Buscar

Algumas Questões da Prova Final de Fundamentos e Teoria Organizacional - 18/10/2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-O estudo e a história da administração têm seus primeiros relatos no início do século XX. O pensamentos administrativo muito evoluiu e se aperfeiçoou com o passar dos anos. A respeito desta evolução das teorias da administração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A Teoria da Administração Científica teve ênfase nas pessoas.
( F ) As Tarefas foram ênfase da Teoria dos Sistemas, Caos e Complexidade.
( V ) A ênfase nas tarefas partiu da Teoria da Administração Científica, já a Teoria da Burocracia teve ênfase na estrutura.
( V ) A Teoria do Comportamento Organizacional e das Relações Humanas deu ênfase à abordagem humana.
2-O Desenvolvimento Organizacional é uma continuação da Teoria Comportamental, não é propriamente uma teoria administrativa, mas é um desdobramento prático e operacional da Teoria Sistêmica. A origem do DO tem motivado os administradores e consultores a trabalharem de modo em que as pessoas se sentissem parte da organização; assim, foram atribuídos vários fatores para seu surgimento. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns destes fatores:
( X ) A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias. Motivação humana. Diversidades de mudanças no mundo. Conflitos interpessoais.
( ) Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades de estima e autorrealização. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
( ) A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias. Grupos formais. Conflitos interpessoais. Motivação humana.
( ) Fatores internos. Fatores externos. Fatores contingenciais.
3-Quando falamos em burocracia, logo lembramos normas, rotinas e regulamentos que dificultam a eficiência e rapidez dos processos. Já ao analisarmos a visão de Max Weber e sua teoria da burocracia, destacam-se características como profissionalismo, impessoalidade e formalidade. Com base na visão de Max Weber, referente á impessoalidade, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A responsabilidade e a autoridade de cada funcionário dentro da organização não dependerão de cargo/função que ele ocupa.
( ) O poder exercido por cada funcionário é delegado de acordo com sua experiência ao longo dos anos, não considerando o cargo que ocupa.
( ) A distribuição das funções é realizada considerando a capacidade de comando que o funcionário impõe sobre os demais na organização.
( X )As normas devem ser obedecidas através das leis e não por pessoas. O exemplo é um chefe em que o subordinado obedece ás leis da organização e não ás características pessoais do superior.
4-A Teoria sistêmica, também conhecida como Teoria Geral de Sistemas, é uma abordagem que junta diversas ciências, com destaque para matemática, cibernética e sistemas. Tem como base estudos em conceitos e princípios de várias ciências, que são estudados para compreender como um determinado fenômeno – nesse caso, na ciência da administração – contribui de forma significativa na evolução dessa teoria, e sua abordagem no processo de gestão das organizações. Para compreendermos efetivamente a teoria de sistemas, é necessário conhecermos os seus componentes e características. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes componentes e características:
( ) Sistemas físicos. Sistemas abstratos. Sistemas Mistos.
( X ) Insumos. Processamento. Saídas. Entropia. Homeostase. Retroalimentação.
( ) Entropia . Homeostase. Retroalimentação.
( ) Sistemas físicos ou concretos. Sistemas abstratos ou conceituais. Sistemas fechados. Sistema abertos.
5-Segundo Chiavenato (2011), devido aos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja a sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Neste sentido, o administrador possui algumas responsabilidades. Sobre essas responsabilidades, analise as afirmativas a seguir:
I-Atingir as metas e os resultados através da gestão das pessoas. CORRETA
II-Estabelecer prioridades. CORRETA
III-Interligar as atividades exercidas pelas organizações. CORRETA
IV-Habilidades técnicas, humanas e conceituais. ERRADA
6- Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e nas normas sociais. Algumas das características estudadas na Teoria das Relações Humanas apresentam uma forma muito bem planejada, apesar de ser considerada, por muitos, informal e um modelo desorganizado. No entanto muitas empresas buscam esse modelo de trabalho (CHIAVENATO, 2011). Sobre estas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Relação de ideias e oposição.
II-Status.
III-Colaboração espontânea.
IV-Possibilidade da oposição à organização informal.
( II ) Mesmo que a interação seja em grupo, cada indivíduo busca seu lugar dentro da organização na forma de promoção ou apenas da posição social em que está inserido.
( III ) Esse modelo de organização informal é praticado por pessoas que independentemente do que fazem, tem a espontaneidade em auxiliar no que é preciso dentro da empresa.
( I ) Os indivíduos criam grupo sociais, independente da hierarquia nos diferente departamentos ou setores, criando uma relação pessoal de simpatia e ideias, ou oposição.
( IV ) Muitas vezes, o modelo informal pode estar em contradição com as ideias formais da organização, mas que a boa relação dos indivíduos pode gerar novas ideias e proporcionar satisfação, tanto para os grupos como para a organização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes