Buscar

PI Consignação em pagamento

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE VILA VELHA/ES
ERIKA..., nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portadora da Carteira de Identidade nº..., inscrita no CPF/MF sob o nº ..., residente e domiciliada na Rua..., nº ...., bairro..., cidade..., Estado..., CEP ..., e-mail..., vem, perante Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com instrumento de mandato em anexo e endereço profissional na Rua..., nº ..., bairro ..., cidade ..., Estado ..., CEP ... (art. 106, inciso I, do NCPC), propor:
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
, com fulcro nos artigos539 e seguintes, do Novo Código de Processo Civil (NCPC), em face de KEILA..., nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portadora da Carteira de Identidade nº..., inscrita no CPF/MF sob o nº ..., residente em local incerto e não sabido, e-mail..., pelos fatos e fundamentos a seguir tratados:
I – DOS FATOS
A Autora firmou contrato de mútuo com a Ré, em anexo, para empréstimo deum tabletda marca SAMSUNG pelo prazo de 06 (seis) meses.
No contrato, ficou estipulado que a Autora deveria restituir o equipamento eletrônico na residência da Ré.
Ocorre que, na data de vencimento, a restituição do objeto tornou-se impossível, uma vez que a Autora, ao procurar o endereço indicado no contrato, foi informada de que a Ré tinha mudado para local incerto e não sabido.
Diante disso, a fim deevitar os efeitos da mora e resolver o contrato firmado, a Autora busca o Judiciário para a solução deste conflito.
II – DO DIREITO
Trata-se de obrigação portável, derivadado contrato de mútuo em anexo, na qual a Autora, na qualidade de devedora, possui a obrigação de restituiro tablet de marca Samsung junto residência à Ré (vide art. 586, 2ª parte, do Código Civil).
Assim, tendo a Autora buscado,na data do vencimento, adimplir a obrigação no endereço avençado, viu-se impossibilitada diante da notícia de que a Ré encontrava-se em local incerto e não sabido.
Nesse sentido, com base no artigo 335, inciso III,do Código Civil, configura-se esta hipótese ajuizamento da presente ação. Note-se:
Art. 335. A consignação tem lugar:
[...]
III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incertoou de acesso perigoso ou difícil; (grifo nosso)
Diante disso, requer a Autora autorização para que realize o depósito judicial do objeto do contrato de mútuo, a fim de ser liberada da  obrigação, de evitar os efeitos da mora e de promover a resolução do contrato em razãode seu adimplemento.
III – DO PEDIDO
Ante o exposto, requer a Vossa Excelência a autorização para depósito judicialdo tabletde marca Samsung, objeto do contrato de mútuo em anexo, com base no que dispõe o art. 542, inciso I, do NCPC;
Requer a citação da Ré via edital (art. 256, inciso II, do NCPC), para que, querendo, levante o depósito ou apresente resposta no prazo legal, com fulcro no art. 542, inciso II, do NCPC;
Requer a procedência do pedido, a fim de que seja declarada extinta a obrigação e resolvido o contrato havido entre as partes, em atenção ao art. 546 do NCPC;
Requer, ainda, a condenação da Ré ao pagamento de custas e honorátios advocatícios de sucumbência, conforme prevê os artigos 82, §2º, 85 e 546, todos do NCPC.
Protesta a Autora provar o alegado por todos os meios em Direito admitidos.
Dá-se à causa o valor de R$ ... (valor do objeto a ser consignado)
Nesses termos, 
Pede deferimento.
Local e data...
Advogado...
OAB nº ...

Outros materiais