Buscar

ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201102897110)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) faz parte do licenciamento ambiental de algumas atividades com potencial poluidor e potencial de causar impactos ambientais negativos e significativos. As conclusões do estudo constam de um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), cujas características principais são:
		
	
	Linguagem de fácil compreensão e textos longos.
	
	Objetividade e confidencialidade.
	 
	Linguagem de fácil compreensão para leigos e ilustrações, como mapas e gráficos.
	
	Linguagem peculiar de profissionais da área de meio ambiente e textos concisos.
	
	Subjetividade e textos longos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102743203)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As queimadas em florestas tropicais brasileiras estão ligadas à maneira como a ocupação humana vem ocorrendo. Na região amazônica, a ocupação acontece a partir de pulsos migratórios que visam o garimpo e/ou a abertura de fronteiras agrícolas. Um dos episódios mais importantes registrados foi o incêndio de 1998, em Roraima, no qual queimadas usadas para limpar pastagens, savanas e restos de floresta derrubada escaparam ao controle humano e acabaram por destruir uma enorme área, em torno de 40 mil km2, ou cerca de 20% do estado, cuja área é de 225.116 km2. Os efeitos ao meio ambiente foram dramáticos e aqueles referentes à saúde humana só não se tornaram dramáticos também porque o estado têm uma população de apenas 250 mil habitantes. O risco de ocorrência de eventos semelhantes é grave, pois a mesma situação verificada em Roraima se reproduz ao longo do grande arco de desmatamento ao sul da Amazônia, de Rondônia ao Maranhão (Nascimento et al., 2000). As queimadas, porém, não estão restritas à Amazônia; em quase todo o país são utilizadas para limpar pastagens e restos de colheitas. Além disso, são usadas para facilitar colheita nas extensas, áreas cobertas por canaviais, sobretudo no estado de São Paulo e na Zona da Mata Nordestina. RIBEIRO, H., ASSUNÇÃO, J.V., Efeito das Queimadas na Saúde Humana, Disponível em <:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142002000100008&script=sci_arttext>. Acesso em 20 de agosto de 2014. As queimadas contribuem para o agravamento de um fenômeno conhecido por:
		
	
	Erosão
	
	Corrosão
	
	Chuva ácida;
	 
	Efeito Estufa
	
	Diminuição da camada de ozônio
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102897144)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Resolução CONAMA 1/86 estipula que a análise dos impactos ambientais deve considerar alguns atributos específicos quando é realizado um Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Quanto à duração os impactos ambientais são classificados em:
		
	
	Reversíveis ou irreversíveis.
	
	Benéficos ou adversos.
	 
	Temporários ou permanentes.
	
	Relevantes ou irrelevantes.
	
	Curta duração ou longa duração.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102936312)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação aos tipos de impactos ambientais considere as seguintes afirmativas: I - Impacto permanente ocorre quando, uma vez executada a ação, os efeitos não param de se manifestar e permanecem por tempo indeterminado, como a desertificação do sertão brasileiro. II - Impacto temporário ocorre quando, uma vez executada a ação, o efeito permanece por tempo determinado. III - Impacto a médio e longo prazo ocorre quando o efeito se manifesta depois de um decorrido tempo após sua ação. IV - Impacto imediato ocorre quando o efeito surge no instante da ação, como no caso das queimadas. São verdadeiras as afirmativas:
		
	
	I, II e IV
	
	I, II e III
	 
	I, II, III e IV
	
	II, III e IV
	
	I, III e IV
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102867381)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A certificação ambiental no Brasil é realizada com base nas normas da família ISO 14000, tendo sido este conjunto normativo desenvolvido por diversos profissionais pertencentes ao:
		
	
	ABNT.
	 
	Comitê Técnico TC 207.
	
	IBAMA.
	
	Ministério do Meio Ambiente.
	
	Comitê Organizacional para assuntos de Meio Ambiente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102867376)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil observa-se uma grande quantidade de empresas demonstrando preocupação e investindo em seu desempenho ambiental. A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental formaliza este compromisso organizacional e produz algumas vantagens para a empresa, como por exemplo:
		
	
	Isenção de impostos.
	
	Redução de investimentos em novas tecnologias.
	
	Rapidez na emissão de licenças ambientais.
	 
	Facilidade na obtenção de financiamentos.
	
	Ausência da necessidade de contratação de Gestor Ambiental.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102308893)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Constituição Federal de 1988 abordou o tema meio ambiente, dedicando-lhe o capítulo VI, que contempla não somente o conceito de ambiente natural, mas também muitos outros importantes conceitos relacionados ao tema ambiental. Em relação ao Art. 225 desse capítulo, podemos afirmar que:
		
	
	a lei indica como os únicos patrimônios nacionais os biomas da Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Pantanal Mato-Grossense.
	
	o artigo estabelece que uma vez a penalidade (administrativa, penal ou criminal) cumprida, o infrator pode ser desobrigado a reparar o dano ambiental.
	 
	cabe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação atividade potencialmente causadora de significativo impacto ambiental, estudo prévio de impacto ambiental.
	
	o meio ambiente é tratado como um bem de uso individual que deve ser preservado e mantido para as próximas gerações, sob a tutela do Poder Público.
	
	cabe somente ao Poder Público garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as atuais e futuras gerações.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102810081)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em relação à Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Podemos citar como exemplos de instrumentos da PNMA a intervenção ambiental, de controle ambiental e de controle repressivo.
	
	A Lei 6938/1981 criou o SISNAMA -  Sistema Nacional de Meio Ambiente.
	 
	O acompanhamento do Estado da qualidade ambiental é previsto na PNMA.
	
	Os princípios da PMNA são orientadores da ação governamental e estão previstos no artigo 2º da Lei 6938/81.
	 
	A avaliação de impactos ambientais é prevista na PNMA, mas não a recuperação de áreas degradadas.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102870110)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A unidade biológica ou o espaço geográfico caracterizado de acordo com o clima, a vegetação, o solo e a altitude específicos, que também pode ser entendido como um conjunto de ecossistemas, chama-se:
		
	
	Litosfera
	 
	Bioma
	
	Biota
	
	Biosfera
	
	Hidrosfera
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102870042)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação aos métodos de avaliação de impacto ambiental, analise as opções a seguir (Asserção e Razão). I (ASSERÇÃO) - Esses métodos foram criados para funcionar como instrumentos para coletar, analisar, comparar e organizar as informações sobre os impactos ambientais de uma atividade. POR QUE: II (RAZÃO) - Há a necessidade de aplicação desses métodos, já que os resultados irão funcionar como referência nos estudos ambientais, fornecendo mais confiabilidade e significância sobre o conhecimento dos efeitos de uma alteração ambiental.
		
	
	Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção.
	 
	Asserção correta, razão correta, e a razão justifica a asserção.
	
	Asserção correta, razão errada.
	
	Asserção e razão erradas.
	
	Asserção errada,razão correta.

Outros materiais