Buscar

Inclusão é o ato de estar junto

Prévia do material em texto

Inclusão é o ato de estar junto, de partilhar conhecimentos e hábitos no meio comum. É saber conviver sem segregação, estando todos juntos cada um com suas particularidades. Pois a inclusão não acontece somente com pessoas portadoras de alguma deficiência mais sim com todos, pois todos sempre temos algo diferente para compartilhar. O ato de compartilhar e de se adequar podemos chamar de inclusão. Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizarem-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. (MEC/SEESP, 2001).
as TIC permitem disponibilizar ferramentas que ajudam a deslocar o centro do processo ensino/aprendizagem para o aluno, favorecendo a sua autonomia e enriquecendo o ambiente onde a mesma se desenvolve. Permitem a exploração de situações, que de outra forma seria muito difícil realizar. Possibilitam ainda a professores e alunos a utilização de recursos poderosos, bem como a produção de materiais de qualidade superior aos convencionais. Podem, ainda, facilitar a manipulação de objetos, contribuir para a participação ativa e mais bem sucedida em atividades de literatura, através de software educativo adequado às necessidades de aprendizagem de cada um.
O nível de interatividade que uma aula dessas proporciona é inigualável, assim como a experiência de aprendizagem, pois é extremamente imersiva. O aluno sai do campo teórico, da imagem e do desenho, para vivenciar o ensino — o que certamente vai contribuir para o seu aprendizado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes