Buscar

Questionario GN 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - Considere os sistemas abaixo: 
I. Uma amostra de gás à temperatura de 300 K. 
II. Um objeto sólido à temperatura de 150°C. 
III. Dois litros de água, inicialmente a 20°C, misturados em um calorímetro com 1 litro de água inicialmente a 80°C, e deixados em repouso até que se atinja o equilíbrio térmico. 
IV. Gás ideal inicialmente a 2 atm de pressão e 100 K, aquecido a volume constante até que sua pressão chegue a 10 atm. A alternativa em que os sistemas estão corretamente enunciados em ordem crescente de temperatura é: 
R: I, III, II, IV 
2 - Com base na figura e afirmações a seguir podemos dizer que: 
I - Trata-se basicamente de um reservatório produtor de gás natural, ficando a ocorrência de petróleo provavelmente em segundo plano. 
II - É uma reserva que não justifica a exploração do gás, pois parte deste está dissolvido no óleo. 
III - É um esquema típico de gás natural associado. 
R: Apenas a afirmação I é verdadeira. 
3 - Um recipiente plástico está na geladeira, a uma temperatura inferior a 0o C, parcialmente preenchido com alimento, e fechado por uma tampa de encaixe. Ao ser retirado da geladeira e mantido fechado a uma temperatura ambiente de 25oC, depois de alguns minutos observa-se a tampa "inchar" e, em alguns casos, 
desprender-se do recipiente. Sabe -se que não houve qualquer deterioração do alimento. Sobre esse fato, é CORRETO afirmar que: 
R: houve aumento de pressão proveniente de aumento de temperatura. 
4 - Temos um frasco contendo um gás à temperatura de 127oC. Querendo expulsa do frasco 1/3 do número de moléculas desse gás, devemos aquecê-lo a: 
R: 600 K.
5 - Sobre o processamento primário dos fluidos produzidos num campo de petróleo ou gás natural, é correto afirmar que: 
R: Os vasos separadores são fabricados nas configurações horizontal e vertical, sendo que os separadores horizontais são mais eficientes na separação gás/líquido e os separadores verticais são mais convenientes na remoção de partículas sólidas. 
6 - Na separação do GN dos outros fluidos, há uma série de problema s operacionais que podem ocorrer, tanto nos vasos separadores bifásicos quanto nos trifásicos. As placas coalescedoras e a tela de arame na seção gasosa são particularmente suscetíveis a este problema: 
R: Obstrução por parafina 
7 - O gás natural é o mais limpo de todos os combustíveis fósseis, porém, na sua combustão libera alguns gases. Dos gases abaixo, na combustão do gás natural, é liberado em maior quantidade o: 
R: dióxido de carbono 
8 - Analise as proposições abaixo sobre o gás natural. 
I. É encontra do como uma energia de origem fóssil, acumulado em rochas porosas no subsolo, freqüentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório. 
II. É extraído de jazidas naturais subterrâneas formadas por rochas sedimentares porosas e per-meáveis cobertas por estratos impermeáveis que impedem a sua saída para o exterior. Formou-se nessas jazidas subterrâneas como resultado da decomposição de sedimentos naturais ao longo de muitos milhares de anos. O gás natural pode estar acompanhado por petróleo ou é encontrado constituindo um reservatório de gás. 
III. É encontrado em reservatórios subterrâneos, somente no mar, tal qual o petróleo, sendo considerável o número de reservatórios que contém gás natural associado ao petróleo. Nestes casos, o gás recebe a designação de gás natural associado. Quando o reservatório contém pouca ou nenhuma quantidade de petróleo, o gás natural é dito não associado. Está correto o que se afirma em: 
R: I e II, somente 
9 - Num cilindro contendo uma mistura de gás oxigênio e gás argônio, a pressão total é de 10 atmosferas. Sabendo que a pressão parcial do oxigênio é 5,0 vezes maior do que a pressão parcial do argônio, no cilindro o valor da relação: Massa do oxigênio em gramas / Massa do argônio em gramas é: 
R: 4,0 
10 - Considere as afirmativas abaixo que se referem ao ciclo de Carnot operando entre um reservatório quente e um frio. 
I -O ciclo de Carnot é formado por dois processos isotérmicos e dois adiabáticos, todos reversíveis, sendo dois de compressão e dois de expansão. 
II- A eficiência do ciclo de Carnot é definida como a relação entre o trabalho líquido realizado e o calor fornecido ao reservatório frio. 
III- O ciclo de Carnot é o ciclo termodinâmico de maior eficiência
Está correto o que se afirma em: 
R: I e III, apenas 
11 - Ainda sobre as características, pode-se dizer: 
R: Quando produzido pode ser associado ou não associado ao petróleo 
12 - A massa aproximada de oxigênio necessária para encher um cilindro de capacidade igual a 25 litros, sob pressão de 10 atm e a 25°C é de: 
Dados: Massa molar do O2 = 32g/mol; 
Volume molar de gás a 1atm e 25°C = 25 Litros/mol. 
R: 320 g 
12 - Um mol de gás ideal, à pressão de 16,6 atm, o cupa uma caixa cúbica cujo volume é de 0,001 m³. Qual a temperatura do gás e a força que o gás exerce sobre a tampa quadrada da caixa? (Considere 1,0 atm = 1,0×10 5 Pa, R = 8,3 J/mol K) 
R: 200 K e 16,6 . 10³N 
13 - Um gás é aquecido a volume constante. A p ressão exercida pelo gás sobre as paredes do recipiente aumenta porque: 
R: as moléculas passam a se chocar com maior freqüência com as paredes 
14 - Com relação ao poder calorífico de um combustível que contém hidrogênio em sua composição podemos afirmar que: 
R: O poder calorífico superior é igual ao poder calorífico inferior acrescido da quantidade de energia cedida pelo vapor de água gerado na combustão quando este último condensa. 
15 - É um derivado obtido diretamente do processamento do gás natural: 
R: gás liquefeito de petróleo
16 - A equação do gás ideal só pode ser aplicada para gases reais em determinadas condições especiais de temperatura e pressão. Na maioria dos casos práticos é necessário empregar uma outra equação, como a de van der W aals. Cons idere um mol do gás hipotético A contido num recipiente hermético de 1,1 litros a 27ºC. Com auxílio da equação de van der Waals, determine o erro cometido no cálculo da pressão total do recipiente quando se considera o gás A como ideal. 
Dados: Constante universal dos gases: R = 0,082 atm.L.mol-1.K-1. Constantes da equação de van der W aals: a = 1,21 atm.L2.mol -2 e b = 0,10 L.mol-1. 
R: 5,24 % 
17 - Referente às principais características do GN podemos dizer que: 
R: Possui odor característico / É mais leve que o ar / Duas das respostas anteriores estão corretas
18 - A respeito do GN importado, podemos dizer: 
R: O transporte é feito sobre regime de autorização passado pela ANP. 
19 - Gás natural é: 
R: uma mistura de hidrocarbonetos parafínicos leves (metano, etano e propano) e outros componentes de maior peso molecular, que à temperatura ambiente e à pressão atmosférica permanecem no estado gasoso. 
20 - Transformado em fase líquida por meio de processo criogênico, é composto predominantemente por metano tendo seu volume reduzido cerca de 600 vezes. Trata-se do: 
R: GNL 
21 - Considerando um gás natural de composição conforme dados abaixo, calcule o peso molecular dessa mistura: COMPONENTES CH4 86% C2H6 7% C3H8 6% C4H10 1% 
R: 19,08 
22 - Para proporcionar um aumento na pressão de uma determinada amostra gasosa numa transformação isotérmica é necessário 
R: Aumentar sua massa 
23 - O quociente entre o poder calorífico de um gás e a raiz quadrada da densidade relativa, sob as mesmas condições de temperatura e pressão de ref erência, significa a medida da quantidade de energia disponibilizada em um sistema de combustão através de um orifício injetor. Este valor é conhecido por: 
R: indice de Wobbe
24 - Supondo um comportamento de gás ideal, assinale a opção que indica, aproximadamente, a massa em gramas, de 1,0 L de C3H8 nas CNTP: 
R: 2,0g 
25 - Constitui um processo de separação de gases ácidos presentes em gás natural: 
R: absorção em dietanolamina. 
26 - A equação de estado de um gás é P⋅(v-b)=RT , onde R e b são constantes, P é a pressão, v é o volume específico, e T é a temperatura absoluta do gás. A derivada parcial (∂s∂P)T
da entropia específica do gás em relação à pressão, a uma temperatura constante, é dada pela expressão: 
R: -RP 
27 - 0,5 mols de um gás ocupam um volume V de 0,1 m3 quando a uma temperatura de 300 K. Qual é a pressão do gás a 300 K? Considere R = 8,3 J/ mol K. 
R: 12450Pa 
28 - Um cilindro, cujo volume pode variar, contém um gás perfeito, a pressão de 4 atm, a uma temperatura de 300 K. O gás passa, então, por dois processos de transformação:
- seu volume aumenta sob pressão constante até duplicar; 
- retorna ao volume original, através de uma compressão isotérmica. A temperatura e a pressão do gás, ao final dos dois processos acima descritos, serão, respectivamente: 
R: 600 K e 2 atm 
29 - De acordo com as definições dadas as frações do Gás Natural, o Líquido de Gás Natural (LGN) é constituído basicamente de: 
R: propano, butano, pentano e hexano 
30 - Sobre as transformações sofridas por uma amostra de gás ideal, é CORRETO afirmar: 
R: Ocorrendo aumento de pressão, forçosamente o volume diminui. 
31 - Num recipiente indeformável com 12,5 mL de capacidade, está contida uma certa amostra gasosa cuja massa exercia uma pressão de 685 mmHg, à temperatura de 22°C. Quando esse recipiente foi transportado comas mãos, sua temperatura elevou-se para 37°C e a pressão exercida pela massa gasosa passo u a ser: 
R: 0,95 atm 
32 - O gás natural pode ser utilizado em vários setores como os industriais, comerciais, residenciais, automotivo, geração e cogeração de energia. Na comercialização, para a medição de consumo do gás natural a un idade de medida mais utilizada é: 
R: m3 
33 - Um balão cheio de gás hélio, ao nível do mar ocupa um volume de 250 litros. Seu volume após lançamento numa atitude de 3000 metros será? (Admita que a temperatura permanece constante): 
R: Maior, pois a pressão externa diminui com a altitude 
34 - Compostos, que podem ser encontrados em presença de escoamento de gás natural, formados pela combinação física entre moléculas de água e certas moléculas do gás, na presença de água livre. De estrutura cristalina, cresce m bloqueando linhas, válvulas e equipamentos. A composição do gás tem efeito fundamental na formação destes. Metano ,etano e gás sulfídrico são , por excelência, favorecem a formação , enquanto propano e butano formam compostos instáveis e moléculas maiores, ao contrário , tendem a inibir sua formação . Trata-se da formação de: 
R: Hidratos
35 - o uso do amoníaco (NH3) nos cigarros aumenta o impacto do efeito da nicotina. (...) com esse estudo confirmamos o que antes desconfiávamos: as empresas manipulam a quantidade de amoníaco com o propósito de reforçar a nicotina, disse Suponha que uma amostra de cigarro aonde tenha 5 ml de NH3, a 27ºC. Se aquecermos o cigarro a 627ºC. Mantendo a pressão con stante, o volume de NH3, em litros será de: 
R: 0,015 
36 - Um recipiente de aço de volume, contém ar comprimido na pressão Pl . Um segundo recipiente de Aço de volume V2, contém ar menos comprimido na pressão P2 . Ambos os cilindros estão na pressão ambiente. Caso sejam interligados por uma tubulação de volume desprezível, a pressão final em ambos os cilindros será igual a: 
R: (VlPl + V2P2 ) / (Vl + V2 ) 
37 – Além dos hidrocarbonetos, fazem parte da composição do gás natural: 
R: CO2, N2, H2S 
38 – São compostos orgânicos que compõe, após o processamento do gás natural, o liquido de gás natural (LGN) 
R: Propano e Butano
39 – Tem-se uma amostra gasosa formada por um dos seguintes compostos: CH4, C2H6, C3H6 OU C3H8. Se 22 g dessa amostra ocupam o volume de 24,6 L a pressão de 0,050 atm e temperatura de 27ºC: R – 0,0821 L atm/k.mol, conclui-se que se trata do gás 
R: Propano 
40 – Qual o objetivo da regulação do gás natural? ( Marque a alternativa correta) 
R: É definir regras para garantir a estabilidade do relacionamento entre os integrantes da cadeia do gás natural, consumidor, fornecedor, transportador 
41 - Em uma região que tenha, em seu parque industrial, um polo petroquímico bem desenvolvido, para um melhor rendimento em matéria-prima petroquímica, poderia receber nas proximidades um projeto de unidade de processamento de gás natural do tipo: 
R: turbo expansão . 
42 - Uma das etapas do condicionamento do GN é a retir ada dos contaminantes ácidos, também conhecida como adoçamento do GN. Para tanto, utilizamos em contracorrente em uma torre absorvedora uma solução de 
R: Amina
43 - A respeito Do limite inferior e superior de inflamabilidade do GN, o que podemos afirmar? 
R: Dentro da faixa de 3,1% à 19,6%, a mistura ar + GN, é tal que ocorrer a 
reação de combustão se existir uma fonte de ignição 
44 - De acordo com a legislação que define a especificação do Gás natural comercializado no Brasil; devem ser controlados os parâmetros abaixo, EXCETO: 
R: Pressão de vapor
45 - Um gás de elevada riqueza terá uma maior concentração de: 
R: LGN 
46 - O gás natural (GN), antes de ser enviado aos gasodutos de distribuição, é processado para remoção das frações condensáveis (GLP, nafta leve e água) e controle dos contaminantes. Sobre o efeito da presença de H2O, H2S, CO2 e N2 no gás natural, foram feitas as seguintes afirmativas: 
I - a presença de água pode vir a gerar hidratos sólidos em combinação com metano e etano, havendo risco de obstrução da tubulação; 
II - a remoção do H2S é importante para controlar a poluição e corrosividade gerada pelo GN, tanto antes quanto após a queima; 
III - O N2 e o CO2, como são gases inertes, não interferem nas características do GN, não sendo necessária sua remoção. Está(ão) correta(as) a(s) afirmativas(s): 
R: I e II, apenas 
47 - A massa de CO2, encerrada num recipiente de 164 mL , a 1520 mmHg, é de 2,2 x 10-1 g. Nestas condições determine a sua temperatura é EM GRAUS CELSIUS: Dados: 6C12 e 8O16 e a constante dos gases ideais é iguial a R = 0,082 atm.L/K.mol. 
R: 527 
48 - Sobre as propriedades do gás natural, assinale o único item CORRETO: 
R: As Faixas de inflamabilidade são determinadas proporções de misturas de combustível e comburente que permitem a combustão. Assim, limite inferior de inflamabilidade é a condição de mistura abaixo da qual existe um excesso de ar que impede a reação de combustão. A mistura é pobre em gás 
49 - O hidrogênio vem sendo considerado um possível substituto dos combustíveis altamente poluentes de origem fóssil, como o dodecano, utilizado na aviação. Sabe -se que, sob condições-padrão, as entalpias de combustão do dodecano e do hidrogênio molecular são respectivamente iguais a −7500 e −280 kJ/mol. A massa de hidrogênio, em gramas, necessária para gerar a mesma quantidade de energia que a gerada por 1 g de dodecano equivale a 
R: 0,315
50 - A respeito do processo de absorção refrigerada, pode -se dizer: 
R: Necessita da injeção de glicol na tubulação, antes do processamento, de forma a evitar a formação de hidratos com o abaixamento da temperatura . 
51 - Etapa do condicionamento do gás natural em que se removem partículas líquidas do gás, principalmente gotículas de óleo. Esse óleo normalmente encontra -se sob a forma de névoas. A eficiência deste processo evita uma série de problemas, tais como: contaminação de produtos químicos injetados na etapa de tratamento do gás; perda de eficiência na etapa de desidratação do gás; problemas em compressores, etc. 
R: Depuração 
52 - Defini-se Transferência de GN de acordo com a lei 9.478/97, como: 
R: movimentação de Petróleo e seus derivados e GN em meio e percurso considerado de interesse específico 
53 - A principal diferença entre gás natural e GLP (gás liquefeito de petróleo) é que o primeiro apresenta maior teor de 
R: Metano 
55 - O volume de uma massa fixa de gás ideal, a pressão constante, é diretamente proporcional à 
R: Temperatura absoluta 
56- A pressão atmosférica é aproximadamente igual à pressão exercida por uma coluna de água de 10 metros de altura. Uma bolha de ar sai de fundo de um lago e chega à superfície com um volume V. Sendo a mesma temperatura em todo o lago e sua profundidade 30m, qual
era o volume da bolha no fundo do lago? 
R: V/4
57 - No gás natural são também encontrados teores variáveis de gases que não são hidrocarbonetos como o gás carbônico, o nitrogênio, o gás sulfídrico e o hélio. Enquanto alguns desses gases, como o hélio, podem aumen tar o valor comercial do gás natural, outros, como o gás sulfídrico, são prejudiciais e precisam ser eliminados em tratamentos específicos. O gás sulfídrico é considerado danoso porque: 
R: É venenoso e corrosivo 
58 - Um gás tende a ocupar todo o volume que lhe é dado. Isso ocorre porque: I. suas partículas se repelem permanentemente. 
II. o movimento de suas partículas é aleatório, e entre duas colisões sucessivas elas se movem com velocidade constante. 
III. as colisões entre suas partículas não são perfeitamente elásticas. Analisando as afirmativas, deve-se concluir que 
R: Somente a II é correta 
59 - Sabemos que a formação de hidrato é um item prejudicial a diversas áreas da produção do gás, assim marque a questão que mostra os principais malefícios da formação de hidratos na produção de gás. 
R: Quando produzido pode ser associado ou não associado ao petróleo
60 - No gás natural são também encontrados teores variáveis de gases que não são hidrocarbonetos como o gás carbônico, o nitrogênio, o gás sulfídrico e o hélio. Enquanto alguns desses gases, como o hélio, podem aumentar o valor comercial do gás natural, outros, como o gás sulfídrico, são prejudiciais e precisam ser eliminados em tratamentos específicos. O gás sulfídrico é considerado danoso porque:
R: É venenoso e corrosivo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais