Buscar

Educação em Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502209841)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Despertar o interesse pelo passado indica que a História não é sinônimo de passado. O passado é o que ocorreu, a História é a investigação que explica e dá coerência a esse passado. Por isso, a História coloca questões fundamentais sobre esse passado a partir do presente, o que não deixa de ser uma reflexão de grande contemporaneidade e, portanto, suscetível de compromisso. Contudo, podemos afirmar que a Educação na Sociedade Medieval foi marcada:
		
	
	Pelo princípio da legalidade.
	
	Pelos princípios do construtivismo.
	 
	Pelos princípios do cristianismo.
	
	Pelos princípios do evolucionismo.
	
	Pelo princípio da universalidade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501425281)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao apresentar o conceito de território aos alunos, na perspectiva das Propostas Curriculares, o professor deve salientar que:
		
	
	são considerados imutáveis pelas sociedades.
	
	diz respeito apenas ao nível da escala nacional ou federal;
	
	trata-se de um conceito estritamente das Ciências da Natureza;
	 
	refere-se à noção de Estado-nação, comportando aspectos sociais, culturais e políticos;
	
	relaciona-se a áreas devastadas e sem habitação;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502390798)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os PCN ¿ Geografia propõem, como orientação didática, a leitura da paisagem, reconhecendo a importância e o apelo constante às imagens, características do mundo contemporâneo. ¿Conhecer uma paisagem é reconhecer seus elementos sociais, culturais e naturais e a interação existente entre eles¿. Nesse percurso, é fundamental que os alunos compreendam, também, que as paisagens estão, permanentemente, num processo de:
		
	
	preservação
	 
	transformação
	
	acomodação
	
	recuperação
	
	degradação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502213255)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Geografia é um componente curricular importante nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois tem o papel de ensinar a ¿(re)ler¿ o mundo, alfabetizando/letrado espacialmente a criança. Usamos a composição vocabular ¿(re)ler¿ porque todos aqueles que chegam à educação básica já apresentam suas experiências de ser e estar no mundo, tendo, independentemente da idade, vivências que os situam num espaço, tempo e cultura. Diante da afirmação anterior sobre o ensino de Geografia nos anos iniciais assinale com um (X) apenas uma alternativa correta.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	O Ensinar Geografia nos anos inicias a reler o mundo alfabetizado/letrado espacialmente corresponde fazer uma leitura do espaço a partir dos conceitos criados pelos professores e por intermédio dos livros didáticos.
	
	Os conteúdos de Geografia trabalhados nos anos iniciais do ensino fundamental devem levar em consideração o espaço como objeto de estudo sem levar em consideração o tempo e a cultura das crianças.
	
	Compreendemos que a Geografia nos anos iniciais é importante para formação social e cultural da criança e o professor deve ter como referência no seu trabalho pedagógico o livro de didático e o método de memorização como forma de aprendizagem.
	 
	A geografia nos anos iniciais deve valorizar os conhecimentos prévios das crianças, suas experiências no mundo por isso os conceitos geográficos devem ser explorados pelos professores constituindo dessa forma o mundo da criança e suas vivências.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502208034)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Duas professoras de 2ª série/ 3º ano fizeram as seguintes propostas de trabalho de cartografia. A professora Amélia pediu que os alunos copiassem o mapa do Brasil em uma folha de papel de seda e decalcá-lo no caderno. Em seguida, pediu aos alunos que colorissem o mapa da mesma forma como é apresentado no livro didático. A professora Beatriz circulou com os alunos pela escola observando suas instalações e o que as pessoas realizam em seu interior. Feito isso, utilizando sucata, orientou os alunos para que montassem uma maquete da escola. Por último, e sob seus cuidados, a professora pediu aos alunos para construírem um mapa da escola. Sobre as proposições de trabalho das professoras podemos afirmar:
		
	
	d) Ambas professoras propuseram atividades distantes da capacidade cognitiva do aluno que não levam a compreensão do espaço geográfico.
	
	c) Ambas professoras consideram a cartografia como importante para o aluno construir a noção de espaço geográfico.
	 
	a) A professora Amélia tem uma concepção de ensino de geografia onde o aluno assume um papel ativo, pois ele tem várias atividades como copiar e colorir.
	 
	b) A professora Beatriz está propondo atividades de alfabetização cartográfica em que o aluno inicialmente seja mapeador, para nas séries seguintes, ser um aluno leitor de mapas.
	
	e) Ambas professoras podem ser consideradas tradicionais por utilizarem recursos simples como papel de seda, lápis de cor, sucata, etc., não incorporando novas tecnologias ao ensino.

Outros materiais