Buscar

Avaliando BIOLOGIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602961118)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com o avanço da tecnologia dos microscópios, a ciência fez inúmeras descobertas importantes para o entendimento das características celulares. Das características apresentadas a seguir em relação às CÉLULAS EUCARIONTES, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Presença de retículo endoplasmático e complexo de Golgi
	 
	Material genético constituído por DNA
	 
	Todas apresentam parede celular
	 
	Presença de carioteca
	 
	Presença de compartimentos de membrana plasmática
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602899074)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Das alternativas abaixo, qual delas NÃO corresponde a Membrana Plasmática.
		
	 
	Participam da Glicosilação terminal.
	
	Nos enterócitos se especializam em microvilosidades que aumentam a capacidade de absorção nessas células.
	
	Sua principal função é a permeabilidade seletiva.
	
	Protege a células.
	
	Separa os meios intra e extra celulares.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603049684)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As bases nitrogenadas podem ser divididas em bases púricas e pirimídicas. Assinale a alternativa que contém os nomes das bases pirimídicas:
		
	 
	Citosina, timina e uracila;
	
	Guanina, timina e uracila;
	
	Citosina, timina e guanina;
	
	Adenina, timina e uracila;
	
	Adenina, citosina e timina;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603088898)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na(s) questão (ões) a seguir analise os itens e escreva nos parêntese (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso. A teoria celular, uma das maiores generalizações da biologia, postula que todos os seres vivos são formados por células. Em relação á morfologia celular, julgue os itens. ( ) O trifosfato de adenosina (ATP) é um composto químico sintetizado pela mitocôndria. ( ) A carioteca delimita o conteúdo nuclear. ( ) Entende-se por permeabilidade seletiva o controle de entrada e saída de substância da célula feito pela membrana plasmática. ( ) Os ribossomos podem ser encontrados aderidos ao retículo endoplasmático granular ou rugoso. ( ) As células procariontes caracterizam-se pela ausência do material genético. Assinale a alternativa que apresentam as sequências analisadas:
		
	
	V, V, V, F e F
	
	F, V, F, F e V
	
	V, F, V, V e F
	
	F, F, V, V e V
	 
	V, V, V, V e F
		
	 5a Questão (Ref.: 201602972411)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O modelo de ¿mosaico fluido¿ proposto por Nicolson e Singer (1972) é que melhor explica o trânsito de moléculas através da membrana plasmática, bem como sua composição química. Com base nas discussões sobre esse assunto, assinale a ÚNICA alternativa que correlaciona corretamente a composição com transporte de moléculas realizado pela membrana plasmática.
		
	
	A presença de moléculas de colesterol ao longo da membrana de célula vegetal impede o rompimento dessa estrutura durante os diferentes tipos de transporte realizados pelas monocamadas lipídicas que constitui a membrana plasmática.
	 
	As proteínas atuam na difusão facilitada de biomoléculas e íons carregados, enquanto que os lipídeos de cadeia hidrocarbônica curta contribuem para aumentar a fluidez da membrana, o que por sua vez facilita a difusão simples de pequenas partículas não polares.
	
	O termo mosaico se refere a inserção de carboidratos e lipídeos na membrana plasmática cuja função é reconhecer as células, e promover seu deslocamento por meio dos lipídeos associados a proteínas periféricas.
	
	A estrutura em mosaico é assim descrita devido à presença de biomoléculas das classes dos lipídeos, proteínas e carboidratos exclusivamente na monocamada voltada para o meio extracelular, onde tais biomoléculas captam as sustâncias de interesse para células as transportam para o meio intracelular.
	
	As proteínas periféricas atuam como receptores de moléculas intrínsecas do citosol e as transportam para o meio extracelular por meio do movimento de flip-flop.
	1a Questão (Ref.: 201603085250)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta sobre o envoltório nuclear:
		
	
	O transporte de moléculas do citoplasma para o núcleo é seletivo, enquanto que o fluxo de moléculas do núcleo para o citoplasma ocorre livremente.
	
	A membrana interna também compõe a retículo endoplasmático rugoso.
	 
	Possuem complexos proteicos que regulam o trânsito de moléculas entre o núcleo e o citoplasma, denominados poros nucleares.
	
	Estrutura exclusiva de células eucarióticas animais, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular do citosol.
	
	Formado por três folhetos (interno, mediano, externo), com um espaço entre eles denominado espaço perinuclear.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603051750)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A água é a substância mais abundante na constituição dos mamíferos. Desempenha inúmeras e essenciais e vitais funçoes no nosso organismo, sendo encontrada nos compartimentos extracelulares como no líquido intersticial, nos compartimentos intracelulares, o citoplasma e intracelulares . Sobre a água assinale a alternativa VERDADEIRA:
		
	 
	com passar dos anos, existe uma tendência de aumentar seu percentual em um determinado tecido.
	 
	em tecidos metabolicamente ativos é encontrada em menor quantidade.
	 
	participa da constituição dos fluidos orgânicos que transportam substâncias dissolvidas por todo o corpo
	 
	não facilita as reações químicas
	 
	a quantidade em que é encontrada nos organismos é invariável de espécie para espécie.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602334744)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A membrana plasmática apresenta caracteristicamente uma constituição tridimensional, onde observamos como biomoléculas representativas de sua organização as moléculas de:
		
	
	fosfolipídeos e gangliosídeos.
	
	gangliosídeos e carboidratos.
	 
	fosfolipídeos e proteínas.
	
	proteínas e esfingosídeos.
	
	gangliosídeos e esfingosídeos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602966134)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As proteínas sintetizadas (fabricadas) pela espécie humana utilizam um repertório de 20 aminoácidos, não importando seu tamanho. Alguns desses aminoácidos são sintetizados pelo organismo, a partir de outros compostos, enquanto outros não são sintetizados. Os aminoácidos que precisam ser adquiridos, principalmente através de alimentação, por não serem sintetizados pelo organismo são chamamos:
		
	 
	Essenciais.
	
	Especiais.
	
	Não especiais.
	
	Não essenciais.
	
	Terminais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603081690)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir da discussão sobre padrões celulares realizada em sala de aula, assinale a ÚNICA alternativa que descreve respectivamente as características das células eucariótica e procariótica. As características de cada célula estão separadas por meio de barra (/).
		
	
	Presença de diversas organelas/Núcleo separado do citoplasma.
	
	Presença de membrana nuclear/Ausência de todos os tipos de organelas.
	
	Poucas organelas e presença de nucleoide/Presença de membrana nuclear e diversidade de organelas.
	 
	Presença de membrana nuclear e diversidade de organelas/Poucas organelas e presença de nucleoide.
	
	Presença de núcleo difuso no citoplasma/Presença de carioteca característica.
		
	 1a Questão (Ref.: 201602345084)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Por meio de um conjunto de técnicas denominadas Engenharia Genética, o homem consegue manipular moléculas de DNA e RNA e utilizar microrganismos para a síntese de uma série de substâncias similares às produzidas no organismo humano sob condições naturais, como a insulina, por exemplo. O desafio para citologistas, geneticistas, médicose quem mais se aventurar nessa área é, desde 1980, mais do que audacioso: decifrar o genoma humano, isto é, "ler" os códigos genéticos de cada um dos 23 pares cromossômicos do homem. Para decifrar os cerca de 100.000 genes do genoma humano, os cientistas deparam-se com aproxidamente 3 bilhões de pares de bases nitrogenadas que, em conjunto, dão a "receita" do corpo humano. Investigações químicas sobre a constituição do DNA de diferentes organismos têm revelado iguais proporções de:
		
	 
	adenina e citosina.
	
	citosina e timina.
	
	adenina e guanina.
	
	timina e guanina.
	 
	guanina e citosina.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602966147)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O citoesqueleto de uma célula apresenta diversas funções, considerando desde a sustentação das organelas, morfologia da célula, contração, motilidade etc. A única alternativa abaixo que apresenta somente componentes do citoesqueleto é:
		
	
	Miosina, insulina e actina.
	 
	Microfilamentos, filamentos intermediários e microtúbulos.
	
	Microtúbulos, colágeno e microtúbulos.
	
	Actina, miosina e colágeno.
	
	Microfilamentos, elastina e vimentina.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603090305)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Síntese de lipídios, processo de desintoxicação, degradação do glicogênio, regulação de Ca2+ intracelular são funções de qual organela?
		
	
	peroxissomos
	
	Complexo de Golgi
	
	Retículo endoplasmático rugoso
	
	Mitocôndria
	 
	Retículo endoplasmático liso
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602334776)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mitocôndria está presente na maioria dos eucariontes, exceto num grupo de protistas chamado Archezoa, apesar de a análise genômica destes organismos indicar que podem ter perdido as mitocôndrias ao longo da evolução. A principal evidência disto é o fato de alguns genes codificadores de proteínas mitocondriais terem sido encontrados no genoma nuclear destes protistas (Bui & Bradley, 1996). Foi descrita por Altmann, em 1894 (que as denominou "bioblastos"), sugerindo a sua relação com a oxidação celular. O seu número varia entre as células, sendo proporcional à atividade metabólica de cada uma, indo de quinhentas a mil ou até dez mil dessas estruturas por célula. Sobre esta organela é correta a afirmativa:
		
	
	Esta organela apresenta uma membrana fosfolipídica uma que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana é conhecida como estroma mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e RNA mitocondrial, de forma circular, que contém 37 genes coodificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necesários para que a respiração celular ocorra.
	 
	Esta organela apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e DNA mitocondrial, de forma circular, que contém 37 genes coodificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necesários para que a respiração celular ocorra.
	
	Esta organela apresenta uma membrana fosfolipídica lisa que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e DNA mitocondrial, de forma circular, que contém 37 genes coodificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necesários para que a respiração celular ocorra.
	
	Esta organela apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades, chamadas de sulcos mitocondriais. A região limitada pela membrana interna é conhecida como estroma mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e RNA mitocondrial, de forma espiralar, que contém 25 genes codificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necesários para que a respiração celular ocorra.
	
	Esta organela apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa rugosa e outra interna que se evagina formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e DNA mitocondrial, de forma circular, que contém 37 genes codificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necesários para que a respiração celular ocorra.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602989892)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Mackenzie-SP) A respeito dos glicídios, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	podem se apresentar na forma simples ou como cadeias.
	
	são produzidos em qualquer processo de nutrição autotrófica.
	
	constituem a principal fonte de energia para os seres vivos.
	
	aparecem em moléculas como o ATP e o DNA.
	 
	podem constituir estrutura de sustentação de vegetais, mas nunca a de animais.
	1a Questão (Ref.: 201602988683)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao observarmos a imagem da estrutura de uma bactéria fornecida com o uso de um microscópio eletrônico de transmissão, demonstrando detalhes da estrutura interna e delimitante deste ser vivo, é possível afirmar a presença de qual estrutura localizada mais externamente na célula que compõe este ser vivo?
		
	
	Citosol
	
	Carioteca
	
	Membrana plasmática
	 
	Parede celular
	
	Citoesqueleto
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201603085294)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual dos RNAs abaixo é sintetizado na região do nucléolo nas células eucarióticas?
		
	 
	RNA mensageiro e RNA ribossômico
	
	RNA transportador e RNA mensageiro
	 
	apenas o RNA ribossômico
	
	apenas o RNA transportador
	
	apenas o RNA mensageiro
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603046565)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O códon corresponde à sequência de três bases do:
		
	
	ribossomo
	
	RNA-ribossômico
	
	RNA-solúvel
	
	RNA-transportador
	 
	RNA-mensageiro
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602911389)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Hemácias humanas possuem em sua membrana plasmática proteínas e glicídios que atuam no processo de reconhecimento celular dos diferentes tipos de sangue pertencentes ao sistema ABO. Tais moléculas ajudarão a compor uma região denominada:
		
	 
	Citoesqueleto
	
	Parede Celular
	
	Desmossomo
	 
	Glicocálix
	
	Microvilosidade
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602914154)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os esteroides constituem um grupo especial de __________, incluindo o colesterol, produzido por animais. O colesterol é precursor da (o) __________ e do (a) __________, respectivamente hormônio masculino e feminino.
		
	
	lipídios, progesterona, tiroxina.
	
	proteínas, testosterona, progesterona.
	 
	lipídios, testosterona, estrógeno.
	
	proteínas, insulina, glucagon.
	
	carboidratos, amilase, estrógeno.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes