Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 3 E 4 PROCESSO penal 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504089359)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(MPE ¿ RS ¿ 2014 ¿ Promotor) Num júri de alta complexidade por envolver 5 réus com advogados diferentes, a sessão foi suspensa para que os jurados pudessem jantar. Numa das mesas, sentaram 3 jurados e 2 oficiais de justiça. Durante a janta, um dos juízes de fato perguntou o nome de uma testemunha ouvida em plenário para outro jurado, que respondeu prontamente, antes que o serventuário pudesse intervir. A conversa não foi além. O ocorrido foi levado ao conhecimento do Juiz e do Promotor. Nesse caso deve haver:
		
	
	A exclusão dos dois jurados e a continuação do julgamento.
	
	A reabertura do julgamento para que os demais jurados decidam a controvérsia.
	 
	A continuação do júri por não ter havido nulidade.
	
	A exclusão dos dois jurados, com a convocação de substitutos e a renovação dos até então praticados.
	
	A anulação do júri por quebra da incomunicabilidade entre os jurados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503632140)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO José, após responder ao processo cautelarmente preso, foi condenado à pena de oito anos e sete meses de prisão em regime inicialmente fechado. Após alguns anos no sistema carcerário, seu advogado realizou um pedido de livramento condicional, que foi deferido pelo magistrado competente. O membro do parquet entendeu que tal benefício era incabível no momento e deseja recorrer da decisão. Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa que menciona o recurso correto.
		
	
	Agravo em Execução, no prazo de 10 (dez dias);
	 
	Agravo em Execução, no prazo de 05 (cinco dias);
	
	Recurso em Sentido Estrito, no prazo de 05 (cinco dias);
	
	Recurso em Sentido Estrito, no prazo de 10 (dez dias).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504167648)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	4-(TRF 2ª 2012 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA JUDICIÁRIA)-O réu e seu defensor constituído foram pessoalmente intimados da sentença condenatória no dia 3 de fevereiro de 2012, sexta-feira. O prazo de 5 dias para apelação terminará no dia:
		
	 
	10 de fevereiro, sexta-feira.
	
	08 de fevereiro, quarta-feira.
	
	09 de fevereiro, quinta-feira.
	
	07 de fevereiro, terça-feira.
	
	13 de fevereiro, segunda-feira.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504109907)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Da decisão de impronúncia proferida pelo juiz presidente do Tribunal do Júri caberá:
		
	
	Agravo.
	 
	Apelação.
	
	Recurso em Sentido Estrito.
	 
	Embargos Infringentes.
	
	Carta Testemunhável.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504090759)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação ao tema CITAÇÕES, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado
	 
	Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional;
	
	No processo penal, o réu que se oculta para não ser citado poderá ser citado por hora certa, na forma estabelecida no Código de Processo Civil;
	
	A citação do militar dar-se-á por intermédio do chefe do respectivo serviço, respeitando assim à hierarquia militar bem como a inviolabilidade do quartel
	 
	Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, a citação far-se-á por carta ou qualquer meio hábil de comunicação;
		
	1a Questão (Ref.: 201504018206)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O direito ao silêncio do acusado e o valor da confissão harmonizam-se, segundo a sistemática atual do Código de Processo Penal, com fundamento nas seguintes regras:
		
	
	embora a confissão deve ser compatibilizada com as demais provas, aquela tendo um peso maior sobre as demais, influenciando o convencimento do juiz.
	
	o valor da confissão deverá ser compatibilizado exclusivamente com a prova colhida sob o crivo do contraditório, não sendo vedada qualquer alusão a eventual silêncio do réu na sentença condenatória.
	 
	o valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciação o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância, sendo que o silêncio do acusado não importará confissão, mas poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.
	 
	o silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa, sendo ao juiz vedada qualquer alusão ao silêncio do acusado na sentença que venha a proferir.
	
	o princípio constitucional da presunção de inocência impede que o juiz faça qualquer consideração na sentença a interrogatório e/ou confissão extrajudicial, não podendo nem mesmo tal circunstância interferir na sua livre apreciação das provas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504069903)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) O procedimento previsto no Código de Processo Penal para apuração de infrações penais será:
		
	 
	sumaríssimo, quando tiver por objeto apenas infração cuja sanção seja de prisão simples ou multa.
	 
	sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a quatro anos de pena privativa de liberdade.
	
	ordinário, quando tiver por objeto apenas crime cuja sanção máxima cominada for superior a quatro anos de pena privativa de liberdade.
	
	comum ou especial classificado, neste último caso, em ordinário, sumário ou sumaríssimo.
	
	ordinário, quando se tratar de crime de competência do júri, qualquer que seja a pena cominada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504099007)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(TRE/SP 2012 - FCC - Analista Judiciário) Moacir foi conduzido ao Distrito Policial acusado de praticar crime de desacato, pois teria xingado um Policial Militar quando foi abordado em uma operação bloqueio da "Lei Seca" na cidade de São Paulo. Foi lavrado o respectivo Termo Circunstanciado e encaminhado ao Fórum local. Moacir ostenta vasta folha de antecedentes criminais e não fazia jus a qualquer benefício legal. O Ministério Público ofereceu, então, denúncia contra Moacir, acusando-o de praticar o delito em questão (desacato). Designada audiência de instrução, debates e julgamento, o acusado foi regularmente citado e compareceu ao ato acompanhado de seu advogado. Iniciado o ato processual, o Magistrado concedeu a palavra ao advogado de Moacir para responder aos termos da denúncia. Em seguida, o Magistrado, em decisão fundamentada, rejeitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público. Contra essa decisão:
		
	
	caberá apelação, no prazo de cinco dias, que será julgada por turma composta de três Juízes em exercício no primeiro grau de jurisdição, reunidos na sede do Juizado.
	
	não caberá recurso.
	 
	caberá apelação, no prazo de quinze dias, que será julgada por turma composta de três Juízes em exercício no primeiro grau de jurisdição, reunidos na sede do Juizado.
	 
	caberá apelação, no prazo de dez dias, que será julgada por turma composta de três Juízes em exercício no primeiro grau de jurisdição, reunidos na sede do Juizado.
	
	caberá apelação, no prazo de três dias, que será julgada por turma composta de três Juízes em exercício no primeiro grau de jurisdição, reunidos na sede do Juizado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504420527)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação ao tema número legal de testemunhas no procedimento ordinário para cada parte é CORRETO afirma que:
		
	
	são 10 testemunhas
	
	são 12 testemunhas
	 
	são 8 testemunhas
	 
	são 3 testemunhas
	
	são 5 testemunhas5a Questão (Ref.: 201504282177)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV-2013-OAB -Exame de Ordem Unificado-)João está sendo processado por um crime doloso contra a vida e, após o oferecimento das alegações finais, o magistrado impronuncia o réu. Assinale a alternativa que apresenta a situação em que seria possível processar João novamente pelo mesmo fato delituoso
		
	 
	Desde que haja novas provas e não tenha ocorrido qualquer causa extintiva de punibilidade, pois a decisão de impronúncia não transita em julgado.
	
	somente seria possível processar João novamente após ter sido impronunciado, se houvesse a desclassificação do processo.
	
	Ninguém pode ser processado duas vezes pelo mesmo fato ( non bis in idem ).
	
	A sentença de impronúncia é uma decisão interlocutória mista não terminativa, por isso , jamais poderia joão ser julgado novamente
	
	A justiça já se manifestou em relação ao processo de João, tendo a decisão do magistrado transitado em julgado.

Outros materiais