Buscar

DIR.COSTITUCIONAL CRIMES EM ESPECIE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Direito penal e processual penal
Resenha do Artigo ou Caso: Os delitos de Associação Criminosa, Milícia Privada e sua aplicação nos delitos previstos no Código Penal.
Nome do aluno (a) Ivanilton de Araújo Santos
 Trabalho da disciplina: direito penal constitucional. Crimes em Espécie
 Tutor: Prof. Daniela Bastos Soares
Local: Rio de Janeiro.
Ano. 2017
Artigo ou Caso: Os delitos de Associação Criminosa, Milícia Privada e sua aplicação nos delitos previstos no Código Penal.
 TÍTULO: “Envolvimento entre segurança pública e empresa privada é temerário”.
 
 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA:
Primeiramente, gostaria vislumbrar acerca da denominada Segurança Pública que versa sobre a proteção dos cidadãos para que a sociedade possa obter a paz social e harmonia.
Nesse entendimento, o estado é o garantidor da tutela da segurança pública, assegurando a cada cidadão o seu direito de ir e vir sem nenhum receio de ter seu direito violado. Sendo assim, a tutela do estado é imprescindível para proteção da integridade física dos cidadãos e dos seus bens. Por isso, que existe a figura da policia para assegurar a paz da sociedade reprimindo quaisquer tipo de ato atentatório pelos delinquentes.
Por outro lado, temos a figura da segurança privada que devido a deficiência da segurança do estado, a demanda pela procura da segurança privada aumentou , haja vista, que a precariedade na segurança pública á procura pelas empresas privadas ocuparam áreas onde o estado não pode assegurar a segurança.
Nesse contexto, a sociedade vive cercados pelo medo, temos nossa liberdade cerceada, estamos acuados em nossas casas, ou nas ruas, estamos sempre acompanhamos da crescente criminalidade e da violência em todos os segmentos sociais. A constante sensação de insegurança nos acompanha de forma ininterrupta. A sensação de insegurança que predomina na população brasileira é alimentada por vários fatores: visibilidade dos crimes convencionais, participação intensiva da mídia, o comportamento elitista da sociedade e o distanciamento entre as pessoas. A criminalidade convencional - roubos, assassinatos com a utilização de armas de fogo têm posição privilegiada devido à visibilidade e o impacto que produzem na opinião pública e conseqüentemente, na propagação das condições de insegurança de uma determinada cidade, estado, ou país.
Resumo: a segurança pública é um mal que assola a sociedade brasileira ,haja vista, que onde o estado não atua abre ás portas para atuação da segurança privada acarretando a formação da denominada milícia que se comprometem a fazer a segurança de determinados locais ,mas em contrapartida cobra valores exorbitantes aos moradores mediante coação de seus componentes, sendo assim com o enfraquecimento da segurança publica devido a precariedade da instituição com salários ínfimos apara o policial militar arriscar sua própria vida pela sociedade, ou seja, é um ponto primordial para o surgimento de grupos paramilitares aterrorizando a paz em determinados bairros que esses grupos atuam com muita covardia auferindo lucros pela prestação de serviço e aqueles que se recusarem a não efetuar pagamento sofrerá represálias da milícia armada podendo até chegar o ponto de retirar vidas inocentes.
 Análise Didática do Delito de Constituição De Milícia Privada:
Comete o crime em estudo o agente ativo que constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos no Código Penal.
 Organização paramilitar. Paramilitar é aquela que caminha ao lado da militar, em situação ilegal. Possui a estrutura da organização militar, sem ser militar. Assemelha-se à estrutura militar, podendo haver hierarquia, armamento, planejamento de ataque etc.
 Milícia particular. Milícia significa batalhão, polícia. A milícia particular se refere a um grupo menor de agentes criminosos que se reúnem inicialmente para fornecer segurança (vulgarmente conhecido como bico e depois passa a extorquir uma determinada população. Em alguns casos pode por exemplo, ser formada por policiais militares, como no caso do Estado do Rio de Janeiro. Existe uma semelhança grande entre as expressões organização paramilitar e milícia particular.
.
Por inteiro lapso do legislador, houve restrição aos crimes praticados pela constituição de milícia privada, só alcançando os crimes previstos no Código Penal, portanto, em estrita obediência ao princípio da legalidade, podemos afirmar não comete o crime em estudo quem constitui, organiza, integra, mantém ou custeia organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar crimes previstos na legislação extravagante penal.
Conclusão: o presente caso concreto versa sobre a análise entre os delitos de associação criminosa, milícia privada de modo a confrontar as figuras de associação criminosa (art.288, do código penal), milícia privada (art.288-a, do código penal), associação para a prática de crimes hediondos (art.8º, da lei n.8072/1990) e associação para fins de tráfico ilícito de drogas (art.35, da lei n.11343 /2006).
“associação criminosa: art. 288 cp. associarem-se três ou mais pessoas, de forma estável e permanente, para o fim específico de cometer crimes. por outro lado, temos a figura da art. 288-a. constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos neste código, além disso temos a figura da associação para o tráfico ilícito de drogas que aduz no art. 35. associarem-se duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1o, e 34 desta lei:
Nesse contexto fático, vislumbramos que há uma concorrência entre a segurança pública e a segurança privada, haja vista, que quando tratarmos de segurança pública , vislumbramos uma instituição com alto índice corrupção sem nenhuma credibilidade perante a sociedade. Nesse entendimento, sem o fomento da secretaria de segurança para que haja uma prestação de serviço eficaz para a sociedade, fica impossível que os agentes prestem um serviço de qualidade. Por outro lado, vemos instituições privadas apoderando-se de áreas desprovidas de segurança por parte do estado, ou seja, onde o estado não atua, os grupos paramilitares denominados por milicas assumem tais tipos de responsabilidade assegurando aquela comunidade a segurança, todavia, em contrapartida exige dos morados uma quantum para sua manutenção de serviços de segurança privada.
Portanto, vislumbro um caso concreto dos EUA para fazer um paralelo com a realidade no brasil:O presente caso versa sobre milícia nos EUA mobiliza “ patriotas armados para vigiar fronteira com México.
Diante da quantidade de crianças imigrantes detidas, grupo diz querer "proteger propriedade privada" e ameaça: "Volte ou você será morto"
Diante da crise humanitária provocada pelo aumento do número de crianças sozinhas ou de famílias inteiras que tentam imigrar da América Central para os Estados Unidos, um grupo de norte-americanos identificado como “patriotas” fez um chamado para as pessoas irem à fronteira com o México no Texas para integrar uma milícia civil chamada “Proteja nossa fronteira – setor Loredo”.
Site;pesquisa:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/35938/milicia+nos+eua+mobiliza+patriotas+armados+para+vigiar+fronteira+com+mexico.shtml.
4

Outros materiais