Buscar

Uma curva de possibilidade de produção indica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova
Uma curva de possibilidade de produção indica: como a mudança tecnológica permitirá obter uma certa quantidade de um bem, para obter maior quantidade de um segundo bem.
No fluxo monetário encontra-se: o pagamento dos salários.
Um imposto é considerado progressivo quando: incide, com um percentual maior, sobre as pessoas de maior renda da produção.
Um dos índices que melhor representa o grau de desenvolvimento de uma economia é: IDH.
A partir da década de 70, do século XX, o mundo foi atingido por um processo inflacionário. O ponto de partida dessa crise foram as dificuldades crescentes com o juros internacionais e com a inflação contagiante em função dos crescentes preços de petróleo patrocinados pelos países árabes (grandes produtores e formadores de cartel). Assinale a alternativa que explica a dificuldade dos países compradores de não serem envolvidos naquela significativa escala inflacionaria. A absorção desses preços, resultados de uma inflação importa sobre a qual o comprador não tem ingerência.
As maquinas e equipamentos fazem parte do fator de produção: capital
Ao afirmar que um país trabalha em pleno emprego, isso significa que esse país: faz uso total dos seus recursos produtivos disponíveis.
“A economia é uma ciência que tem como fim o estudo da escassez dos diversos recursos produtivos. Partindo do pressuposto que a maioria dos recursos são finitos, é de extrema importância estudar o impacto da produção, distribuição e uso de cada recurso. Podemos entender ........ como a possibilidade de um ganho ou perda onde existia mais de uma opção, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção.” A resposta que melhor completa a lacuna é: curva de oportunidade.
Exemplifique como o governo poderá utilizar a política fiscal estimular o crescimento econômico.
R: com a política fiscal expansivas, instrumentos fiscais: diminuir a carga tributária e aumentar os gastos públicos.
Explique três características da estrutura de mercado de concorrência monopolista e exemplifique um setor da economia brasileira que se encontra nesse estrutura.
R: 1ª há grandes números de empresas no mercado; 2º produtos diferenciados; 3º poucas barreiras para entrada de novas empresas no mercado. Exemplos: ramos de confecções, profissionais liberais.
Prova B
Considerando as relações que envolvem a demanda e a oferta assinale a resposta correta. Na analise da demanda temos relação inversa entre o preço de bem e quantidade demandada e na analise da oferta temos uma relação direta entre os preços e as quantidades ofertadas.
Muito se fala atualmente na falta de mão de obra qualificada e não há como negar este fato. Segundo pesquisa da confederação nacional da indústria (CNI) divulgada em fevereiro de 2011, mostra que sete em cada dez empresas industriais brasileiras afirmam que a escassez de mão de obra qualificada prejudica a competitividade, uma vez que segundo eles, devido à falta de qualificação, a busca de eficiência e a redução de desperdício acabam sendo as atividades mais prejudicadas nas empresas, o que resulta em potenciais problemas de qualidade, custos mais elevados e lucro menores. 
(HTTP://techoje.com.br/site/techoje/cvategoria/detalhe_artigo/1172) A mão de obra representa um dos fatores de produção, ao lado do fator terra e outros que são necessários para a produção de bens e serviços. Podemos afirmar que os fatores de produção, mão de obra e terra (recursos naturais), são remunerados, respectivamente, por: Salário e aluguel.
 
O Brasil ocupa atualmente a 65a posição no consumo mundial de produtos lácteos, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). No país, o Estado de São Paulo é o primeiro no consumo de laticí-nios, enquanto o Rio de Janeiro está em 
segundo lugar. Atualmente, o brasileiro consome cerca de 160 litros de leite por ano. Há dez anos, o consumo era de 99 litros ao ano. O período de entressafra é de abril a setembro. Mas, ao contrário de anos anteriores, segundo Julião, não haverá 
aumento do leite, em razão da abertura de mercado pelo Mercosul. ('Hoje, recebemos leite da Argentina e do Uruguai, na proporção de 9% e 20%, respectivamente. No Mercosul, não se paga impostos, por isso, no ano passado e neste ano, o 
mercado manteve os preços. Aquela velha história: quando é bom para um, não é bom para o outro, afirma. - Disponível em: See more at: http://portalacteo.com.br/noticias/consumo-de-Ieite-aumenta-a-cada-ano-5315f#sthash.dpsPIZYW.dpuf. O leite torna-se mais barato e seu consumo aumenta. Paralelamente, o consumidor diminui sua demanda de chá. Neste caso Leite e chá são bens: substitutos
No que se refere as explicações sobre o que são bens (econômicos), leia as alternativas abaixo e assinale a correta.

Outros materiais