Buscar

ENERGIA EÓLICA (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENERGIA EÓLICA 
FONTE RENOVÁVEL
BAHIA, BRASIL E NO BRICS
BAHIA É 2º MAIOR PRODUTOR DE ENERGIA EÓLICA DO PAÍS
 
 Três anos após pôr em funcionamento seu primeiro parque eólico, em Brotas de Macaúbas, no sudoeste do estado, a Bahia já ocupa o segundo lugar nacional na geração da energia pela força dos ventos; com produção de 463 megawatts, a Bahia superou Ceará e Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte.
Crescimento EÓLICO NA BAHIA 
 
 Em maio, as usinas eólicas brasileiras produziram 176% a mais de energia na comparação com o mesmo período de 2014. E em 2015 foram gerados 2,03 GW, enquanto o montante do ano de 2014 passado ficou em 0,73 GW. A capacidade instalada da fonte no Brasil chegou a 6,2 gigawatts. 
PROJETOS E ENVESTIMENTOS
 
 A Bahia tem 168 projetos de energia eólica espalhados em 21 municípios. Do total, 37 parques já estão operando, 31 em construção e os demais em fase de projeto e licenciamento ambiental. 
Bahia vai ser o maior produtor de energia eólica
 Nunca os ventos foram tão importantes para a Bahia como agora. Graças à força dos ventos, o estado está com uma capacidade instalada de geração de energia da ordem de 1.218 milhão de MegaWatts, suficientes para atender a aproximadamente um terço de todo o consumo, incluindo não só o residencial, mas também o industrial e o uso na agricultura. 
Energia renovável mantém crescimento robusto
 Mesmo com a crise econômica dos últimos anos, alguns setores da economia conseguiram superar o cenário desfavorável e apresentaram até mesmo expansão da produção. Foi o caso do setor de energia renovável.
DADOS COMPARATIVOS
 Um levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), mostra que a participação de renováveis na matriz energética brasileira passou de 39,4% em 2014 para 41,2% no ano passado. No caso da oferta de energia eólica, a variação foi de 2% para 3,5% na comparação entre 2014 e 2015; já a de energia solar passou a representar 0,01% da matriz renovável em 2015.
Brasil É destaque NO brics pelo uso de energia renovável 
 O Brasil é o país com a maior participação de energia renovável na matriz de geração elétrica (não inclui importação) dentro do grupo conhecido como BRICS, que inclui também Rússia, Índia, China e África do Sul. De acordo com o relatório “Energia no Bloco dos BRICS” (agosto de 2015), as fontes renováveis representaram 73% da geração de energia elétrica do país, em 2014. Nos demais países do grupo, este percentual varia de 2% (no caso da África do Sul) a 22%, na China.
BRASIL LIDERANDO NO BRICS EM ENERGIA LIMPA
 
 Na complementação das fontes renováveis, os combustíveis fósseis, os principais emissores de CO², acabam tendo papel quase secundário na matriz de geração elétrica brasileira, com apenas 22% de participação, enquanto a África do Sul, China e Índia apresentam mais de 75% de fósseis, e a Rússia, 66%.
REFERêNCIAS 
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/09/energia-renovavel-mantem-crescimento-robusto
http://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/189291/Bahia-%C3%A9-2%C2%BA-maior-produtor-de-energia-e%C3%B3lica-do-Pa%C3%ADs.htm
http://www.tribunadabahia.com.br/2016/01/19/bahia-vai-ser-maior-produtor-de-energia-eolica
www.ambienteenergia.com.br/index.php/2015/09/brasil-e-destaque-brics-pelo-uso-de-energia-renovavel/27061
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais