Buscar

1085005 Modelo notícia hand talk 0 703407 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HAND TALK COM INOVAÇÃO E ACESSIBILIDADE POSSIBILITA A INCLUSÃO SOCIAL DE DEFICIENTES AUDITIVOS.
ANA FLAVIA STRAPAÇÃO RU: 1077414
FLAVIANE DE MOURA RU: 1079509
TAINA SOUZA SILVA KAZMIERCZAK RU: 1085005
CEDUC- Campina Grande Do Sul- PR
Data (12/09/2017)
O aplicativo Hand Talk (mãos que falam) é uma ferramenta gratuita para android e IOS. Um aplicativo brasileiro criado por três estudantes da universidade de Alagoas. Foi escolhido como o melhor na categoria de inclusão em um concurso promovido pela ONU.
O aplicativo converte em textos, imagens e sons para a linguagem de sinais por ser de fácil manuseio está sendo apresentado nas escolas como uma ferramenta pedagógica para auxiliar na comunicação dentro e fora de sala de aula.
 
 
Fonte: http://www.techdicas.net.br/2016/07/hand-talk-tradutor-para-libras.html
O assistente de tradução se chama Hugo, a única dependência que ele é preciso ter conexão com a internet para realizar as traduções.
Através do trabalho desenvolvido pela professora Patrícia, com o uso do aplicativo em atividades do dia a dia na sala de aula com alunos do 2° ano do ensino fundamental I, da escola Meu Mundo Encantado, para inclusão social do aluno com deficiência auditiva e de alunos ouvintes de uma sala de aula regular. Com o início das atividades do ano letivo através da apresentação, identificação dos alunos e das dinâmicas em grupo a professora percebeu a dificuldade de um aluno que não participava das atividades propostas e quando o fazia tinha muita dificuldade, ao buscar a participação do aluno para a aula, a professora descobriu que este aluno é deficiente auditivo possuindo grande dificuldade de comunicação. Então a professora buscando a inclusão do aluno vai em busca de recursos para auxilia-la e então vem a conhecer o aplicativo Hand Talk, recurso gratuito de fácil acesso e manuseio o perfil perfeito para o trabalho em sala de aula. O objetivo principal é incentivar o desenvolvimento da linguagem do aluno surdo em sala de aula, instruindo para o uso do aplicativo como um facilitador do processo ensino aprendizagem. O início da atividade da turma regular com o aluno surdo, usando o aplicativo Hand Talk foi feita no período do mês de abril a junho. Por ter como interprete um personagem em 3D “HUGO” que se movimenta quando se toca na tela, houve na sala de aula uma grande aceitação e motivação dos alunos ouvintes e do aluno com deficiência auditiva, pois ficaram muito interessados em aprender a linguagem de sinais para ajudar o colega surdo a se comunicar com os demais da sala. Então através de atividades ligadas ao cotidiano de uma sala de aula como: ir ao banheiro, beber água e reconhecer as letras de seu nome, ajudaram o aluno a entender a rotina da sala e sua organização, bem como a organização de seu material. O aprendizado obtido foi muito produtivo e a interação entre os alunos ocorreu de forma evolutiva. O aplicativo mostrou-se muito eficaz através dele os alunos sentiram – se mais motivados nas aulas pois a inovação trouxe um estimulo a mais para a participação de todos na realização das atividades. O tradutor funcionou muito bem para mensagens curtas, mas com textos maiores pode-se ter alguma dificuldade. Então os textos e frases devem ser muito bem pronunciadas para que o aplicativo identifique as palavras corretamente.

Outros materiais