Buscar

caso concreto jurisdição aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

caso concreto de jurisdição aula 5
a parte autora em um processo judicial,inconformada com a sentença de primeiro grau de jurisdição que se embasou no ato normativo X apela da decisão porque, no seu entender, esse ato normativo seria inconstitucional.a 3 camara civel do tribunal de justiça do estado alfa, aoanalisar a apelação interposta, reconhece que assiste razão a recorrente, mas especificamente ao que se refere a inconstitucionalidade do referido ato normativo X ciente da existencia de clausula de reserva de plenario a referida turma da provimento ao recurso sem declarar expressamente a inconstitucionalidade do ato normativo X embora tenha afastado a sua incidencia no caso concreto de acordo com o sistema juridico constitucional brasileiro, o acordão proferido pela 3 turma civel.
ESTA INCORRETO POSTO QUE VIOLOU A CLAUSULA DE RESERVA DE PLENARIO AINDA QUE NAO TENHA DECLARADO EXPRESAMENTE A INCONSTITUCIONALIDADE DO ATO.
O MINISTERIO PUBLICO FEDERAL AJUIZOU AÇÃO CIVIL PUBLICA EM FACE DO INSS, VISANDO OBRIGAR A AUTARQUIA A EMITIR AOS SEGURADOSCERTIDÃO PARCIAL POR TEMPO DE SERVIÇO, COM BASE NOS DIREITOS CONSTITUCIONALMENTE ASSEGURADOS DE PETIÇÃO E DE OBTENÇÃO DE CERTIDÃO EM REPARTIÇÕES PUBLICAS(CF,ART 5 XXXIV) O INSS ALEGA POR SUA VEZ QUE O DECRETO 3048/99, EM SEU ART 130, JUSTIFICA A RECUSA. SUSTENTA AINDA QUE A AÇÃO CIVIL PUBLICA NAO SERIA A VIA ADEQUADA PARA A DEFESA DE UM DIREITO INDIVIDUAL HOMOGENEO, ALEM DE SUA UTILIZAÇÃO CONSUBSTANCIAR USURPAÇÃO DA COMPETENCIA DO STF PARA CONHECER, EM ABSTRATO DA CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS NORMATIVOS BRASILEIROS. COMO DEVERA SER DECIDIDA A AÇÃO?
 
 a ação civil publica mesmo para proteção de direitos individuais homogenicos , pois muito embora a lei nao traga essa previsao a jurisprudencia permite em razao de expressao social, e nao sera subtituto da ADI portanto nao usurpara competencia do supremo se a analise for incidental e ainda a lei limitar os defeitos da decisao a sua circunscrição

Outros materiais