Buscar

O Pedagogo em Espaços Não Escolares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O texto em questão trata da atuação do pedagogo em espaços não escolares, enumerando suas dificuldades e desafios, no caso do artigo, esses espaços são uma ONG e um hospital, mostrando as possibilidades de atuação do pedagogo se expandiram assim como as novas tendências tecnológicas e conforme as ideologias se globalizaram, rompendo as barreiras dos espaços escolares propriamente ditas.
Qualquer espaço que vislumbre o processo ensino-aprendizagem, a formação humana, vê-se a necessidade de um mediador competente, mediador esse que tenha a preocupação com o sujeito, e esse profissional é o pedagogo. Sendo assim:
O pedagogo, assim, é um agente educacional nas organizações e sua função é a concretização da educação dentro dos interesses empresariais de cada momento específico. Estabelece-se na organização como um profissional que agrega valores, juntamente com outros profissionais. Acompanha todo o desenvolvimento profissional dos colaboradores e seu desempenho viabiliza cursos internos e externos, técnicos ou comportamentais. (KOWALCZUK; VIEIRA, 2011, p.12.468)
A formação universitária do pedagogo prevê que sua atuação seja dinâmica e educadora mesmo em espaços não escolares, prevê, também, sua habilidade comunicadora e flexível e sua facilidade em se adaptar a diferentes tipos de pessoas e ambientes, assim como sua habilidade para trabalhar em grupo. Outros profissionais que também atuam em ONG’s ou hospitais, como o psicólogo e o assistente social são mais técnicos e não conseguem produzir projetos.
As características mais marcantes do pedagogo são o trabalho em equipe, o planejamento, a formação pessoal, a orientação, a coordenação. Assim, as transformações dos sujeitos envolvidos na prática de aprender são eficazes, pois o profissional é competente, é um pedagogo.
O pedagogo competente é aquele que consegue seguir as modificações da sociedade, construindo e reconstruindo suas habilidades e práticas, seguindo e evoluindo com o meio e com a instituição em que atua, utilizando seu subsídio formador facilitando consideravelmente seu trabalho.
A educação está impregnada, no ambiente interno e externo das organizações, para oferecer situações de aprendizagens que venham a modificar o perfil dessas organizações, uma vez que, na atualidade, as pessoas necessitam de conhecimentos, para se desenvolverem tanto no aspecto pessoal quanto profissional. (ALVES; ZUSE, 2004, p.99)
Dentre as dificuldades e desafios podemos enumerar, no caso da ONG, a intervenção que a pedagoga tem que fazer na realidade de vida dos sujeitos, visto que se trata de crianças e adolescentes em risco social, mesmo sabendo que o pedagogo, em sua formação, teve disciplinas como a Sociologia, Psicologia, etc e é capacitado para lidar com esse tipo de situação e trabalha em conjunto com outros profissionais também capacitados.
Dependendo do trabalho realizado, é visto como uma dificuldade, a participação e intervenção da família no processo de ensino-aprendizagem, é de suma importância que a família não vá de encontro à finalidade do projeto, mas sim que caminhe junto e positivamente.
Também existe a desvalorização dos profissionais que lidam com educação, seja em espaços escolares ou não, sendo esse um dos maiores desafios para o trabalho pedagógico. Libâneo complementa:
Todos os educadores seriamente interessados nas ciências da educação, entre elas a Pedagogia, precisam concentrar esforços em propostas de intervenção pedagógica nas várias esferas do educativo para enfrentamento dos desafios colocados pelas novas realidades do mundo contemporâneo. (1999, p.59)
Nesse contexto, muito são os desafios encontrados pelo pedagogo, por isso temos que estar integrado com os novos modelos educativos nos diversos espaços que a Pedagogia atua em consonância com as instituições e com as mudanças da sociedade, para assim fazermos um trabalho de excelência.

Outros materiais