Buscar

relatorio quimica pratica 04

Prévia do material em texto

16/10/2017
Fernanda Salgado Rodrigues Batista 
 PROCESSOS DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO
Objetivos:
Separar e purificar misturas homogêneas e heterogêneas. 
 
Introdução:
Primeiramente, as misturas classificam-se de acordo com a quantidade de componentes, 
sendo estas classificadas como homogêneas, caso apresente apenas uma fase, ou 
heterogêneas, caso apresente duas ou mais fases. Quando a quantidade entre os componentes possuir uma diferença considerável, o de menor proporção pode ser denominado como impureza. 
Afim de separar tais misturas, utiliza-se processos físicos, para misturas homogêneas e purificar substâncias, ou mecânicos, para misturas heterogêneas. Exemplos desses processos são: dissolução fracionada e filtração, respectivamente.
Materiais:
-Tubos de ensaio; 
- Becker de 100 ml; 
- Bastão de vidro; 
- Papel de filtro; 
- Funil raiado; 
- Funil de Büchner; 
- Pisseta; 
- Bico de Bünsen; 
- Tripé de ferro; 
- Tela de amianto; 
- Bomba de vácuo; 
- Manta de aquecimento; 
- Capela de exaustão; 
- Vidro de relógio; 
- Suporte para funil; 
- Condensador reto; 
- Kitazato redondo; 
Reagentes:
-Água destilada; 
- Sulfato de cobre; 
- Hidróxido de sódio; 
- Sílica;
 
Procedimento/Resultados:
No primeiro experimento misturou-se a solução de sulfato de cobre com a solução de hidróxido de sódio e agitou-se. Após agitar formou-se um precipitado azul de aspecto pastoso. Logo em seguida foi preparado um filtro com papel umedecido e funil e foi transferido com o bastão de vidro a mistura presente no béquer. Após a filtração chegou-se a um liquido incolor no béquer e no papel permaneceu o precipitado azul pastoso. 
No segundo experimento adicionou-se 30ml de água em um béquer contendo ácido benzoico, sulfato de cobre e sílica e levou-se a mistura para aquecimento na suspensão. Após resfriado um pouco em repouso o filtrado foi efetuada a filtração a vácuo. Após estre procedimento permaneceu no papel a sílica sólida e no béquer o restante dissolvido. Depois que foi separado novamente formou-se um precipitado branco.
No terceiro experimento em um Becker contendo a mistura de ácido benzoico e sílica, cobriu-o com um vidro de relógio e uma folha de papel molhada a fim de resfriar a superfície. Em seguida, a mistura foi aquecida até que houvesse a sublimação do ácido benzoico. 
No quarto experimento, preparou-se uma montagem de destilação com os equipamentos: balão de fundo,manta de aquecimento, condensador 
reto, Becker e termômetro. Em seguida, aqueceu-se 100 ml da mistura composta por água destilada, ácido benzoico e sulfato de cobre, resultando no destilado, representado neste experimento pelo ácido benzoico. 
Conclusões:
Com essa prática podemos concluir que existem muitas maneiras de se separar as substâncias, 
e que, dependendo das propriedades de cada mistura, é possível que seja utilizado algum 
método em que a separação é a mais proveitosa e rápida possível.

Outros materiais