Buscar

Avaliando2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502177117)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As diferentes formas de abordar e ensinar História e Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
		
	
	Observamos que os conteúdos de História presentes no currículo escolar, bem como a sua fundamentação teórica e metodológica, não representam mais um importante instrumento ideológico nas mãos de diferentes segmentos políticos e sociais.
	
	As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
	
	Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente considerado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
	
	As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
	 
	Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502389764)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para que a criança se constitua como sujeito que tem necessidades e pode manifestá-las oralmente é fundamental que desde os primeiros anos de vida,
		
	 
	suas manifestações sejam interpretadas pelos adultos, uma vez que são consideradas como potencialmente comunicativas e significativas, qualquer que seja seu conteúdo expressivo (choro, gesto, vocalização, balbucio, palavra).
	
	os adultos falem com as crianças pausadamente, usando expressões simples e vocabulário reduzido, enfim, respeitando as etapas de seu desenvolvimento.
	
	suas vocalizações, quando não entendidas pelos adultos, sejam ignoradas, provocando novas tentativas por parte da criança.
	
	os adultos fiquem bem atentos aos gestos e movimentos das crianças, em geral, estes podem demonstrar problemas psicológicos.
	
	os adultos não permitam que as crianças utilizem gestos e vocalizações, pois tais manifestações podem retardar o desenvolvimento da fala.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501417660)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as proposições abaixo sobre o campo da História e seu ensino e assinale a alternativa correta.
I - A principal temática da História é o Estado-nação e a partir dessa perspectiva o poder torna-se um importante objeto de estudo.
II - O poder do Estado é idealizado a partir da perspectiva do pensamento liberal, exclusivamente.
III - A História serve para moldar o indivíduo segundo os padrões dominantes.
IV - Deve-se ter como objeto principal da História o estudo dos fatos heróicos.
		
	 
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501956859)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia parte da entrevista com Richard Panchyk sobre a iniciação, à interpretação e confecção de mapas: P: O que as crianças aprendem com os mapas? R: Eles podem aprender não só sobre a geografia física da Terra, mas eles podem aprender sobre política, eles podem aprender sobre a cultura, eles podem aprender sobre a população e as doenças e todos os tipos de coisas. Quase tudo pode ser expresso em um mapa, para que as crianças possam aprender muito, só de olhar, decifrar e ler a legenda e à procura de pistas. É isso que faz dos mapas serem assim divertidos. As possibilidades do que pode ser aprendido são infinitas. Em função da resposta do autor, podemos considerar o mapa como:
		
	
	Um instrumento tecnologicamente superado
	
	Uma obra técnica de difícil acesso às crianças.
	
	Um recurso pouco recomendável para alunos do Ensino Fundamental
	 
	Um recurso didático de uso idêntico em todos os anos escolares
	 
	Um texto que deve ser lido e interpretado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502189649)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"O espaço é a morada do homem mas pode ser também sua prisão.¿ (Milton Santos). Com relação ao estudo da Geografia, podemos afirmar que compreender o conceito de espaço é: I ¿ Saber reproduzir mapas. II ¿ Entender como o Homem transforma a Natureza por meio do Trabalho. III ¿ Saber medir o espaço em metros. Quanto as proposições apresentadas podemos afirmar que:
		
	
	I e III estão corretas.
	 
	Apenas II está correta.
	
	I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas I está correta.
	
	II e III estão corretas.

Outros materiais