Buscar

APOL NOTA 100

Prévia do material em texto

APOL NOTA 100
Questão 1/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Berkeley [...] observou [...] que ‘a comunicação de ideias não é a principal e única finalidade da linguagem, como vulgarmente se supõe. Há outras finalidades, como o despertar de alguma paixão, a estimulação ou dissuasão de uma atividade, a preparação do espírito para uma determinada disposição’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAVÃO, Zélia M. Uso da linguagem: suas funções e formas. Educere, PUC – PR, 2004. p. 2. <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2004/anaisEvento/Documentos/CI/TC-CI0124.pdf>. Acesso em 14 jul. 2017.
Considerando os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o uso e as funções da linguagem, relacione os diferentes usos da linguagem aos seus respectivos conceitos.
 (1) Uso afetivo
(2) Uso lúdico
(3) Uso prático
(4) Uso representativo
(5) Uso dialético
(  ) É um uso formal que não se destina tanto à descrição ou ao relato, quanto a fazer e a desfazer combinações simbólicas.
(  ) É o uso que decorre de emissões sonoras vinculadas aos estados de satisfação ou de calma, caracterizando-se por repetições ritmadas.
(  ) É o mais primitivo e o mais consolidado dos usos da linguagem. Tem origem na expressão espontânea das emoções e também nos gestos pelos quais se preparam e esboçam as ações.
(   ) É o uso que tem por fim facilitar a ação em processo de desenvolvimento, sobretudo a ação que se cumpre em condições coletivas de colaboração ou de rivalidade.
(   ) Por meio desse uso, o indivíduo abandona o domínio da linguagem determinada pelo estado afetivo do momento para ingressar pela situação concreta. Assim, o indivíduo entra em uma área particularmente artificial, onde se impõe ter-se presente, na imaginação, aquilo que está ausente e onde é necessário supor situações existentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	4 – 5 – 2 – 1 – 3
	
	B
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b). O uso dialético é “um uso formal que não se destina tanto à descrição ou ao relato, quanto a fazer e a desfazer combinações simbólicas” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 12). O uso lúdico “decorre de emissões sonoras vinculadas aos estados de satisfação ou de calma, caracterizando-se por repetições ritmadas” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 10). O uso afetivo “é o mais primitivo e o mais consolidado dos usos da linguagem. Tem origem na expressão espontânea das emoções e também nos gestos pelos quais se preparam e esboçam as ações” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 9). O uso prático tem por fim “facilitar a ação em processo de desenvolvimento, sobretudo a ação que se cumpre em condições coletivas de colaboração ou de rivalidade” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 11). “Com o uso representativo da linguagem, nós ultrapassamos um limiar importante, pois abandonamos o domínio da linguagem determinada pelo estado afetivo do momento para ingressarmos pela situação concreta. Entramos, então, em uma área particularmente artificial, onde se impõe ter-se presente, na imaginação, aquilo que está ausente e onde é necessário supor situações existentes” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 11).
	
	C
	5 – 1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3 – 5
	
	E
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Quanto mais cedo a criança se envolve nas relações sociais, mais benefícios obterá a curto ou longo prazo, tendo em vista as experiências e aprendizagens que resultam de tais interações [...] A linguagem corresponde [...] a uma das habilidades especiais e significativas dos seres humanos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, Lucivanda C.; SALOMÃO, Nádia M. R. Aquisição da Linguagem: Considerações da Perspectiva da Interação Social. Universidade Federal da Paraíba. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16 (2), 2003. p. 327-336. p. 327. <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf>. Acesso em 07 jul. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e as fases do estágio pré-verbal pelo qual a criança passa antes dos dez meses, relacione corretamente a primeira coluna à segunda:
(1) Primeira fase
(2) Segunda fase
(3) Terceira fase 
(  ) A criança manifesta oralmente suas sensações agradáveis e desagradáveis. A expressão vocal é espontânea, sem imitações.
(  ) A criança compreende algumas palavras sem poder repeti-las.
(  ) A criança tenta imitar o que escuta, sem lhe atribuir significação particular.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 3 – 2
Você acertou!
A alternativa correta é a letra c). Na primeira fase do estágio pré-verbal, “a criança manifesta oralmente suas sensações agradáveis e desagradáveis. A expressão vocal é espontânea, sem imitações” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). Na segunda fase do estágio pré-verbal, “a criança tenta imitar o que escuta, sem lhe atribuir significação particular” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). Na terceira fase do estágio pré-verbal, “a criança compreende algumas palavras sem poder repeti-las” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16).
	
	D
	2 – 3 – 1
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 3/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Atente para a citação a seguir: 
“[Piaget] descreve como as discussões entre crianças dão origem às primeiras manifestações de reflexão lógica. Algo semelhante acontece, julgamos, quando a criança começa a conversar consigo própria, como se estivesse a falar com outrem. Quando as circunstâncias a obrigam a deter-se para pensar, o mais certo é começar a pensar em voz alta. O discurso egocêntrico, dissociado do discurso social geral, acaba com o tempo por conduzir ao discurso interior que serve simultaneamente o pensamento autístico e o pensamento lógico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORES, Ridendo C. Pensamento e linguagem: Levy Semionovich Vygotsky. EbooksBrasil. <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf>. Acesso em 03 jul. 2017. p. 24,25. 
Levando em conta os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o pensamento e a linguagem, analise as afirmativas a seguir:
I. Pensamos por meio de símbolos, símbolos que constituem conceitos, utilizando aqueles que são familiares e adequados a cada situação.
II. Pensamos sempre por meio de palavras, já que este é um instrumento precioso na intercomunicação.
III. A criança, durante muito tempo, fala sempre em voz alta, acompanhando as palavras de ações apropriadas, porque sua percepção é inferior nos seus primeiros anos, e dificilmente ela conseguiria distinguir o que pensa do que percebe e do que faz, visto que os seus conceitos estão ligados ao que ela faz aos objetos e ao que os objetos produzem nela.
IV. Graças à linguagem, a criança é capaz de evocar situações passadas, libertando-se das fronteiras do espaço próximo e presente nas quais permanece prisioneira, enquanto mergulhada na pura etapa sensório-motora.
Agora, marque a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente I e II estão corretas.
	
	B
	Somente I, III e IV estão corretas.
Você acertou!
A I está correta, pois, de acordo com Sapir, citado pelo autor do texto-base O desenvolvimento da linguagem, pensamos por meio de símbolos, “símbolos que constituem conceitos, utilizando aqueles que são familiares e adequados a cada situação. Os mais empregados são as palavras, instrumentos preciosos na intercomunicação” (texto-base, p. 5). A II está errada,uma vez que, de acordo com Sapir, citado pelo autor do texto-base O desenvolvimento da linguagem, “pensamos, em geral, por meio de palavras, o que não impede o uso de símbolos matemáticos, notações musicais, cores, linhas etc.” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 5). A III está certa, porque, “como a percepção da criança é inferior nos seus primeiros anos, dificilmente ela conseguiria distinguir o que pensa do que percebe e do que faz, visto que os seus conceitos estão ligados ao que ela ‘faz aos objetos e ao que os objetos produzem nela’. Assim, a criança, durante muito tempo, fala sempre em voz alta, acompanhando as palavras de ações apropriadas” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 5). A IV está correta, pois, “graças à linguagem, a criança é capaz de evocar situações passadas, libertando-se das fronteiras do espaço próximo e presente nas quais permanece prisioneira, enquanto mergulhada na pura etapa sensório-motora” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 6).
	
	C
	Somente III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I e IV estão corretas.
	
	E
	Somente II, III e IV estão corretas.
Questão 4/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia atentamente o trecho de texto a seguir: 
“À medida que a média de palavras por expressão aumenta, a complexidade da gramática que gerencia essas palavras torna-se mais complexas, no entanto, continua sendo deficiente em relação à dos adultos (crianças de dois e três anos). O discurso das crianças dessa idade é descrito como discurso telegráfico, omitindo pequenas palavras como determinantes e preposições”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: APOSO, Renato; VAZ, Francine. Aquisição da linguagem. Mestrado de informática aplicada à educação. GINAPE, Núcleo de Computação Eletrônica, UFRJ, 2002. <http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/t_2002/t_2002_renato_aposo_e_francine_vaz/aquisicao.htm>. Acesso em 11 jul. 2017.
Conforme os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A oração de duas palavras surge quando a criança tem entre sete e oito meses.
	
	B
	A fala da criança pequena é incoerente no estágio da palavra-frase, pois não é possível compreendê-la quando essa faz uso de apenas uma palavra para formar uma frase completa.
	
	C
	Logo no início do desenvolvimento da fala, as crianças utilizam mais os verbos do que os substantivos, pois expressam vontades, como quero e coloque.
	
	D
	As crianças com um ano de idade já são capazes de flexionar os verbos e substantivos em suas frases.
	
	E
	O processo de aquisição da língua falada dura vários anos e depende muito do ambiente. As formas difíceis tardam mais: conjunções, preposições e numerais, inclusive.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e), pois “o processo de aquisição da língua falada dura vários anos e depende muito do ambiente. As formas difíceis tardam mais: conjunções, preposições e numerais, inclusive” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17). A letra a) está errada, pois “a oração de duas palavras surge quando a criança completa um ano e meio, ou mesmo mais tarde” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17). A letra b) está incorreta, já que a “criança passa por uma sucessão de estágios que correspondem, cada um, a um conjunto coerente, a uma ‘gramática’ particular. As frases podem ser formadas por uma só palavra (estágio da palavra-frase), quando o nome de um objeto serve para designar todas as ações com ele relacionadas ou, a partir de um ano e meio de idade, duas palavras são formadas a partir de classes gramaticais, numa ordem bem precisa: a classe pivô, formada por poucos elementos utilizados frequentemente, e a classe aberta, cujos elementos são mais numerosos e menos empregados” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17). A letra c) está incorreta, porque “os substantivos são empregados sobretudo no início: uma criança de dois anos utiliza 16 verbos entre 100 substantivos. Os verbos manifestam-se no vocabulário com um atraso de um a cinco meses em relação ao substantivo” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A letra d) está errada, já que, “até os dois anos de idade, as palavras da criança não têm flexão: substantivos, verbos no infinitivo (ou forma invariável na terceira pessoa), adjetivo na forma positiva” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 17).
Questão 5/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere o trecho de texto a seguir: 
“A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais por meio de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais. A socialização por meio da linguagem pode ocorrer também de forma implícita, por meio de participação em interações verbais que têm marcações sutis de papéis e status”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, Lucivanda C.; SALOMÃO, Nádia M. R. Aquisição da Linguagem: Considerações da Perspectiva da Interação Social. Universidade Federal da Paraíba. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16 (2), 327-336, 2003. p. 327. <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf>. Acesso em 07 jul. 2017.
Em relação aos conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, analise as afirmações a seguir:
I. Os primeiros sons emitidos por um recém-nascido são os elementos manifestos, a partir dos quais se desenvolve o discurso.
II. As vocalizações do bebê são utilizadas como meios de comunicação antes da aquisição da própria palavra.
III. A criança pequena só compreende a palavra depois que passa a utilizá-la.
IV. Uma criança normal possui um repertório de apenas algumas palavras por volta de um ano de idade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente III e IV estão corretas.
	
	B
	Somente II e III estão corretas.
	
	C
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d). I está certa, porque “os primeiros sons emitidos por um recém-nascido são os elementos manifestos, a partir dos quais se desenvolve o discurso” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A II está correta, uma vez que “as vocalizações do bebê são utilizadas como meios de comunicação antes da aquisição da própria palavra” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A III está errada, já que a criança pequena “compreende a palavra antes que possa observar a sua utilização” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16). A IV está certa, visto que uma “criança normal possui um repertório de apenas algumas palavras por volta de um ano” (texto-base O desenvolvimento da linguagem, p. 16).
	
	E
	Somente I e II estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes