Buscar

Direito Penal

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201707804605)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB - XIII Exame de Ordem Unificado - 2014) Considere que determinado agente tenha em depósito, durante o período de um ano, 300 kg de cocaína. Considere também que, durante o referido período, tenha entrado em vigor uma nova lei elevando a pena relativa ao crime de tráfico de entorpecentes. Sobre o caso sugerido, levando em conta o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A) Deve ser aplicada a lei mais benéfica ao agente, qual seja, aquela que já estava em vigor quando o agente passou a ter a droga em depósito.
	
	C) As duas leis podem ser aplicadas, pois ao magistrado é permitido fazer a combinação das leis sempre que essa atitude puder beneficiar o réu.
	 
	B) Deve ser aplicada a lei mais severa, qual seja, aquela que passou a vigorar durante o período em que o agente ainda estava com a droga em depósito.
	
	D) O magistrado poderá aplicar o critério do caso concreto, perguntando ao réu qual lei ele pretende que lhe seja aplicada por ser, no seu caso, mais benéfica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707226223)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿É preciso que não sejam suficientes para sua adequada tutela outros meios de defesa menos lesivos. Do exposto, ressai que a ingerência penal deve ficar adstrita aos bens de maior relevo, sendo as infrações de menor teor ofensivo sancionadas, por exemplo, administrativamente. A lei penal, advirta-se, atua não como limite da liberdade pessoal, mas sim como seu garante¿ (PRADO, Luiz Regis, Bem jurídico-penal e Constituição, p.92). A partir dos estudos realizados sobre o Controle Social Penal e suas missões no Estado Democrático de Direito, assinale a opção correta acerca do(s) princípio(s) limitador(es) do poder estatal mencionado(s) no trecho transcrito pelo eminente penalista:
		
	
	intervenção mínima, legalidade e individualização das penas.
	
	intervenção mínima, culpabilidade e proporcionalidade das penas.
	
	intervenção mínima, culpabilidade e irretroatividade da lei penal.
	 
	intervenção mínima, lesividade e fragmentariedade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708105207)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	I - Em nome do princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica, a abolitio criminis e a lex mitior alcançam todos os fatos delitivos anteriores à sua entrada em vigor, inclusive aqueles previstos em legislação penal temporária ou excepcional. II - A lei penal brasileira é aplicável aos crimes cometidos a bordo de embarcações e aeronaves estrangeiras de propriedade privada que estejam localizadas no mar territorial ou sobrevoando o espaço aéreo brasileiro, sendo também consideradas como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, localizadas em mar territorial ou no espaço aéreo de outro país, desde que estejam a serviço do governo brasileiro. III - Segundo dispõe o princípio da consunção, quando a concretização da prática de um crime depende direta e necessariamente da prática de uma conduta delitiva antecedente, o juiz, no momento da sentença, deve afastar o reconhecimento do concurso de infrações, aplicando ao réu apenas a pena do crime mais grave. Quais estão corretas?
		
	
	Apenas II e III.
	
	Apenas I.
	
	Apenas III.
	
	Apenas I e II.
	 
	Apenas II.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707792726)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao arrependimento posteior podemos afirmar
		
	
	Quando se configura o agente somente responde pelos atos praticados
	 
	Constitui causa de diminuição de pena e não se aplica a crimes com violência ou grave ameaça
	
	Constitui causa de diminuição de pena e se aplica a crimes com violência ou grave ameaça
	
	Constitui causa de extinção de punibilidade
	
	Pode se configurar em qualquer crime culposo, mas em crime doloso não
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707976299)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Maria Joaquina, empregada doméstica de uma residência, profundamente apaixonada pelo vizinho Fernando, sem que este soubesse, escuta sua conversa com uma terceira pessoa acordando o furto da casa em que ela trabalha durante os dias de semana à tarde. Para facilitar o sucesso da operação de seu amado, ela deixa a porta aberta ao sair do trabalho. Durante a empreitada criminosa, sem saber que a porta da frente se encontrava destrancada, Fernando e seu comparsa arrombam a porta dos fundos, ingressam na residência e subtraem diversos objetos. Diante desse quadro fático, assinale a opção que apresenta a correta responsabilidade penal de Maria Joaquina
		
	
	Deverá responder pelo mesmo crime de Fernando, na qualidade de partícipe, eis que contribuiu de alguma forma para o sucesso da empreitada criminosa ao não denunciar o plano.
	
	Deverá responder pelo crime de omissão de socorro
	 
	Não deverá responder por qualquer infração penal, sendo a sua participação irrelevante para o sucesso da empreitada criminosa
	
	Deverá responder pelo crime de furto qualificado pelo concurso de agentes, afastada a qualificadora do rompimento de obstáculo, por esta não se encontrar na linha de seu conhecimento

Continue navegando