Buscar

WEB 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

WEB 01 - Caso Concreto
 1 O professor Antônio José começou a aula de Direito Civil III com a seguinte afirmação: - A vontade é um dos principais elementos para a formação dos contratos. Deve ser valorizada. Porém dentro de toda a lógica normativa que envolve os deveres e obrigações contratuais. Assim o contrato se tornou um instituto funcionalizado, isto é, uma vez não cumprida a sua função, não possui efeitos jurídicos. Nesse contexto a autonomia de vontade das partes dentro da relação negocial existente está condicionada ao cumprimento da função social. A seguir, o professor colocou as seguintes perguntas no quadro: 
a)Quais as condições de validade do contrato? 
O negócio jurídico antes de ser validado, precisa existir no mundo jurídico, para tanto prescinde da existência dos seguintes elementos: declaração de vontade, finalidade negocial e idoneidade do objeto. Art 104, CC.
b) O que significa e qual a relevância da autonomia da vontade das partes numa relação contratual? 
A manifestação livre das vontades, este princípio consiste na liberdade conferida as partes contratantes de criarem relações jurídicas, de acordo com suas intenções, desde que obedeçam as regras impostas na lei.
c) O que vem a ser a função social do contrato?
A função social do contrato está inserida no momento em que é celebrado a relação jurídica, entre duas ou mais pessoas e criando direitos e obrigações.
Assim a função social funciona como limitadora da autonomia da vontade , impedindo que tal autonomia esteja em confronto com o interesse social.
É uma forma de intervenção estatal nas confecções de instrumentos contratuais. 
Para que esse além de suprir os interesses dos contratante, seja importante para a sociedade.

Outros materiais