Buscar

relatorio de micro

Prévia do material em texto

Relatório visita pratica 1° criança 
No dia 30 de outubro de 2017, na cidade Itabaiana Sergipe, foi realizada uma visita na clínica municipal de Itabaiana SE, com a fisioterapeuta Yasmim Carvalho. Houve um acompanhamento durante uma sessão de fisioterapia de 2 crianças.
O paciente V.H.S.S. de 2 anos chegou ao consultório de fisioterapia como queixa principal atraso no desenvolvimento motor, essa criança nasceu de parto normal, 8 meses de gestação e diagnosticado de Microcefalia diagnóstico esse realizado após o nascimento, esse paciente tem como problemas associados rinite alérgica. Além disso, também passa por acompanhamento com um fonoaudiólogo, neurologista. o seu exame físico fisioterapêutico foi realizado no dia 01 de março de 2016 em que foi constatados que a criança conseguia rolar e ficar em decúbito ventral, porém não sentava nem tampouco permanecia sentado e que tinha um controle parcial de cervical e tronco.
A conduta da fisioterapeuta na sessão acompanhada iniciou-se com mobilização articular de MMII, joelhos e tornozelos, contração de membros inferiores através de fortalecimento em seguida realizou se estímulos com o bebê para preensão de objetos abrindo a mão que se encontra fletida e estimulando que a criança conseguisse segurar os objetos, prosseguindo a conduta realizou se exercícios para estimular controle de cervical e tronco com o paciente sentado e dando um estímulo na testa do paciente e ele elevava a cervical. 
 Relatório visita pratica 2° criança.
A paciente S.S. M de 1 ano e 9 meses de idade, nascida de 40 semanas de gestação, diagnosticada com Microcefalia, e escoliose dextro convexa chegando para o tratamento da fisioterapia foi observado e constatado retardo de desenvolvimento neuropsicomotor. Além disso, o bebe passa por acompanhamento com fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional e neurologista.
Na sua conduta a fisioterapeuta colocou músicas infantis e iniciou a sessão realizando mobilizações articulares dos MMII, joelho e tornozelo, logo após fez alongamentos de glúteo, isquiotibias partrindo em seguida para a dissociação de cintura pélvica. Ainda na posição supina fez estímulo para a criança realizar a ponte realizando também alongamento de adutores da criança . Terminando o trabalho nos MMII, partiu para MMS fazendo mobilização articular de mãos, pois a criança só a mantém fletidas, por isso a fisioterapeuta mobilizava o punho e extendia os dedos para estimular a abertura das mãos. Foi utilizado o recurso Taping no bíceps braquial para estimular a criança realizar a flexão de cotovelo e deixar em estado de alerta o tônus muscular. Seguiu a conduta estimulando o bebe levantar o tronco na posição sentada realizando um tapinha na testa, em decúbito lateral estimulou o rolar dissociado. Na posição quadrúpede deu um estimulo na testa também para que a criança elevasse o tronco e a cervical a fisioterapeuta objetivava o controle de cabeça da bebe. Em bipedestacao foi estimulado a criança manter se em pé e realizar a marcha pois ela realiza alguns passinhos na ponta dos pés. 
Após a vivencia prática

Outros materiais