Buscar

av4 hospi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501242037)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual é a inverdade?
		
	
	Fase III (¿Estudo Terapêutico Ampliado) ¿podem envolver até 3000 pacientes; objetivo é a determinação do valor terapêutico - eficácia e toxicidade, a maioria é randomizada.
	
	Fase II (Estudo Terapêutico Piloto) - estudos e ensaios em pequeno número de pacientes; cinética, toxicidade, eficácia, relações dose resposta.
	 
	Fase I - estudos e ensaios em grande número de voluntários sadios; toxicidade e cinética (20 até 3000 pessoas)
	
	Fase IV - estudos pós-comercialização, com base no registro; (normalmente sob chancela de órgão regulador ou indústria). Quando um fármaco é comercializado são conhecidos os seguintes elementos:
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502160532)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A pesquisa clínica, como todo método científico, possui algumas limitações qualitativas, quantitativas e de características relacionadas a eventos adverso. Quais são os aspectos quantitativos que limitam as pesquisas clínicas? Marque a alternativa correta.
		
	
	sexo, indicação e idade.
	 
	dose, forma de administração e heterogeneidade.
	 
	duração e adesão do tratamento.
	
	duração, idade e sexo.
	
	Heterogeneidade, fisiologia e sexo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502013821)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	As ações do farmacêutico , no modelo de atenção farmacêutica, na maioria das vezes, são atos clínicos individuais. Desta forma, as sistematizações das intervenções farmacêuticas dentro de um sistema não contribui para um impacto no nível coletivo para a promoção do uso seguro e racional de medicamentos.
	
	Erros de medicação são considerados como quaisquer eventos preveníveis que podem levar ou causar o uso inapropriado de medicamentos ou dano a usuários, quando sob o controle de profissionais da saúde, usuários ou consumidores. A ocorrência de erros acontece basicamente quando o dano acomete o paciente gerando prejuízo à saúde e ao tratamento.
	
	A interação medicamentosa vem se tornando uma atividade cada vez mais séria dentro dos hospitais, podem prolongar o tempo de internação de um paciente. Por definição, interação medicamentosa ocorre quando um fármaco interage com outro, podendo, na totalidade dos casos, potencializar a ação dos medicamentos. O risco de interação não tem correlação ao número de fármacos prescritos para um paciente, bem como se esse paciente está hospitalizado os riscos tendem a aumentar com a politerapia.
	
	A morbimortalidade relacionada a medicamentos é um importante problema de saúde pública. Atenção farmacêutica é a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. A prática da atenção farmacêutica pode reduzir todo e qualquer problema relacionados a farmacoterapia.
	 
	Há possibilidade de que eventos adversos raros, porém graves, não sejam identificados nos estudos do medicamento realizados anteriormente ao registro. Portanto, há um consenso que parte do processo de avaliação da segurança dos medicamentos precisa ocorrer na fase pós-comercialização. Quanto mais forte for o sistema nacional de farmacovigilância e de notificações de Reações Adversas a Medicamentos, mais provável será que decisões regulatórias equilibradas sejam tomadas para uma pronta liberação de novos medicamentos, com a promessa de avanços terapêuticos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501242389)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São ações que caracterizam uma gestão clínica da assistência farmacêutica, exceto:
		
	
	Seleção de medicamentos, empregando os princípios da farmacoterapia baseada em evidências.
	
	Desenvolvimento, em conjunto com a CFT, de programas de terapia seqüencial e intercambialidade terapêutica.
	 
	Implantação de distribuição automatizada de medicamentos em centro de terapia intensiva.
	 
	Participação ativa na auditoria de antimicrobianos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502119511)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Política Nacional de Medicamentos (PNM) aprovada pela portaria 3.916/98 foi elaborada após amplas discussões coordenadas pelo Ministério da Saúde com finalidade de fortalecer os princípios e diretrizes constitucionais. Além disso essa política reconhece a relevância estratégica da assistência farmacêutica. De acordo com a PNM qual é a diretriz que estabelece as questões relativas ao registro de medicamentos, autorização de funcionamento de empresas, bem como as restrições e eliminações de produtos que possam ser considerados inadequados ao uso? Marque a alternativa correta.
		
	
	desenvolvimento científico e tecnológico;
	
	adoção da relação de medicamentos essenciais;
	
	uso racional de medicamentos;
	 
	reorientação da assistência farmacêutica;
	 
	regulamentação sanitária de medicamentos;

Outros materiais