Buscar

Paper ética política e sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÉTICA POLÍTICA E SOCIEDADE
Acadêmicas: 
Ana Claudia de Souza Oliveira, 
Caroline da Silva Alves Velho, 
Cristina Godinho dos Santos e Valdirene Souza de Oliveira 
1. Ética
Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
 Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
A ética pode ser confundida com lei, embora, com certa frequência, a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferentemente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
2. Ética no Ambiente de Trabalho
2.1 Ética Profissional
A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.
2.2 Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:
Maior nível de produção na empresa;
Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;
Aumento no índice de confiança entre os funcionários.
2.3 Atitudes éticas num ambiente de trabalho
Educação e respeito entre os funcionários; 
Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho; 
Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa; 
Respeito à hierarquia dentro da empresa;
Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;
Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor;
Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho; 
Respeito às regras e normas da empresa.
3.Ética na política
O cenário político brasileiro passa por momentos cada vez mais delicados diante de tantos escândalos noticiados diariamente pela imprensa. Ocorre , que, há anos o povo brasileiro sabe como funciona a política neste país bem como sabe também da falta de moralidade e ética.
Com passar dos anos toda e qualquer sociedade tende a evoluir ( ainda que em passos lentos) e a população começa a entender que a política faz parte do seu cotidiano , ou , seja política não é mais um fenômeno isolado. 
A história da política brasileira não pode ser usado para justificar uma grande quantidade de políticos que se acomodaram a ditar a política com base na falta total de moral e ética. 
4.ÉTICA E SOCIEDADE 
4.1 Por que ser ético? 
A ética tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões, etc, a humanidade já teria se despedaçado até à autodestruição.
Uma sociedade é desenvolvida quando a ética está em constante evolução.
A Ética é um entendimento coletivo para aperfeiçoar a convivência em sociedade. É uma inteligência compartilhada a serviço de todos.
Ética é termo do senso comum. Presente em nosso cotidiano. Presta-se a justificativa para escolha de amizades, relações afetivas, empregos, candidatos postos eletivos e muito mais. Neste senso comum é entendida como um conjunto de atributos para uma convivência boa. Um gabarito para toda organização social. A resposta certa para as dúvidas sobre a conduta de cada um.
4.2 Definição de ética no senso comum
No senso comum, entende-se a ética como uma espécie de tabela onde se teria todas as condutas humanas em duas colunas: pode e não pode fazer.
Porém a ética está longe de ser uma tabela pronta porque estamos a todo momento diante de novos desafios.
 4.3 Sem o freio da ética, o que seria da sociedade?
Seria o reino animal, onde não existe ética. Cada ser vivente é regido pelos seus apetites. A ética tenta viabilizar um meio de estarmos todos juntos para além das aspirações particulares. Do contrário, vence o desejo do mais forte. Em sociedades eticamente desestruturadas, a tendência a abrir mão dos impulsos individuais em nome do bem comum é menor.
“Ser ético é simplesmente poder escolher como levar a vida e a convivência. Ser ético é ser livre e, na liberdade, ser virtuoso”.
Conceito de ética segundo o filósofo Clóvis de Barros filho:
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes