Buscar

Direito Civil II AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Civil II
Estudo para AV2 
Temas: 
- Remissão: O que é remissão? Quando ela acontece?
Remissão é o perdão da dívida, posso perdoar quando o devedor aceitar o perdão, a remissão pode ser total e parcial. Na parcial por exemplo é quando o devedor é perdoado do juros pagando somente o capital. Na total é quando o devedor é perdoado da dívida por completo.
- Obrigações facultativas e alternativas: Qual a diferença entre as duas?
Na obrigação alternativa tem-se pluralidade de obrigações, podendo cumprir uma ou outra obrigação. Na obrigação facultativa se tem uma obrigação que é facultado trocar no momento da execução ( com coerência, equivalência. Ex: o devedor em vez de entregar uma casa não pode entregar uma casa. Quantos objetos se tem? No que efetivamente o devedor está obrigado? Quais são os direitos desse devedor? É facultado ao devedor mudar o objeto obrigacional.
***- Terceiro interessado e não interessado: O terceiro interessado que paga a dívida, quais são seus direitos? O terceiro não interessado, como pode pagar a dívida? Ele pode pagar a dívida? Ex: minha filha deve a Estacio, mas eu quero pagar a divida dela, eu posso? O credor está obrigado a aceitar este pagamento? E se o credor não aceitar o seu pagamento? (terceiro interessado). O terceiro interessado pode consignar? Pode! O terceiro não interessado só pode consignar se for em nome do devedor! Cuidado!!! O pagamento do não interessado tem duas formas de pagar: em nome próprio ou no nome do devedor. Se ele pagar em nome próprio, qual seu direito? Restituição do valor pago. E se ele pagar em nome do devedor é liberalidade/ doação, ou seja, não tem direito de ser ressarcido.
- Oposição: devedores solidários onde somente um tinha relação jurídica com o credor... só ele pode fazer a oposição. Quais são as possibilidades do credor solidário ou devedor solidário fazer a oposição? Só os interessados podem fazer a oposição.
- Solidariedade= “um que se coloca no lugar do outro.” É possível renunciar a solidariedade? A divida se torna extinta com a renuncia? Ela se torna uma dívida de quota parte. Pode renunciar a totalidade ou um só. Quando o credor renuncia a solidariedade somente de um, ele pode cobrar a totalidade dos demais e a quota parte do renunciado. Quais são as consequências da renuncia na solidariedade? 
- Solidariedade ativa e passiva: Quando um credor ou um devedor falece, quais as consequências? A solidariedade se transmite aos herdeiros? O que cada um é obrigado a pagar ou a receber? O credor solidário morre, quais os direitos que os herdeiros tem de reclamar do devedor? Eles podem reclamar a totalidade, só podem receber sua quota hereditária? Eles podem receber a quota total do falecido? E na solidariedade passiva. Ex: o credor morreu e deixou dois filhos, cada um terá de pagar a totalidade? Sem receber a herança, eles terão que pagar alguma coisa? (quem herda herda, quem não herda fica na mesma!), não tem que pagar nada.
- Obrigações condicionais: Qual a relação da obrigação condicionada a alguma coisa? Aquela obrigação que depende de uma condição ou termo. Ex: vou doar uma casa no dia em que você se casar. Quais as consequências dessa condição? EX2: E se eu doar a casa e descobrir que não houve o casamento? Qual a consequência sendo que eu já cumpri a obrigação, mas o termo e/ou condição não foi “pago” ainda? Tenho direito a me ressarcir, tenho direito a indenização?

Outros materiais