Buscar

Avaliando Aprend. 02 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno: RICARDO NEY RANGEL DIAS
	Matrícula: 201707013179
	Disciplina: CCJ0001 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
 
Aluno de Exatas: para visualizar adequadamente questões com fórmula, instale o plug-in MathPlayer para o navegador Internet Explorer ou o MathJax para o Chrome.
MathPlayer para IE
https://www.dessci.com/en/products/mathplayer/download.htm
MathJax para Chrome
	
	
		1.
		Diferente do pensamento religioso e do mitológico, o pensamento filosófico procura explicar a vida a partir de características próprias. A filosofia explica a experiência humana a partir de duas características. Marque a alternativa que representa essas características.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	o uso da razão e de fenômenos naturais.
	
	
	o uso de lendas e mitos.
	
	
	o uso da teologia e o do senso comum.
	
	
	o uso de mitos e de eventos sobrenaturais.
	
	
	o emprego da razão e o de teses míticas.
	
	
		2.
		Sobre a Sociologia e o período do seu surgimento, podemos ASSINALAR COMO VERDADEIRA A SEGUINTE AFIRMAÇÃO:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	As relações de trabalho que surgem após a revolução industrial não são processos que tiveram influência no surgimento da Sociologia.
	
	
	A Revolução Industrial é muitas vezes analisada de forma superficial como a simples introdução da máquina a vapor nas fábricas e manufaturas e o aperfeiçoamento das técnicas produtivas. Existe, porém, outra faceta da realidade - a Revolução Industrial significou o triunfo da indústria capitalista e da classe minoritária detentora dos meios de produção e do capital. Grandes massas de trabalhadores foram submetidas ao que impunha o sistema - novas formas de relação de trabalho, longas e penosas jornadas nas fábricas, salários de subsistência - a fim de satisfazer os interesses econômicos dos empresários.
	
	
	O século XVIII não deve ser considerado um período de grande importância para a história do pensamento ocidental e para o início da Sociologia.
	
	
	No século XVII, a tendência sobrenatural e dogmática de se explicar os acontecimentos não precisou ser substituída por uma visão racionalista de mundo.
	
	
	A Sociologia, através de seus métodos de investigação científica, procura compreender e explicar as estruturas da sociedade, criando conceitos e teorias a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes. Assim, é determinante que o Sociólogo procure utilizar-se de conceitos individuais e particulares na analise dos processos sociais que esta estudando.
	
	
		3.
		Nas palavras de Kant: "O iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele é o próprio responsável [...] Tenha coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo [...] Para o Iluminismo, a única condição é a liberdade, e a mais inofensiva entre tudo se chama de liberdade, ou seja, a de exercer publicamente a razão sob todos os aspectos." (Livro didático de Fund. das Ciências Sociais) Considerando os pressupostos do Iluminismo, é correto afirmar:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Ao romper com a herança medieval, os pensadores iluministas buscavam na emoção as explicações possíveis para os fenômenos naturais.
	
	
	A Revolução Francesa (1789) trouxe o poder político à burguesia, sem, no entanto, modificar as estruturas da velha sociedade feudal.
	
	
	O iluminismo caracteriza-se por uma adesão voluntária ao Antigo Regime, pela defesa da liberdade e da igualdade jurídica.
	
	
	Para os pensadores iluministas o absolutismo era um princípio norteador, aplicado à organização do Estado, da economia e das relações sociais.
	
	
	Ao romper com a herança medieval, os pensadores iluministas buscavam na razão as explicações possíveis para os fenômenos naturais.
	
	
		4.
		Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo sociológico.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Busca da complexidade e singularidade - sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo.
	
	
	Busca da objetividade e neutralidade - sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização.
	
	
	Busca da singularidade e objetividade - sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido.
	
	
	Busca de subjetividade e pluralidade - sociedade é uma verdadeira máquina organizada, cujas partes, todas elas, contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto, adequando-se às demandas do mercado.
	
	
	Busca da complexidade e dualidade  - sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente.
	
	
		5.
		(Ueap 2011) Quanto ao objetivo da sociologia, analise as afirmativas que seguem:
A sociologia deve se preocupar em somente explicar a sociedade.
 II. A sociologia tem como função encontrar soluções para a vida social. 
III. A sociologia tem como função buscar explicações para os problemas sociais.
 IV. A sociologia tem como única função encontrar soluções para a vida social.
 V. A sociologia tem também o papel de comparar as sociedades e proceder a classificação das mesmas.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Apenas as alternativas II, III e V são verdadeiras
	
	
	Apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras.
	
	
	Apenas as alternativas I e V são verdadeiras.
	
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	
	Apenas as alternativas I e IV são verdadeiras.

Outros materiais