Buscar

EMPREGO subemprego e desemprego (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EMPREGO
Emprego é a função e a condição das pessoas que trabalham, em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. Por desemprego se entende a condição ou situação das pessoas incluídas na faixa das “idades ativas” (em geral, entre 14 e 65 anos), que estejam, por determinado prazo, sem realizar um trabalho em qualquer tipo de atividade econômica. 
Tipos de desemprego
Desemprego estrutural
:Característico dos países subdesenvolvidos. Explica-se pelo excesso de mão-de-obra empregada na agricultura e atividades correlatas e pela insuficiência dos equipamentos de base que levariam à criação cumulativa de emprego. Desemprego tecnológico: atinge sobretudo os países mais adiantados. Resulta da substituição do homem pela máquina e é representado pela maior procura de técnicos e especialistas e pela queda, em maior proporção, da procura dos trabalhos meramente braçais.
Desemprego conjuntural:
Também chamado desemprego cíclico, característico da depressão, quando os bancos retraem os créditos, desestimulando os investimentos, e o poder de compra dos assalariados cai em conseqüência da elevação de preços.
Desemprego friccional
 :Motivado pela mudança de emprego ou atividade dos indivíduos. É o tipo de desemprego de menor significação econômica. Desemprego temporário: forma de subemprego comum nas regiões agrícolas, motivado pelo caráter sazonal do trabalho em certos setores agrícolas. Nos países capitalistas, a desocupação de 3% da força de trabalho é considerada normal e só acima desse índice é que se fala em desemprego. Há quem considere essa cota necessária ao desenvolvimento da indústria: afirmam que certa porcentagem de desemprego é salutar à economia, por constituir reserva de mão-de-obra para a expansão industrial.
Principais causas do desemprego Muitas vezes há emprego para a vaga que o trabalhador está procurando, porém o mesmo não possui formação adequada para exercer aquela função;
-Substituição de mão de obra por máquinas: nas últimas décadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois muitas indústrias passaram a usar máquinas na linha de produção. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema bankline também gerou o fechamento de milhares de vagas;
- Crise econômica: quando um país passa por uma crise econômica, o consumo de bens e serviços tende a diminuir. Muitas empresas demitem funcionários como forma de diminuir custos para enfrentar a crise.
- Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada: este caso é típico do Brasil, pois os custos de contratação de empregados são muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionários a contratar mais mão de obra.
- Fatores Climáticos: chuvas em excesso, secas prolongadas, geadas e outros fatores climáticos podem gerar grandes perdas financeiras no campo. Muitos empresários do setor agrícola costumam demitir trabalhadores rurais para enfrentarem situações deste tipo.
Subemprego
 É uma condição em que determinado trabalho é exercido sem a necessidade de qualificação profissional, recebendo, para isso, salários muito baixos. 
O subemprego também pode ser considerado um trabalho que está abaixo das qualificações do empregado, sendo este obrigado a executar tarefas inferiores à sua instrução profissional. Muitas vezes, a falta de oferta de emprego para profissionais qualificados, obriga-os a procurar e ocupar vagas em subempregos. Normalmente, os subempregos estão envoltos por ilegalidades, como remunerações muito baixas, sem garantias e proteções para o empregado, ou direitos trabalhistas, como férias, décimo terceiro, aposentadoria e etc. As condições de subemprego estão intrinsecamente relacionadas com o desemprego, obrigando os trabalhadores a procurarem empregos que possam unicamente satisfazer as suas necessidades de sobrevivência, sem perspectivas de crescimento profissional. Por receberem salários baixos, os subempregados vivem com pouca qualidade de vida, sendo muitas vezes obrigados a viver em favelas ou outros locais com saneamento precário e pouca segurança. 
No entanto, o subemprego pode se apresentar como uma alternativa para os indivíduos que não possuem qualquer tipo de qualificação profissional, mas que desejam ganhar o mínimo possível para conseguir sobreviver, mesmo que em condições precárias. 
As buscas por subempregos também são muito comuns quando pessoas imigram para outros países. Por exemplo, um advogado que deseja morar nos Estados Unidos e que para sobreviver, enquanto não consegue um emprego em sua área, trabalha como pedreiro, porteiro, diarista, catador de lixo, ou fazendo qualquer outro tipo de serviço que estiver disponível.
Subemprego no Brasil
No Brasil, assim como em vários países da América Latina, os subempregos são muito comuns devido ao alto índice de desemprego ou às poucas ofertas de emprego para profissionais qualificados. Com a intenção de fugir ao desemprego, as pessoas acabam por buscar os trabalhos informais como uma solução para a falta de melhores oportunidades. O que predomina no Brasil são trabalhos que exigem baixa escolaridade, mas certo grau de experiência, principalmente para os trabalhadores informais do comércio. 
Desemprego
O desemprego é a falta de um emprego, considerado para muitos estudiosos como uma "doença social". Um indivíduo que se encontra no "grupo ativo", ou seja, com idade para estar no mercado de trabalho, mas não tem emprego é chamado de desempregado. Existem quatro principais formas de desemprego: sazonal, cíclico, de transição e o estrutural. O mais grave, e que geralmente obriga as pessoas a procurarem subempregos, é o desemprego estrutural. Este tipo de falta de trabalho acontece quando não há procura ou poucas ofertas de serviço para determinada mão-de-obra.
Subemprego é uma condição em que determinado trabalho é exercido sem a necessidade de qualificação profissional, recebendo, para isso, salários muito baixos. 
O mais grave, e que geralmente obriga as pessoas a procurarem subempregos, é o desemprego estrutural. Este tipo de falta de trabalho acontece quando não há procura ou poucas ofertas de serviço para determinada mão-de-obra
. fonte: http://www.suapesquisa.com/economia/causas_desemprego.htm
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/03_cd_al.pdf
ANTUNES,Ricardo. Os sentidos do trabalho:ensino sobre a afirmação e a negação do trabalho. 7. Reimp. São Paulo : Boi tempo Editorial.

Outros materiais