Buscar

Trabalho Segunda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: Gestão Financeira – 2º Semestre
NOMES: Abner W. Sanches da Silva – 201702469654
Fernanda Onofre Dias – 201701202328
Vanessa Cristielle Dias – 201702496228 
Questões
1- Como podem ser classificadas as funções administrativas?
R: As funções básicas de um administrador segundo Henri Fayol podem ser classificadas da seguinte forma :planejamento , organização, comando, controle, coordenação
2- Quais são os indicadores de desempenho operacionais mais comumente utilizados? Dê exemplos e comente
R: - Os indicadores de produtividade: que podem estar relacionados à produtividade hora/colaborador, hora/máquina. Ou seja, estão ligados ao uso dos recursos da empresa com relação às entregas.
- Os indicadores de qualidade: eles andam juntos com os indicadores de produtividade, pois ajudam a entender qualquer desvio ou não conformidade que ocorreu durante o processo produtivo. Um exemplo de indicador de qualidade pode ser considerado o nível de avarias, onde a quantidade de avarias ocorridas durante um período é comparado com o nível de aceitação estabelecido.
- Os indicadores de capacidade: eles medem a capacidade de resposta de um processo. Podemos citar como indicadores de capacidade a quantidade de produtos que uma máquina consegue embalar durante um determinado período de tempo.
- Os indicadores estratégicos: eles auxiliam na orientação de como a empresa se encontra com relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente. Eles indicam e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa com relação ao que deveria ser.
3 – Quais são os indicadores de desempenho financeiro mais comumente utilizados? De exemplos e comente.
R: Para uma empresa se consolidar e crescer, é preciso ter muita atenção aos seus indicadores financeiros. São eles que darão importantes dados sobre o desempenho dos negócios. Esses indicadores são encontrados nos principais demonstrativos financeiros. Analisando estes números, as pequenas e médias empresas têm condições de visualizarem de maneira clara o desempenho recente de seu negócio. Pensando nisto listamos alguns indicadores de desempenho financeiros:
Cálculo da rentabilidade
A rentabilidade é um dos mais importantes indicadores de desempenho do negócio e serve para medir o potencial que sua empresa tem em se pagar, com base no investimento realizado durante sua estruturação.
Patrimônio líquido
Calcular o patrimônio líquido de seu negócio é outra forma que o empreendedor tem de verificar o impacto da performance financeira. Realizar essa conta exige conhecer seus ativos e passivos. Os ativos são os bens e direitos da empresa enquanto os passivos são suas obrigações.
Prazo médio das cobranças
o controle de contas a receber tem a função de acompanhar os recebimentos diretos da empresa, num determinado período de tempo. Permite que seu negócio saiba quais clientes pagam em dia, quais deles são responsáveis pela maior parte de seu faturamento e quanto dinheiro estará em caixa num determinado tempo.
Essa informação é fundamental para entender seu fluxo de caixa. O giro das duplicatas a receber pode ser descoberto dividindo as receitas brutas em vendas a prazo, pelo saldo médio das delas. Com esse resultado você poderá calcular o prazo das cobranças e trabalhar para recebê-las em dia.
4 – Qual a importância do planejamento e do controle financeiro para as entidades?
R: Um bom planejamento é essencial em todos os seguimentos de qualquer empresa, pois através dele você pode traçar metas e/ou objetivos e se basear nos demonstrativos financeiros para tal. Principalmente no setor financeiro o planejamento e controle são fundamentais, através disso são feitos os controles gerenciais para que a empresa não entre no saldo negativo e tenha sucesso em seus objetivos.
5 – Evidenciar como são feitos os controles de custos, despesas e investimentos dentro de uma entidade.
R: - Custos: são gastos que estão diretamente ligados a produção, comercialização de bens e serviços.
- Despesas: gastos relacionados a parte administrativa.
- Investimentos: gastos realizados no intuito de melhorar a receita da empresa.
6 – Faça um quadro traçando as principais diferenças entre o planejamento financeiro de curto e longo prazo. 
	
PLANEJAMENTO FINANCEIRO A LONGO PRAZO
	
PLANEJAMENTO FINANCEIRO A CURTO PRAZO
	
Planejamento de capital
Planos de marketing
Planos de desenvolvimento e pesquisa
Planos de produção
	
Previsão de vendas
Planos operacionais de produção
Orçamento de caixa
Orçamento de capital
Demonstrativo de resultados projetados
Balanço patrimonial projetado
7- Pesquise quais as funções do Controller e qual o perfil do profissional que exerce tal cargo
R: Ele tem a função básica de extrair e consolidar informações relevantes, fidedignas e tempestivas, gerando relatórios para auxiliar a tomada de decisões dos gestores de cada área, bem como para a diretoria da organização. Porém, suas atribuições não param por ai. Um gerente de controladoria deve identificar pontos deficientes ou que podem ser melhorados para contribuir no incremento da rentabilidade e lucratividade da empresa, monitorando exposições ao risco. E é importante saber que o Controller não toma as decisões, e sim direciona caminho aos gestores e executivos para tais. 
Entre as suas atribuições estão, as responsabilidades de atuar com instruções para as demais áreas da empresa, realizar a análise de desempenho. Análise e proposta de ações para a equipe de gestão, contabilidade, gestão de liquidez de ativos de controle, finanças, planejamento fiscal, governança corporativa, conformidade e garantia, gestão de riscos, análise de viabilidade de projetos e na redução de custos e melhorias contínuas na produtividade
O perfil para o profissional que exerce esse cargo demanda uma sólida formação acadêmica, espírito de liderança e flexibilidade para as mudanças.
8- Enumerar as fases da controladoria dentro de uma empresa.
- Planejamento
- Execução
- Controle

Outros materiais