Buscar

Avaliando o aprendiz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603367540)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Taylor, o objetivo principal da Administração é aumentar a produtividade através da redução de custos de produção e do pagamento de salários por produtividade. Ele salienta que para realizar isto, a administração deve utilizar-se de práticas científicas, baseadas em pesquisas e experiências, visando formular princípios e estabelecer processos padronizados. Neste sentido, qual o elemento básico que a administração deve utilizar:
		
	
	B) Estudo do Trabalho;
	
	A) Desenho de cargos e tarefas;
	
	D) Supervisão e planejamento;
	 
	C) Seleção e treinamento de pessoal visando à especialização;
	
	E) Estudo dos tempos e movimentos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604060897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Kurt Lewin propõe uma equação para explicar o comportamento humano. Qual seria a correta?
		
	
	Pessoas = função (comportamento, meio ambiente)
	 
	Comportamento = função (pessoas, meio ambiente)
	
	Fator psicológico = função (comportamento, pessoas)
	
	Comportamento = (função pessoas, empresa)
	
	Meio Ambiente= função (pessoas, comportamento)
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604099242)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A teoria da Administração Científica tem como nome mais fortemente associado o de Frederick Winslow Taylor. Esta teoria surgiu a partir da necessidade do aumento da produtividade devido à carência de mão de obra especializada, por volta de 1890 e 1930. Sendo assim, no início do século XX, Taylor sintetizou um conjunto de princípios em busca da gestão eficiente do trabalho, entendendo que por meio de um treinamento rápido e adequado, o homem comum poderia executar a tarefa para a qual acabou de ser especializado. Sobre a Administração Científica, é correto afirmar:
		
	
	Só foi possível graças à Revolução Industrial , período em que ocorreu a globalização da Internet e o comércio online explodiu, trazendo uma nova forma de negociação entre os consumidores e as empresas.
	 
	A administração científica é uma abordagem que se propôs à análise do processo produtivo nas suas diferentes fases, a fim de estudar os movimentos adequados ao alcance da eficácia. Ao analisar o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores, Taylor chegou à conclusão de que eles aprendiam através da observação. Foi a partir destas conclusões que ele considerou mais adequada a separação das atividades: os administradores planejam e os operários executam. A organização racional do trabalho (ORT) criada por Taylor consistia então nos seguintes aspectos: análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos, estudo da fadiga humana, divisão do trabalho e especialização do operário, desenho de cargos e tarefas, incentivos salariais e prêmios de produção, condições de trabalho, padronização e supervisão funcional.
	
	Foi idealizada por Taylor com a ajuda de seu patrício, Adam Smith, o fundador da administração clássica, cuja ideia central é a competição dos operários para ganhos globais. Embora os indivíduos ajam apenas em proveito próprio, os mercados em que vigora a competição funcionam espontaneamente, de modo a garantir (Smith chamava de a mão de obra invisível que governa o mercado) a alocação mais eficiente dos recursos de produção, sem que haja excessos de lucros.
	
	Ao longo dos séculos, a Igreja Católica foi a principal influência da Administração Científica, pois foi estruturando sua organização, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior (assessoria) e sua coordenação funcional para assegurar integração. A organização hierárquica da Igreja é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa, cuja autoridade coordenada lhe foi delegada de forma mediata por uma autoridade divina superior.
	
	A Administração Científica evoluiu das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade. A história demonstra que a maioria dos empreendimentos militares, sociais, políticos, econômicos e religiosos teve uma estrutura piramidal, embora de forma não muito regular.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603362265)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Schmidt começou a trabalhar. Durante o dia todo e a intervalos regulares, o homem que o orientava com um relógio na mão lhe dizia: Agora, levante o lingote e ande. Agora, sente-se e descanse. Agora ande; agora descanse¿ Este trecho retrata:
		
	 
	Administração científica de Taylor
	
	Administração burocrática de Weber
	
	Administração clássica de Fayol
	
	Administração clássica de Taylor
	
	Administração científica de Fayol
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603354863)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O estudo dos tempos e movimentos possibilita a racionalização do tempo de execução de uma tarefa, através da fixação de padrões para sua realização e de normas e procedimentos, reduzindo o tempo de nivelamento e preparação do funcionário. Entre as vantagens deste método, podemos afirmar que, ( I ) dessa forma, existe uma maneira melhor (padrão) para realizar cada tarefa, uma ferramenta melhor (padrão) para executar a tarefa e um tempo ideal (padrão) para ser cumprida a tarefa. ( II ) Porque, neste contexto, uma das ideias centrais do movimento da administração científica é a de que o homem é um ser racional e que, ao tomar uma decisão, conhece todos os caminhos possíveis, bem como as consequências da escolha. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	e) as duas afirmações são falsas.
	
	b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Outros materiais