Buscar

Direitos Humanos: História e Proteção Internacional

Prévia do material em texto

Aula de Revisão 1 a 5
Prof. Rafael Iorio
(CESPE - 2011 - TRF - 5ª REGIÃO – Juiz) A Declaração Universal dos Direitos Humanos 
a) não trata de direitos econômicos.
b) trata dos direitos de liberdade e igualdade.
c) trata o meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito de todos.
d) não faz referência a direitos políticos.
e) não faz referência a direitos culturais e à bioética. 
Gabarito: letra B
2
(FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - V - Primeira Fase) A respeito da internacionalização dos direitos humanos, assinale a alternativa correta.
a)Já antes do fim da II Guerra Mundial ocorreu a internacionalização dos direitos humanos, com a limitação dos poderes do Estado a fim de garantir o respeito integral aos direitos fundamentais da pessoa humana.
3
b)A limitação do poder, quando previsto na Constituição, garante por si só o respeito aos direitos humanos.
c) A criação de normas de proteção internacional no âmbito dos direitos humanos possibilita a responsabilização do Estado quando as normas nacionais forem omissas.
d)A internacionalização dos direitos humanos impõe que o Estado, e não o indivíduo, seja sujeito de direitos internacional.
Gabarito: letra C
4
( FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase )Sobre o sistema global de proteção dos Direitos Humanos, assinale a afirmativa correta.
a) O Direito Humanitário, a Organização Internacional do Trabalho e a Liga das Nações são considerados os principais precedentes do processo de internacionalização dos direitos humanos, uma vez que rompem com o conceito de soberania, já que admitem intervenções
5
nos países em prol da proteção dos direitos humanos.
b) A Declaração Universal dos Direitos Humanos juntamente com a adoção do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos formam a Carta Internacional dos Direitos Humanos, podendo um Estado adotar ou não os seus postulados.
6
c) O sistema global restringe-se à Carta Internacional dos Direitos Humanos. Outros tratados multilaterais sobre Direitos Humanos, que se referem a violações específicas de direitos, tais como Convenção Internacional contra a Tortura, são facultativos e, consequentemente, não são considerados como parte do sistema global.
7
d) O sistema global é composto por mecanismos não- convencionais de proteção dos direitos humanos. Tais mecanismos são aqueles criados por convenções específicas de Direitos Humanos, de adoção facultativa para os Estados.
Gabarito: letra A
8
(CESPE - 2009 - DPE-PI - Defensor Público) - A respeito do desenvolvimento histórico dos direitos humanos e seus marcos fundamentais, assinale a opção correta.
a) Os direitos fundamentais surgem todos de uma vez, não se originam de processo histórico paulatino.
b) Não há uma correlação entre o surgimento do cristianismo e o respeito à dignidade da pessoa humana.
9
c) As gerações de direitos humanos mais recentes substituem as gerações de direitos fundamentais mais antigas.
d) A proteção dos direitos fundamentais é objeto também do direito internacional.
e) A ONU é o órgão responsável pela UDHR e pela Declaração Americana de Direitos.
10
(TRF3 – 13) Sobre os direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar-se que:
 
a) os de primeira geração são denominados direitos negativos, de abstenção, focados no princípio da igualdade e fraternidade universal; 
11
b) os de segunda geração, ao contrário, enfatizam o princípio da liberdade do cidadão em face do Estado, a busca de melhores condições de vida, a criação de políticas sociais de intervenção contra o arbítrio da liberdade individual;
12
c) as garantias têm caráter instrumental, são meios destinados a assegurar o exercício dos direitos, preservá-los ou repará-los, quando violados, como ocorre quando, no artigo 5°, X, da Constituição Federal, é assegurado o direito à indenização, pelo dano material ou moral decorrente da violação dos direitos à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas; 
13
d) têm como características essenciais a temporariedade, excepcionalidade, irrenunciabilidade e concorrência. 
GABARITO C
14
(DPESP -2007) A respeito do Tribunal Penal Internacional, é INCORRETO afirmar: 
(A) Sua jurisdição é adicional e complementar à dos Estados, cabendo a estes a responsabilidade primária quanto ao julgamento das violações de direitos humanos. 
(B) Suas penas estão limitadas à prisão por 30 anos, podendo ser aplicada excepcionalmente a pena de morte, quando justificada pela extrema gravidade do crime e pelas circunstâncias pessoais do condenado. 
15
(C) Além de sanções de natureza penal, pode determinar a reparação às vítimas de crimes e respectivos familiares. 
(D) Tem competência para apreciar denúncias de cometimento de crimes contra os direitos humanos praticados por agentes públicos, sem distinções baseadas em cargo oficial. 
(E) Tem natureza permanente e pode ser acionado em face do cometimento dos crimes contra a humanidade, de genocídio, e de guerra, os quais obedecem aos princípios da legalidade e anterioridade penal.
16
Marque a resposta CORRETA:
Não há referência à dignidade humana na civilização antiga.
A discussão da dignidade humana da pessoa humana se inicia após a 2ª Guerra Mundial.
Emmanuel Kant não se preocupou com a dignidade humana, tratando apenas da autonomia individual.
A dignidade da pessoa humana pode ser compreendida como um princípio jurídico fundamental, dele decorrendo uma série de direitos fundamentais. Gabarito: letra D.
17
Levando em conta que o artigo 1º. da Constituição Federal estabelece que a dignidade humana é um dos fundamentos do Estado Brasileiro, marque a resposta CORRETA. 
A dignidade humana por ser um conceito determinado e fechado não admite construção interpretativa.
Embora esteja previsto no texto da constitucional, o princípio da dignidade humana por ser um conceito indeterminado não tem obrigatoriedade.
18
c)O referido dispositivo assinala que o Estado existe em função do cidadão, como instrumento para a garantia e promoção da dignidade das pessoas individual e coletivamente consideradas.
d)A relação da dignidade humana com os direitos humanos não gera obrigação para o Estado já que a dignidade se resolve no plano da Moral.
e)A relação da dignidade humana com os direitos humanos gera apenas uma obrigação de caráter negativo para o Estado.
Gabarito: letra C
19
Obrigado
Prof. Rafael Iorio

Continue navegando