Buscar

Avaliando Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703340144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2015. FCC. TRT - 9ª REGIÃO (PR). Técnico Judiciário - Área Administrativa) Maria, a fim de cuidar do machucado de seu filho que acabou de cair da bicicleta, aplica sobre o ferimento da criança ácido corrosivo, pensando tratar-se de uma pomada cicatrizante, vindo a agravar o ferimento. A situação descrita retrata hipótese tratada no Código Penal como:
		
	
	exercício regular de direito.
	
	erro de proibição.
	
	estado de necessidade.
	
	erro na execução.
	 
	erro de tipo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703076360)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tipicidade é
		
	
	comparação da conduta particular com a culpabilidade concreta e descrita no tipo.
	
	descrição do fato no texto legal.
	
	ação ilícita ou contrária ao direito.
	
	juízo de reprovação social.
	 
	adequação da conduta ao tipo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703089172)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O princípio da proporcionalidade, herança do período iluminista, determina a previsão de penas mais severas às infrações de menor potencial ofensivo.
	 
	Embora nossa independência tenha ocorrido em 1822, as Ordenações Filipinas vigoraram entre nós até o Código Republicano, promulgado após a Proclamação da República
	 
	A concretização do ideal iluminista no âmbito do Direito penal ocorreu ao longo do séc. XIX, quando surgiram os primeiros Códigos penais com sentido claramente liberal.
	
	O princípio da reserva legal não tem previsão constitucional.
	
	Beccaria, autor do livro Dos Delitos e das Penas defendia a irracionalidade, a crueldade e a arbitrariedade das leis penais e processuais do século XVIII.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702524133)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ronaldo ao descobrir que sua mulher tinha um amante, passou a segui-la até flagrá-la em um motel com ele. Revoltado, ingressou no motel fingindo ser cliente, procurou pelo apartamento no qual o casal se encontrava e, ao deparar-se com sua mulher, sacou de um revólver e desferiu três tiros, tendo atingido apenas sua mulher. Ato contínuo, em decorrência da confusão provocada por Ronaldo, Flávia foi levada ao hospital pelos funcionários do motel e, após submeter-se a uma cirurgia para a retirada dos projéteis, com resultado positivo, o médico resolveu aproveitar a anestesia para operar varizes de suas pernas, haja vista a iminente necessidade de retirada de uma safena, porém, por uma imperícia do médico, não especialista em varizes, a paciente teve uma hemorragia incontrolável na perna, vindo a falecer no centro cirúrgico. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre relação de causalidade,assinale a alternativa correta acerca da responsabilidade jurídico-penal de Ronaldo:
		
	
	será responsabilizado pelo delito de lesões corporais seguidas de morte por força do disposto no art.13, caput, do Código Penal - teoria da equivalência das condições.
	
	será responsabilizado pelo resultado morte por força do disposto no art.13, caput, do Código Penal ¿ teoria da equivalência das condições.
	 
	não poderá o resultado morte ser imputado a Ronaldo, pois houve a interrupção do nexo causal, face à incidência de superveniência de causa relativamente independente, consoante a teoria da causalidade adequada, prevista no art.13, §1º, do Código Penal.
	
	não poderá o resultado morte ser imputado a Ronaldo, pois houve a interrupção do nexo causal, face à incidência de superveniência de causa relativamente independente, consoante a teoria da equivalência das condições, prevista no art.13, §1º, do Código Penal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703341354)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando o iter criminis, assinale a alternativa verdadeira, considerando as fases constituintes:
		
	 
	Na fase de preparação, como regra, os atos são típicos.
	
	Os atos preparatórios constituem a chamada fase de cogitação (fase interna)
	 
	Há consumação, de acordo com o Código Penal, quando se fazem presentes todos os elementos da definição legal do delito.
	
	Na fase de execução, como regra os atos são atípicos.
	
	A fase de cogitação é relevante para o Direito Penal

Outros materiais