dos alunos. Identifique a alternativa que mais se adequa aos objetivos da Didática:
 Certo	Discutir os objetivos do ensino, o currículo e as formas de avaliação utilizadas na escola.
|Você já reparou que quando nos perguntamos o que é Educação, a nossa resposta consciente ou inconscientemente reflete a nossa própria posição no tempo e na sociedade? isso significa dizer que a didática. MARQUE A INCORRETA
Certo	é neutra
|Paulo Freire criou a famosa metáfora EDUCAÇÃO BANCÁRIA, que se refere à crítica aos professores que atuam como meros transmissores de conteúdos verdadeiros, absolutos e desvinculados da realidade dos alunos. Identifique as sentenças que caracterizam a CRÍTICA de Paulo Freire ao ensino tradicional
 I - O professor deve saber escutar os alunos e reconhecer que a educação é ideológica. O educador deve ensinar com responsabilidade, competência profissional, disponibilidade para o diálogo e principalmente querer bem aos educandos.
II - O educador deposita comunicados que os alunos recebem, memorizam e repetem, da qual deriva uma prática totalmente verbalista dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos numa relação vertical.
III - O reconhecimento da identidade cultural, da consciência do inacabamento, do respeito à autonomia do educando e da convicção de que a mudança é possível fazem parte do trabalho docente.
IV - O saber é dado, fornecido de cima para baixo e autoritário, pois manda quem sabe. O educando, em sua passividade, torna-se um objeto para receber a doação do saber do educador, sujeito único de todo o processo de ensino.
V - A pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação, onde predomina o discurso, no qual, quem é o sujeito da educação é o educador e os educandos são como vasilhas a serem preenchidas
 Certo	
As afirmativas II, IV e V estão corretas.
..................................................................
@De acordo com CANDAU ( 2002 ) a Didática passa por um momento de revisão crítica. Tem-se a consciência da necessidade de superar uma visão meramente instrumental e pretensamente neutra no seu conteúdo. Trata de um momento de perplexidade, de denúncia e anúncio, de busca de caminhos que têm de ser construídos através do trabalho conjunto dos profissionais da área com os professores da Éducação Básica. É pensando a prática concreta, articulada com a perspectiva de transformação social, que emergirá uma nova configuração para a Didática. Estamos nos referindo à Didática:
Certo	fundamental
@Acerca das tendências pedagógicas, julgue as afirmativas que seguem:
I. A escola tradicional reconhece a educação como ato social transformador, por isso tem como objetivo central fazer com que os alunos dominem os conteúdos que lhes são passados, de forma que eles sejam capazes de reproduzi-los.
II. A escola nova tem como objetivo central facilitar o processo ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno uma participação nesse processo, respeitando seus interesses e seus sentimentos.
III. A escola tecnicista tem caráter utilitário, razão pela qual estabelece procedimentos de ensino de ordem instrumental, adotando uma postura que visa a preparar os alunos para atender aos interesses do mercado de trabalho.
IV. A escola libertadora tem como objetivo principal proporcionar uma formação educacional com base na leitura do mundo e no diálogo entre educando
e educador, os quais, juntos, constroem conhecimentos e se libertam da opressão.
Está CORRETO o que se afirma em :
Certo	II, III e IV
@É concebida como "um saber de mediação e garante sua especificidade pela preocupação com a compreensão do processo ensino-aprendizagem e a busca de intervenção na prática pedagógica, concebida como prática social, articulando sempre o fazer com o sentido ético e político de todo projeto educativo". Essa linha de pensamento a respeito da didática está diretamente relacionada a:
 Certo	Didática Fundamental
@É uma disciplina pedagógica que integra os cursos de formação de professores. Assume, ainda, o compromisso de discutir a transformação social, a realidade cultural, a política educacional, bem como a permanência dos alunos na escola, buscando práticas pedagógicas que atendam com eficiência a diversidade humana. Estamos nos referindo a:
Certo	Didática
Todas as afirmativas estão corretas em relação à didática EXCETO uma:
 Certo	A práxis significa adotar uma prática empiricista e pragmatista, uma prática com um fim em si mesma.
@A crítica ao paradigma tradicional começa a ser mais forte nos anos de 1950 e primeira metade da década de 1960, realizada à luz da perspectiva escolanovista e progressista de Paulo Freire. Educadores brasileiros como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, influenciados pelo pensamento de John Dewey, dão uma grande contribuição à "desestabilização" de conceitos defendidos pelo paradigma tradicional de ensino. Propunham novos princípios para o ensino- aprendizagem, assim como Paulo Freire que sinalizou para novos rumos na educação. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e depois marque a alternativa CORRETA:
( ) O aluno passa a ser o centro do processo de ensino, configura-se como ser em desenvolvimento bio-psico-social, que necessita ter respeitada sua individualidade no modelo escolanovista.
( ) O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito de informações fornecidas pelo educador que respalda a prática na pedagogia de Paulo Freire.
( ) O foco principal da pedagogia freireana é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.
( ) O professor escolanovista passa a ser orientador da aprendizagem a ele cabe estimular, facilitar, criar condições para que a aprendizagem do aluno ocorra.
..................................................................
@Assinale a Abordagem correspondente à postura da escola: Educação de caráter amplo e não só restrito à escola; a escola deve ser um local onde seja possível o crescimento do professor e dos alunos.
Certo	sociocultural
( ) O educando é o objeto a ser moldado deve se submeter ao ensino do educador, assimilando e reproduzindo o conhecimento dado na visão de Paulo Freire. 
Certo	V F F V F
@Na ação docente, encontra-se uma dimensão política, uma dimensão técnica, uma dimensão ética e estética. Quando mobilizadas, essas dimensões concorrem para a educação de melhor qualidade. Nesse contexto, a dimensão ética é compreendida como:
Certo	o elemento de mediação entre a técnica e a política, garantindo o caráter dialético da relação.
@Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. Nesse sentido, quando a função da escola é acumulação da cultura passada de geração para geração, podemos afirmar que a prática pedagógica terá um caráter:
Certo	conservador
@Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
Certo	Didática Fundamental
@A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática, porque tem como função a socialização daquela parcela do saber sistematizado que constitui o indispensável à formação e ao exercício da cidadania crítica e emancipada. Marque a alternativa que segue essa linha de pensamento: Sobre esta afirmação é correto dizermos que:
Certo	A função social da escola, pressupõe-se que não é nem redentora dos injustiçados nem reprodutora das desigualdades sociais, e, sim, uma das mediações pelas quais as mudanças sociais em direção da democracia podem ocorrer.
@A Didática exerce importante função na sistematização e organização do ensino, no estabelecimento de elos entre as opções filosóficas e político -pedagógicas do professor e na aproximação entre teoria e pratica na formação docente. Nos currículos dos cursos de formação de professores, a Didática tem a função primordial de:
Certo	contribuir para a fundamentação de uma prática reflexiva e crítica, garantindo a unidade entre teoria e prática.
@"As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta". (Fonte: http://www.cedap.assis.unesp.br/cantolibertario) Com base nesse conceito, o autor Libâneo classificou as tendências pedagógicas na prática escolar em dois grupos pedagógicos - liberal e progressista. No primeiro grupo estão as tendências não-críticas e que não levam em conta a desigualdade sociais. São exemplos de práticas pedagógicas liberais:
Certo	escola nova e tecnicista
@De acordo com as tendências Pedagógicas marque V (VERDADEIRA) ou F (FALSA) e depois marque a resposta correta.
( ) A pedagogia tradicional é centrada no professor, cuja função se define em aconselhar alunos, ensinar e corrigir a matéria, respeitando o pensamento crítico reflexivo dos alunos.
( ) Na pedagogia renovada, que se liga ao movimento da Escola Nova. Possui como princípio norteador a valorização do individuo como ser ativo e social. O centro da atividade escolar é o professor e os conteúdos disciplinares, e não o aluno, como ser ativo e curioso.
( ) O tecnicismo educacional, definiu uma prática altamente controlada pelo professor com atividades mecânicas. O que é valorizado nessa perspectiva não é o professor, mas a tecnologia, professor é um mero especialista na aplicação de manuais.
( ) Na pedagogia libertadora, as atividades pautam-se em discussões e temas sociais e políticos, organiza-se de forma de transformar a realidade política e social.
 Certo	F F V V
@Quando a Didática é concebida como construir e desconstruir conceitos, podemos afirmar que o professor:
Certo	cria situações para que alunos desenvolvam atitudes intelectuais e autônomas.
@Paulo, professor de matemática do 6º ano do ensino fundamental, discutia com Maria, a professora alfabetizadora da escola, sobre a prática e a compreensão crítica do processo ensino-aprendizagem. Enquanto Paulo afirmava que o processo de ensinar era uma prática neutra, e que o conteúdo trabalhado era o preestabelecido pela escola, Maria afirmava que o que ele dizia era puro mito, posto que não há neutralidade na educação da criança, nem na do jovem, nem na do adulto. Em relação às posições defendidas por Paulo e Maria é correto afirmar que:
 Certo	Paulo está enganado, porém Maria está correta.
..................................................................
@O rompimento da Didática instrumental na perspectiva de Vera Candau seria por meio do que a autora conceituou por multidimensionalidade que levaria a um processo de ensino e aprendizagem:
 Certo	com o intuito de relacionar as dimensões humanista, técnica e político-social
@Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela
 Certo	(B) problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.
@Busca encontrar um método para que os docentes ensinem menos
e os discentes aprendam mais; que nas escolas, haja menos conversa, menos enfado e trabalhos inúteis, mais tempo livre, mais alegria e mais proveito; na república cristã, haja menos trevas, menos confusão, menos dissídios e mais luz, mais ordem, mais paz e mais tranquilidade (COMENIUS, 1997, p.13). Comenius fere-se a:
Certo	Didática
@Educar na perspectiva intercultural implica, portanto, uma clara e objetiva intenção de promover o diálogo e a troca entre diferentes grupos, cuja identidade cultural e dos indivíduos que os constituem são abertas e estão em permanente movimento de construção, decorrente dos intensos processos de hibridização cultural (CANDAU, Vera; KOFF, Adélia Maria. 2006. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 95, p. 471-493, maio/ago.). Em diálogo com a perspectiva de Candau e Koff (2006), um exemplo de uma didática intercultural seria:
 Certo	aquela que recontextualiza os saberes e conhecimentos das minorias sociais entre elas, das populações negras e indígenas
..................................................................
@A partir dos anos de 1980, a pesquisadora Vera Candau ,juntamente com os outros autores brasileiros, iniciou uma série de questionamentos sobre a Didática para que esse conhecimento assumisse um posicionamento crítico, visando o rompimento com a Didática exclusivamente instrumental. Esse conceito de didática instrumental significa:
Certo	uma prática pedagógica desvinculada do contexto sociocultural dos alunos;
@Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo. Sobre o educador reflexivo:
( ) Conquista seu lugar como membro da comunidade educativa.
( ) Tem uma atuação flexível e descontextualizada.
( ) Mobiliza e reconstrói o saber.
( ) Já percorreu seu processo de aprendizagem.
( ) Reflete na e sobre a ação.
Certo	V - F - V - F - V
@De acordo com Saviani (2009) "a educação é inerente ao homem, e sua origem acontece no mesmo processo de constituição do homem, como ser social". E esse processo se chama educação, que ao longo da história sofreu diversas modificações, surgindo as tendências educacionais, cada qual sinalizando para determinados objetivos educacionais. Marque a alternativa correta: 
Certo	A tendência tecnicista volta a atenção para a formação do aluno para o mercado de trabalho.
@(TJPE, 2009). Segundo CANDAU (1983) "A análise do papel da didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão" (p. 12). Quanto ao papel da didática na formação de educadores, assinale as alternativas VERDADEIRAS:
I - A problemática relativa ao ensino da Didática não pode ser dissociada da questão da formação de educadores.
II - Toda a prática social é histórica, mas a didática em nada contribui com a construção de uma nova sociedade.
III - Podemos repensar a didática, fundamentalmente, a partir de uma visão contextualizada e histórica.
IV - A formação de educadores se articula com a análise do papel da educação na sociedade.
V - A educação é uma prática social, portanto, está vinculada a um projeto histórico.
Estão corretas apenas as alternativas:
Certo	I, III, IV e V.
@Criou princípios e regras do ensino e foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos. Talvez resulte daí o famoso subtítulo de sua "Didática Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos". Estamos falando de:
 Certo	Comenius
@A crítica ao paradigma tradicional começa a ser mais forte nos anos de 1950 e primeira metade da década de 1960, realizada à luz da perspectiva escolanovista e progressista de Paulo Freire. Educadores brasileiros como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, influenciados pelo pensamento de John Dewey, dão uma grande contribuição à "desestabilização" de conceitos defendidos pelo paradigma tradicional de ensino. Propunham novos princípios para o ensino- aprendizagem, assim como Paulo Freire que sinalizou para novos rumos na educação. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e depois marque a alternativa CORRETA:
( ) O aluno passa a ser o centro do processo de ensino, configura-se como ser em desenvolvimento bio-psico-social, que necessita ter respeitada sua individualidade no modelo escolanovista.
( ) O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito de informações fornecidas pelo educador que respalda a prática na pedagogia de Paulo Freire.
( ) O foco principal da pedagogia freireana é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.
( ) O professor escolanovista passa a ser orientador da aprendizagem a ele cabe estimular, facilitar, criar condições para que a aprendizagem do aluno ocorra.
( ) O educando é o objeto a ser moldado deve se submeter ao ensino do educador, assimilando e reproduzindo o conhecimento dado na visão de Paulo Freire. 
Certo	V F F V F
@A Didática é um dos ramos de estudo da Pedagogia. A Didática "é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais" (LIBÂNEO, 1994). Se a Didática estuda o processo de ensino com suas finalidades educacionais e que estes são sempre sociais, a prática educativa deverá considerar:
 Certo	conhecimento acumulado pela sociedade, como processo formativo que ocorre como necessária à atividade humana.
@No contexto escolar, as análises de Bourdieu (2002 apud CHINALIA, 2006) ajudam-nos a compreender alguns dos critérios utilizados pela escola em relação à sua organização e ao seu funcionamento, que são fornecedores das desigualdades e da exclusão. Por que o autor analisa o contexto escolar como um lugar de exclusão?
 Certo	Porque o autor, em suas análises, explica que durante muito tempo a escola foi reconhecida como um local destinado às pessoas pertencentes à classe social dominante.
@(IFB - 1/2016 - DOCENTE - Q 09) Sobre a construção da identidade docente que respalda a prática em perspectivas progressistas, considere as assertivas abaixo.
I. É um processo concluído após a licenciatura, pois durante a formação inicial recebe-se conhecimentos da teoria da educação e da didática necessários à compreensão do ensino como realidade social.
II. Para construí-la é preciso que desenvolva a capacidade de compreensão da própria prática e, a partir dela, construir e transformar seus saberes-fazeres docentes.
III. A profissão do professor, como as demais, emerge em dado contexto e momento históricos, como resposta às necessidades que estão postas pelas sociedades, adquirindo estatuto de legalidade que a torna definitiva.
IV. O crescimento quantitativo dos sistemas de ensino não tem correspondido a um resultado formativo (qualitativo) adequado às exigências da população envolvida, nem às exigências das demandas sociais, demonstrando assim a necessidade de uma nova identidade profissional do professor.
V. Uma identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão e da revisão constante dos significados sociais da profissão.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS.
Certo	II, IV, V
@A educação envolve processos transmissão, reelaboração e produção de saberes, valores, modos de sentir, agir e pensar. São processos complexos e, portanto, a educação guarda múltiplas dimensões: pessoal, sociocultural, político-econômica, filosófica. Correlacione os enunciados abaixo à dimensão correspondente:
 I. a concepções de mundo e de homem
II. às dinâmicas de grupos e culturas
III. aos processos individuais de aprendizagem
IV. a determinantes e estruturas de produção e poder
( ) dimensão pessoal
( ) dimensão sociocultural
( ) dimensão político-econômica
( ) dimensão filosófica
Assinale a sequência que corresponde a correlação correta:
Certo
III - II - IV - I
@Coloque F (falso) e V (verdadeiro) para as afirmativas sobre tendências pedagógicas e depois assinale a alternativa CORRETA.
( ) Na Pedagogia Tecnicista, o papel da escola é preparar indivíduos para o mercado de trabalho.
 ( ) Na Pedagogia Tradicional, a escola, além de dar ênfase ao não-formal, é crítica, pois questiona as relações do homem com o seu meio.
( ) Na Pedagogia Libertadora, o foco do ensino-aprendizagem é fazer da opressão e suas causas os objetivos de sua reflexão, resultando daí o engajamento do homem por sua libertação.
A alternativa que preenche os parênteses, na ordem dada, é:
 Certo	V - F - V
@A Didática é reconhecida como um campo de estudo que se dedica a compreender as práticas pedagógicas, bem como a buscar alternativas e caminhos para que a aprendizagem se realize de forma ativa e significativa. Sendo assim, assinale a alternativa correta:
Certo	A Didática também investiga as condições materiais e sociais que permeiam as relações entre a docência e a aprendizagem e, se preocupa em conhecer e estudar as teorias da educação.
@Hoje com as intensas transformações ocorridas nos processos sociais de produção e de difusão da informação, novas informações sobre o papel da educação tomam cada vez mais espaço na vida social. Diferentes tendências e/ou teorias desenvolvem concepções acerca dos processos de ensino-aprendizagem passando a considerar os contextos onde eles se dão. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta tendências pedagógicas progressistas:
Certo	Pedagogia Conteúdo Crítico-Social, Libertadora e Libertária.
@Pelo Planejamento o homem organiza sua ação para obter o resultado desejado. É, portanto, a base para a ação sistemática educativa. No entanto, o preparo da aula pelo professor comprometido com a efetiva aprendizagem do aluno, envolve um conjunto de procedimentos ligados diretamente à competência técnica e ao compromisso do professor. Que procedimentos caracterizam o saber do professor, o saber fazer e sua atitude frente ao seu trabalho como educador?
I. Conhecimento vago do aluno, porém conhecimento profundo do conteúdo a ser ensinado;
II. Conhecimento superficial do conteúdo a ser ensinado, mas conhecimento da realidade e necessidades dos alunos;
III. Conhecimento de um conjunto de técnicas e metodologias básicas para o ensino do conteúdo;
IV. Conhecimento do valor da interação professor aluno como elemento facilitador da aprendizagem;
V. Conhecimento da dimensão social do trabalho do professor na sala de aula.
Marque a opção que responde à pergunta:
Certo	Apenas IV e V.
@A didática se traduz em um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino, na pedagogia tradicional. É característica dessa Pedagogia:
Certo	os alunos gravam a matéria ouvindo e fazendo exercícios repetitivos.
@Em relação aos saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire diz que:
( ) Ensinar exige domínio dos conteúdos e estudo permanente.
( ) Ensinar exige coerência entre discurso e prática.
( ) Ensinar exige querer bem aos seus alunos.
( ) Ensinar exige disponibilidade para o diálogo.
( ) Ensinar exige rigidez, controle e autoritarismo.
	
 R: V - V - V - V - F
@A proposta pedagógica voltada para a reflexão sobre a "Desigualdade na escola" enfatiza que não existe forma isolada entre a escola e a sociedade. Sobre esta afirmação é correto dizermos que:
 Certo	Os sujeitos da comunidade escolar são cidadãos de direito, portanto, se fazendo necessária a não dicotomização entre os saberes dos educandos e os saberes científicos.
..................................................................
@Quando um(a) professor(a) de Educação Fundamental preocupa-se em partir dos problemas sociais para introduzir ou debater os conteúdos das aulas, com base em temas geradores e interdisciplinares problematizados, está agindo de acordo com a Tendência Pedagógica
Certo	Libertadora.
@São tendências da Pedagogia progressista:
Certo	 Libertadora, Libertária, Crítico-social dos conteúdos.
@(TJPE, 2009). Segundo CANDAU (1983) "A análise do papel da didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão" (p. 12). Em relação à didática, assinale a alternativa verdadeira:
Certo O ensino da didática deve partir de uma visão de totalidade do processo ensino-aprendizagem.
@A transversalidade refere-se a um recurso pedagógico cujo intuito é ajudar o aluno a adquirir uma visão mais compreensiva e crítica da realidade, assim como sua inserção e participação nessa realidade. A metodologia de ensino pautada na elaboração e organização coletiva de projetos como prática curricular interdisciplinar e transversal possibilita uma melhor compreensão e vivência desta abordagem. Nesta perspectiva, espera-se que a avaliação dos trabalhos seja construída coletivamente pelos participantes dos projetos temáticos. De acordo com esta abordagem, os currículos da educação básica pressupõem uma formação pautada
Certo	na valorização das relações sociais e na organização dos conhecimentos escolares de forma contextualizada e crítica.
@Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que o resultado seja enfatizado e o conteúdo sistematizado, visando posteriormente a aplicação, o exercício e a repetição. Trata-se:
 Certo	da Didática Magna de Comenius e da Pedagogia defendida por Hebart.
@Quando o conhecimento se torna ensinável, de modo que o aluno encontre sentido no mesmo, não reproduzindo-o, mas, estabelecendo relação com o seu cotidiano, podemos dizer que o professor trabalhou a ciência de forma:
Certo	Contextualizada
@Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
Certo	Didática Fundamental
@imagem charge
Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta a correlação entre a interpretação da imagem abaixo com as vertentes educacionais apresentadas em sala.
Certo	A maioria da turma segue uma linha tecnicista, na qual os alunos seguem rigorosos manuais sem direito a questionamento
@Em relação à Didática crítica, é INCORRETO afirmar que:
 Certo	contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
@Cada vez mais, movimentos e organizações têm questionado o universo escolar. Tem sido discutido o quanto é preciso reinventar a escola tornando-a mais que um espaço de disseminação do conhecimento socialmente produzido, um lócus diferenciado de diálogo, intercâmbio de diferentes experiências educativas. Espaço dinâmico de articulação entre os vários agentes educativos que se encontram numa determinada comunidade. Espaço para o exercício do debate, da análise crítica, para o fortalecimento de uma visão plural e histórica de diferentes saberes e linguagens. Logo, o professor respaldado nessa linha de pensamento deve ser aquele que adota a prática da:
Certo	Mediação de saberes
@Assinale a alternativa CORRETA, considerando a frase que segue: Pensar a escola a serviço de uma educação crítica e formadora da cidadania é:
 Certo	considerar a escola como espaço de interação entre diversas culturas, com linguagens e identidades próprias, compartilhando e respeitando diversas formas de ser e estar no mundo.
@Considere a seguinte situação: o professor Antônio realiza, em aula, as atividades propostas no livro didático e só aceita como verdadeiras as respostas contidas no Livro do Professor. A professora Fátima realiza os mesmos exercícios, analisa os procedimentos utilizados pelos alunos para resolver as questões e avalia as possibilidades de aplicação
dos resultados em situações práticas. Do ponto de vista das tendências pedagógicas, a postura do professor Antônio e da professora Fátima podem ser caracterizadas, respectivamente, como:
Certo	Tradicional e Crítico Social dos Conteúdos
@charge
A educação ilustrada na imagem correspondente ao ano de 1969, corresponde a:
Certo	Educação rígida, onde o professor é o "senhor da razão" e que recebe o acompanhamento dos pais
@São elementos estruturantes da Didática:
Certo	objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
@	
(IFB - 1/2016 - DOCENTE - Q 12) Associe as colunas de modo que a tendência pedagógica relacione-se com a perspectiva que melhor indica a visão dos conteúdos escolares:
I. Pedagogia Tradicional
II. Pedagogia da Escola Nova
III. Pedagogia Tecnicista
IV. Pedagogia Libertária
V. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos
( ) Existe uma relação entre conteúdo e realidade e a busca última é da transformação social.
( ) A decisão é do grupo que define o que e como fazer, ou seja, não há escolha prévia de conteúdos.
( ) Os conteúdos são vistos como os conhecimentos acumulados pela humanidade, com ênfase na cultura clássica;
( ) Os conteúdos, objetivam, principalmente, o desenvolvimento de cada indivíduo.
( ) Conteúdos direcionados para aplicação, com ênfase em regras e uso submetido do instrumental técnico.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
Certo	V, IV, I, II, III
CONCEITO DIDATICA 
AULA 1
A Didática é um conjunto de técnicas e estratégias ou normas de ensino; 
é a teoria do ensino.
É a forma como o professor transmite o conhecimento, visando à assimilação do mesmo pelo aluno; é passar conhecimento.
É o caminho que o professor traça para trabalhar o conteúdo, quando um professor domina um assunto e explica de forma fácil para que o aluno entenda e apresente bons resultados.
São os procedimentos de ensino adotados pelo professor. É a capacidade do professor de transmitir um assunto, fazer com que o aluno compreenda as explicações.
Didática: É um dos ramos de estudo da Pedagogia [...] É uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais [...] se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente [...] pode constituir-se em teoria do ensino [...] a Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade (LIBANEO, 2013).
Curso De Didática Geral: A Didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento [...] é definida como a ciência e a arte do ensino (HAIDT, 2006).
A Didática Em Questão: “Uma reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica” (CANDAU, 2004).
A Didática: A palavra didática tem sua origem na expressão grega techné didaktiké que significa ensino, instrução [...] de maneira mais abreviada é a arte de transmitir conhecimentos, trazendo o sentido da orientação, condução, guia [...] definição essa que data do século XIX, considerada tradicional, portanto, sendo ultrapassada por outras abordagens mais modernas e avançadas (CORDEIRO, 2007).
Didática Geral: É comum a associação da Didática com o como ensinar, ou seja, com métodos e técnicas, mas, ressalta sobre a importância da reflexão sobre os seus fundamentos, sobre as razões de seu emprego, pois, caso contrário, corre-se o risco de nos convertermos em escravos dos instrumentos (PILETTI, 2010).
BREVE RETROSPECTIVA HISTÓRIA DA DIDÁTICA
AULA 2
Antiguidade
Nesse período, podemos destacar Sócrates, Platão e Aristóteles, considerados os primeiros educadores, representando algumas expressões filosóficas.
Esses pensadores, no interior de seus tempos históricos, desenvolveram e difundiram concepções de educação do homem que ligam o desenvolvimento humano a finalidades colocadas em um modelo ideal de humanidade: de formação de caráter, de moral, de hábitos, do domínio das paixões, da justiça, do desenvolvimento religioso-intelectual, físico e artístico.
Sócrates, apesar de ser uma referência tão antiga, parece muito atual, na medida em que, em praça pública, instigava o povo à reflexão, ao pensamento crítico, indagando, buscando respostas.
Idade Média
Na idade média, a partir de influências religiosas da Igreja Católica, a educação enfatizou a formação do homem como ser incompleto em busca da perfeição. O homem deveria merecer a vida sobrenatural, desenvolver princípios cristãos a partir da salvação de sua alma e respeitar o dogma da Igreja como representante terrena da autoridade divina.
A Bíblia era o livro consagrado na pedagogia da escolástica, e os princípios fundamentais desse modelo de educação podem ser encontrados na obra de Santo Tomás de Aquino e na Ratio Studiorum dos jesuítas que foram os principais educadores de quase todo o período colonial.
O estudo era privado, em que o mestre prescrevia o método de estudo, a matéria e o horário; as aulas eram ministradas de forma expositiva, os exames eram orais e o discípulo deveria memorizar, repetir o que decorou. O enfoque está centrado em seu caráter meramente formal, tendo por base o intelecto, o domínio do conhecimento.
Nessa época, a educação era restrita à elite, aos filhos de brancos e colonos, padres, monges que enquanto estudavam, estavam isentos do trabalho; e enquanto os pobres trabalhavam, estavam excluídos da escola, cujo significado do termo se refere ao “lugar do ócio”.
Idade Moderna
Você sabia que Comenius (1592-1670) é considerado o Pai da Didática Magna?
Comenius criticou o dogmatismo da Igreja, a pedagogia da escolástica, afirmando que todos os jovens, independente do sexo, deveriam ter acesso à escola e propôs a reformulação do ensino e da cristandade.
O Tratado Universal da Didática Magna se referia à arte de ensinar tudo a todos, sem se desvincular totalmente das ideias religiosas, Comenius propõe que o aluno deveria ser instruído para os bons costumes, desenvolver virtudes para viver em sociedade, visando o progresso da nação.
Tal proposta pedagógica tinha como objetivo instrumentalizar o homem para o trabalho produtivo dirigido às finalidades de uma sociedade capitalista.
Comenius, devido as suas propostas de ensinar tudo a todos, de sistematizar o ensino, com ênfase na economia do tempo e da energia, bem como no individualismo, passou a ser reconhecido, mais tarde, por educadores, estudiosos contemporâneos como um dos representantes da pedagogia tradicional.
Martins (2012), ao se referir a Comenius, em sua obra, ressalta que para viabilizar o método único de ensinar tudo a todos proposto por Comenius no século XII, era preciso centralizar o ensino em um único professor e que atendesse a um grande número de alunos. O trabalho seria organizado na escola, de modo que o aluno obedecesse a uma hierarquia, sendo o professor considerado um “inspetor supremo”, o qual deveria com uma “habilidosa vigilância” controlar o desempenho da turma por meio de atuação direta dos seus auxiliares, “os chefes de turma”
Comenius, citado por Martins afirmava:
Não é necessário que o professor ouça sempre todos os alunos, nem que examine sempre os cadernos e os livros de todos, pois tendo como ajudantes os chefes de turma, estes estarão atentos a que os alunos, colocados sob sua responsabilidade, procedam como devem”.
Idade Contemporânea
Herbart (1766-1841), foi considerado o Pai da Pedagogia Tradicional. Podemos dizer que Herbart e Comenius são os principais representantes do modelo tradicional de ensino.
Herbart propôs o método da transmissão-assimilação, tomando por base os estudos da Filosofia e da Psicologia.
Com o foco no desenvolvimento moral e intelectual da criança, formulou um esquema a ser seguido pelo professor na instrução que Martins (2012) apresenta em sua obra.
O esquema consiste em cinco passos. São eles:
1. Preparação do aluno: que pode se dar com a recordação da lição anterior, o despertar do interesse, a proposição de linhas gerais dentro das quais se situa a matéria que vai ser apresentada; recordar os conhecimentos aprendidos; apresentar o novo conhecimento; 
2. Apresentação pelo professor do conteúdo a ser assimilado pelo aluno pela técnica da exposição (aulas expositivas);
3. Assimilação pelo aluno do novo conteúdo por meio da comparação do conhecimento novo com o conhecimento ao velho, partindo sempre do mais simples para o mais complexo;
4. Sistematizar o conhecimento visando à generalização;
5. Aplicação através de exercícios.
MODELO TRADICIONAL
No modelo tradicional de ensino, o professor tende a repassar o conteúdo como verdade absoluta, não se abre espaço para o questionamento na sala de aula; e o professor é o detentor do saber.
O aluno, por sua vez, é aquele que não tem luz, apenas, deve receber passivamente, absorvendo a massa de conteúdos que o professor lhe deposita em sua mente
O ensino é centrado no professor que transmite o conhecimento verticalmente para o aluno, ficando claro o formato de um modelo linear de ensino, via de mão única.
A finalidade educacional é que o aluno se ajuste à sociedade, se desenvolvendo moral e intelectualmente. Segundo Herbart, o fim da educação é a moralidade, atingida através da instrução educativa [...] A principal tarefa da instrução é introduzir ideias corretas na mente dos alunos. O professor é um arquiteto da mente. Ele deve trazer à atenção dos alunos aquelas ideias que deseja que dominem em suas mentes (LIBANEO, 2013).
Normalmente, o professor que respalda a sua prática nessa concepção de ensino, tende a controlar o processo de aprendizagem, determinando as respostas que o aluno deverá apresentar nas avaliações, geralmente, testes e provas, através da memorização, da repetição, com ênfase no resultado, na quantificação e não no processo de aprendizagem.
EXERCICIOS RESPONDIDOS 
AULA 2
	
@A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. O trecho acima apresenta ideias de um documento publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Este documento ficou conhecido como:
	 Certo	Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova;
@Na trajetória do surgimento da Didática e possível perceber que sua temática central estar em torno de estudos e análises para nortear e/ou instrumentalizar o processo de ensino-aprendizagem em que estão envolvidos alunos e professores. Sobre uma concepção atualizada da didática e correto dizer que:
I - Ensinar e aprender são processos que caminham juntos, tendo como princípio básico dinâmicas de ações pedagógicas que coloquem os alunos em uma pro- atividade de não de passividade;
II - O processo de aprender torna-se secundário na interligação com o ensinar, visto que o segundo só pode ser feito na escola;
III - A Didática é reconhecida como um campo de estudo que se dedica a compreender as práticas pedagógicas, bem como buscar alternativas e caminhos para que a aprendizagem se realize de forma ativa e significativa.
Marque a alternativa correta:
Certo	Somente a I e III estão corretas
@A didática vem desempenhando importante papel nas principais teorias ou tendências pedagógicas que estão influenciando a formação do professor brasileiro. Conforme a citação da educadora: "Se voltarmos muito longe no tempo, vamos encontrar a ______________________, considerado o pai da Didática, que, no século XVII, procurou um método que pudesse ensinar _______________. Esta é a Didática Tradicional, cuja grande contribuição é ter chamado a atenção para a organização lógica do processo ensino-aprendizagem, nos seus ___________________" (CANDAU, 1998, p.29). A sequência CORRETA 
 Certo	Didática Magna de Comênio - tudo a todos - aspectos mais gerais.
	
@Uma concepção de Didática pressupõe uma concepção de sociedade. Assim, refletir a respeito das ações e estratégicas desenvolvidas no cotidiano escolar, tendo como referência as mudanças percebidas na sociedade, assegura melhores condições para a construção de um Projeto Político Pedagógico humanístico e eficaz. Se a cultura está mudando rapidamente, toda a escola precisa ser repensada: sua estrutura, gestão, seu funcionamento, currículo e aula. Dessa forma, podemos afirmar que, ao discutir a sua proposta pedagógica e seu currículo, cada escola deve privilegiar, de acordo com a LDB 9394/96:
Certo	A pluralidade cultural, visando enfrentar as discriminações sociais, os conflitos dialeticamente;
@Um dos mais célebres educadores brasileiros com atuação e reconhecimento internacional ficou conhecido principalmente pelo seu método de alfabetização de adultos. Caracteriza-se como uma educação "não formal"; a construção do conhecimento é realizada a partir do diálogo entre professor e alunos. O educador em pauta e a pedagogia que defendeu são, respectivamente:
 Certo	Paulo Freire. Pedagogia Libertadora
	
@Somente a partir da década de 60 é que a crítica aos modelos vigentes irá descentrar a organização do currículo em torno dos conteúdos acadêmicos e focalizar as experiências, a cultura, os saberes e diferentes competências dos agentes envolvidos no processo de aprendizagem. Isso significa dizer que na atualidade, é preciso enfatizar:
Certo	o processo formativo
@O autor da didática Magna é:
 Certo	Comenius
	
@Os princípios subjacentes ao ideal pedagógico de Comenius, educador do século XVII, sustentam-se nos ideais de uma escola na qual todas as classes sociais sejam educadas para se desenvolverem intelectual e moralmente, assim como Herbart, a partir de seu método único de ensino. Na perspectiva desses pensadores, analise as alternativas abaixo e marque a resposta CORRETA:
I - buscam por um método de ensino mais racional, ordenado, sistematizado e mais apropriado para garantir que os indivíduos se acomodem ao sistema escolar. 
II - buscam pela construção de uma sociedade democrática, a partir da educação transformadora.
III - defendem uma escola universal, partindo do pressuposto da generalização, da linearidade e da aplicação do conhecimento assimilado passivamente pelo aluno. 
IV - promovem a construção de um projeto educativo que seja inclusivo e que respeite a pluralidade cultural.
 Certo	I e III estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais