Buscar

Simulado Cosm.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIOQUÍMICA CLÍNICA
	Simulado: SDE3504_SM_201402164203 V.1 
	Aluno(a): GLAUCIA DE SENA SOUSA
	Matrícula: 201402164203
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 11/09/2017 16:19:08 (Finalizada)
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402433804)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Moléculas são átomos que se interagem para formar configurações estáveis. Das afirmações abaixo assinale aquela que contem apenas estrutura molecular:
	
	
	
	H2O; O-2 ; NaOH; HCl
	
	H2O; H2SO4 ; Na+; HCl
	
	H2O; H2SO4 ; NaOH; Cl-
	 Certo
	H2O; H2SO4 ; NaOH; HCl
	
	H+; H2SO4 ; NaOH; HCl
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402433802)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Bioquímica é a Ciência que estuda a química dos processos biológicos onde estão compostos por estruturas orgânicas e inorgânicas. Das afirmações abaixo qual delas possui apenas substância orgânica?
	
	
	
	Carboidratos; água; Enzimas; Vitaminas; Ácidos Nucleicos (DNA e RNA).
	
	ácido clorídrico; Proteínas; Enzimas; Vitaminas; Ácidos Nucleicos (DNA e RNA).
	
	ácido clorídrico; Proteínas; Enzimas; água; Ácidos Nucleicos (DNA e RNA).
	
	Carboidratos; hidróxido de sódio; Enzimas; Vitaminas; Ácidos Nucleicos (DNA e RNA).
	 Certo
	Carboidratos; Proteínas; Enzimas; Vitaminas; Ácidos Nucleicos (DNA e RNA).
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201403001629)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os conteúdos alimentares de gorduras saturadas e de colesterol influenciam diretamente os níveis dos lipídicos plasmáticos, em especial a colesterolemia. Uma paciente, 53 anos de idade, com alto risco para doença arterial coronariana, tem como resultado do lipidograma: triglicerídeos: 250; colesterol total 330; LDL: 158 e HDL 92; Ela procurou um nutricionista para avaliar o seu diagnostico laboratorial e rever seus hábitos nutricionais. Seu colesterol está bom está elevado. Assinale a alternativa que contenha a função do bom colesterol, o HDL.
	
	
	
	Transporta o colesterol do fígado até às células dos tecidos e favorece o seu acúmulo nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo do sangue, estando diretamente relacionado a doenças cardíacas.
	
	Aumenta os níveis de ácidos graxos insaturados.
	
	Reduz a absorção de açúcares simples.
	
	Sua consistência gordurosa não lhe permite dissolver-se no sangue, da mesma forma que água e óleo não se misturam, sendo eliminado na urina sem ser absorvido.
	 Certo
	É capaz de absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo-o das artérias e transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201403001631)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos seres humanos, bilhões de células nascem e morrem todos os dias, mesmo em um organismo complexo como os eucariotos. As células reproduzem-se através de 2 processos: mitose e meiose, e morrem também por 2 processos: Apoptose e Necrose. Assinale a alternativa que contenha as características da Apoptose:
	
	
	
	Na apoptose, há extravasamento do conteúdo intracelular levando ao recrutamento de células inflamatórias.
	
	As proteínas celulares se degradam nos processos de necrose, ocorrendo reações alérgicas.
	
	Não há gasto energético nos processos de morte celular.
	
	A apoptose, apesar de silenciosa, há liberação de citocinas e febre.
	 Certo
	Na apoptose, a célula se fragamenta internamente, sendo fagocitadas pelos macrófagos.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201402434132)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sangue arterial é o sangue que é oxigenado pelos pulmões e bombeado do coração para todos os tecidos e é essencialmente uniforme em composição em todo corpo, a coleta é realizado a nível hospitalar. Das afirmações que seguem qual delas corresponde ao exame realizado somente com sangue arterial?
	
	
	
	Dosagem de lítio
	
	Glicemia
	 Certo
	Gasometria arterial
	
	Gasometria venosa
	
	Dosagem de cloreto
	
	
	Col@bore
	 
	
	
	   COSMETOLOGIA
	Simulado: SDE0063_SM_201402164203 V.1 
	Aluno(a): GLAUCIA DE SENA SOUSA
	Matrícula: 201402164203
	Desempenho: 0,1 de 0,5
	Data: 02/10/2017 14:42:36 (Finalizada)
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201403249014)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De origem ectodérmica, a epiderme apresenta-se constituída de células epiteliais dispostas em camadas, as quais, de fora para dentro, respectivamente o nome de:
	
	
	 Certo
	Córnea - granulosa - espinhosa - germinativa ou basal
	
	Germinativa ou basal - espinhosa - granulosa - córnea
	 Errado
	Germinativa ou basal - espinhosa - córnea - granulosa
	
	Espinhosa ¿ germinativa ou basal ¿ granulosa ¿ córnea
	
	Germinativa ou basal - córnea - granulosa - espinhosa
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201403063952)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	-----------A afinidade dos grupos ------------------------- (lipófilos), para a fase ---------------------, e a dos grupos -------------------- (lipófobos) para a ---------------------, é que determinam a tendência de os compostos tensoativos se concentrarem nas --------------------------.
	
	
	
	Hidrófilos - oleosa - hidrófobos - água - interfaces.
	 Errado
	Hidrófobos - aquosa - hidrófilos - óleo - interfaces.
	
	Hidrófilos - aquosa - hidrófobos - óleo - interfaces.
	
	Lipófobos - oleosa - lipófilos - água - interfaces.
	 Certo
	Hidrófobos - oleosa - hidrófilos - água - interfaces.
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201402304890)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Através da RDC 211, de 14 de maio de 2005, a ANVISA classifica os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes em Graus I e II, em função da possibilidade de ocorrência de efeitos não desejados, devido ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidadosa serem observados de sua utilização¨.( 1,0) Segundo essa RDC, antitranspirantes axilares são classificados como produtos de Grau 2, ou seja, aqueles que devem atender exigências como ¨possuir indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso¨.Assim, a rotulagem exige, conforme consta do Anexo V ( regulamento técnico para rotulagem específica para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes¨) as seguintes informações ao usuário: 1- Usar somente nas áreas indicadas; 2- Não usar se a pele estiver irritada ou lesionada; 3- Caso ocorra irritação e/ou prurido no local da aplicação, suspender o uso imediatamente. Analise as afirmações abaixo: I-O Triclosan é a substância antitranspirante mais utilizado em desodorantes axilares. II-O bicarbonato de sódio é dos antitranspirantes mais eficazes, uma vez que neutraliza o pH axilar. III-O cloridróxido de alumínio, com ação adstringente, é um dos antitranspirantes mais usados. IV-Os antimicrobianos são os melhores antitranspirantes. Está(ao) incorreta( s) a(s) afirmação(ões):
	
	
	
	II, apenas
	 Certo
	I, II e IV
	
	III, apenas
	 Errado
	II e III
	
	II e IV
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201403043918)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A etimologia da palavra perfume é de raiz latina, perfumum significa ¿por fumo¿ ou¿destinado ao fumo¿, e tem sua origem estreitamente ligada à queima de madeiras aromáticas em cerimônias religiosas, casamentos e funerais para elevar o espírito dos fiéis, além de ser utilizado também como afrodisíaco e para curar doenças. Sobre a História dos Perfumes: I- Foram os egípcios os primeiros a usar sistematicamente perfumes no corpo, em dimensões que, segundo especialistas, ainda não foram
igualadas, deixando de ser utilizado de forma exclusiva no âmbito religioso para fazer parte da vida cotidiana. II- O povo grego adotou dos egípcios a paixão pelos perfumes. Tão difundido era o costume de perfumar-se entre os helênicos que, na Odisséia, Homero prescreve como regra obrigatória de cortesia oferecer aos visitantes um banho e óleos perfumados. III- Os romanos receberam a herança egípcia e grega, e tiveram nas rosas sua obsessão maior. IV- No século XII as Cruzadas trouxeram o perfume até a Europa. Com isso quebraram a devoção espartana pela austeridade que o Cristianismo havia trazido, de acordo com o qual os homens não usavam perfumes para parecerem auto-inteligentes. V- O primeiro perfume alcoólico parece ter sido criado para a Rainha Elizabeth, da Hungria em 1370. O perfume era tão atuante que com 72 anos, ela recebeu pedido de casamento do Rei da Polônia. É (são) verdadeira (s) a (s) afirmativa (s):
	
	
	
	II e V, apenas.
	
	I, apenas
	
	I e IV. somente.
	 Certo
	I, II, III, IV e V.
	 Errado
	III, apenas
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201403063905)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De outra forma pode-se dizer que em seus primórdios, os perfumes eram reservados aos deuses. Depois, os sacerdotes passaram a utilizá-los e quando os reis principiaram a encarnar o papel de Deus, também puderam fazer uso deles. A nobreza teve acesso ao privilegiado mundo dos aromas criados pelo homem e, daí em diante, esse privilégio foi se estendendo a outras classes sociais. Assinale a alternativa incorreta em relação às matérias-primas aromática naturais, essenciais aos perfumes:
	
	
	 Certo
	Animais: eucalipto, almíscar, civet
	
	Madeiras: cedro, pau-rosa, sândalo
	
	Folhas: eucalipto, alecrim, patchuli
	
	Exsudações vegetais: resinas, gomas, bálsamos
	
	Flores: jasmim, rosas, lavanda
	
	
	Col@bore
	 
	
	
	   COSMETOLOGIA
	Simulado: SDE0063_SM_201402164203 V.1 
	Aluno(a): GLAUCIA DE SENA SOUSA
	Matrícula: 201402164203
	Desempenho: 0,1 de 0,5
	Data: 05/11/2017 23:27:13 (Finalizada)
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402304896)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os tensoativos são amplamente utilizados na obtenção de produtos farmacêuticos e cosméticos, com variadas funções, entre elas as de emulsificantes, agentes de limpeza e de solubilização. São classificados de acordo com a sua estrutura química e carga elétrica. Sua escolha adequada pode melhorar o desempenho do produto, além de evitar problemas como incompatibilidades entre componentes da fórmula. I- Tensoativo anfótero II- Tensoativo aniônico III- Tensoativo catiônico IV- Tensoativo não iônico ( a ) Cloreto de cetiltrimetilamônio ( b ) Plantarem 1200 ( c ) Lauril éter sulfato de trietanolamina ( d ) Cocoamido propilbetaína.
	
	
	
	I-c; II-b; III-a, IV-d
	 Certo
	I-d; II-c; III-a; IV-b
	 Errado
	I-b; II-c; III-a, IV-d
	
	I-a; II-b; III-c, IV-d
	
	I-a; II-c; III-b, IV-d
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402328018)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Relacione as colunas de acordo com os efeitos da radiação solar: (I) Efeitos Agudos ( A ) Câncer de Pele ( B ) Queimadura Solar (II) Efeitos Crônicos ( C ) Eritema Calórico ( D ) Fotossensibilidade ( E ) Envelhecimento prematuro
	
	
	 Certo
	A-II; B-I; C-I; D-I; E-II
	
	A-II; B-II; C-I; D-I; E-I
	
	A-I; B-I; C-I; D-II; E-II
	 Errado
	A-I; B-I; C-II; D-II; E-II
	
	A-I; B-II; C-II; D-II, E-I
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201402304900)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Observe a formulação: Lauril éter sulfato de sódio ---------------------------------------- 18,0% Diestearato de polietilenoglicol ------------------------------------ 5,0% Lauril éter sulfossuccinato de sódio ------------------------------- 8,0%: Côco amido propil betaína ----------------------------------------- 3,0% Solução estoque de conservantes --------------------------------- 1,0% Dietanolamida de ácido graxo de côco ---------------------------- 4,0% Óleo de jojoba ------------------------------------------------------- 0,6% Essência -------------------------------------------------------------- 0,8% BHT ------------------------------------------------------------------- 0,6% D-pantenol ----------------------------------------------------------- 1,0% EDTA ------------------------------------------------------------------ 1,0% Solução de cloreto de sódio 30% ----------------------------------- q.s Solução de ácido cítrico 20% -----------------------------------------q.s( pH 5,5 a 7,0 ) Água deionizada ------------------------------------------------------ q.s .p 100,0mL Quais substâncias da formulação acima exercem respectivamente as funções de base perolada, tensoativo aniônico, tensoativo anfótero e corretivo de pH:
	
	
	 Certo
	Diestearato de polietilenoglicol, Lauril éter sulfato de sódio, Côco amido propil betaína, Solução de ácido cítrico 20%.
	 Errado
	Dietanolamida de ácido graxo de côco, Diestearato de polietilenoglicol, Côco amido propil betaína, e Lauril sulfossuccinato de sódio.
	
	D-pantenol, Solução de cloreto de sódio 30%, Lauril éter sulfato de sódio, e Lauril sulfossuccinato de sódio.
	
	Lauril éter sulfato de sódio, Solução de cloreto de sódio 30%, Diestearato de sódio, e Côco amido propil betaína.
	
	Lauril sulfossuccinato de sódio, Lauril éter sulfato de sódio, Côco amido propil betaína, e D-pantenol.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201402326764)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com a formulação abaixo, assinale a alternativa errada: Componentes do shampoo (% peso) Lauril éter sulfato sódio 35% Lauril éter sulfosuccinato de Na 5% Coco amido propil betaína 3% Dietanolamina de ác graxo de coco 3% Glicerina 1,5% Hidrolizado de ptn 3% Lanolina etoxilada (Solan 50) O,5% Extrato vegetal 1% Nipagin 0,2% Ácido cítrico 0,1% Cloreto de sódio 0,5% Essência 0,5% Corante Qs Água destilada q.s.p 100%
	
	
	
	São componentes básicos de uma formulação cosmética de xampu: tensoativos, umectante, ativo, conservante, acidificante, espessante e Veículo;
	
	A função do nipagin na formulação acima é conservante; do cocoamido propil betaína é tensoativo, do hidrolizado de ptn é a de ativo e da dietanolamina de AC. Graxo de coco é tensoativo.
	
	As propriedades tensoativas requeridas são: Detergente, Espumante, Emulsificante e Solubilizante
	 Errado
	Os tensoativos são classificados em: Aniônicos, Não Iônicos, Catiônicos e Anfóteros;
	 Certo
	A parte hidrófoba da molécula de tensoativo é solúvel em água e insolúvel em óleos
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201402940143)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde o início da história, o ser humano tem se preocupado com a aparência. Além de proporcionar proteção do crânio contra traumatismos e radiações solares, os cabelos estão diretamente relacionados a beleza. A veneração pelos cabelos influenciou imperadores, líderes religiosos, figuras da mitologia, além de ser referência social e cultural para muitas civilizações. Em todos os tempos e em todas as culturas, inúmeras fórmulas, poções mágicas, medicamentos exóticos e milagrosos foram testados no tratamento da calvície e, ao que se sabe, todos com resultados desapontadores. Analise as questões abaixo e marque a alternativa correta: I- As alopecias têm várias causas e diferentes apresentações clínicas. O intuito do tratamento da alopecia é aumentar a cobertura do couro cabeludo ou retardar a progressão do rareamento dos cabelos ou ambas; II- O folículo piloso é a estrutura que dará origem ao pêlo; seu desenvolvimento é iniciado em torno do terceiro mês da vida fetal, quando a epiderme começa a enviar invaginações para a derme subjacente, que irão se transformar em folículo
piloso e darão origem aos pêlos. Seu desenvolvimento está completo em torno do oitavo mês de gestação; III- Cada folículo possui seu próprio ciclo de desenvolvimento, que compreende três fases: anágena, catágena e telógena. A fase anágena se caracteriza pelo crescimento da matriz. Diversas moléculas têm importante função no crescimento e diferenciação das células germinativas da matriz, conseqüentemente, no ciclo de crescimento do pêlo. IV- Na unidade pilossebácea os receptores de androgênios são encontrados no núcleo das células basais das glândulas sebáceas, dentro da bainha externa do folículo piloso e na papila dérmica. Os androgênios encurtam a catágena e promovem a transformação de pelos terminais em pêlos velares, nas áreas sensíveis do couro cabeludo, durante o desenvolvimento da alopecia. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
	
	
	
	III e IV.
	
	I, II e IV;
	
	I e II;
	 Certo
	I, II e III;
	
	II e III;
	
	
	
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402940147)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	QUESTÃO 2: Ainda sobre a pele é correto afirmar: I- Em certas áreas do corpo, como axilas, região perianal, púbis e aréola da mama, existem glândulas sudoríparas modificadas (do tipo écrinas) e ligadas a pêlos. Essas glândulas produzem ferormônios, substâncias odoríferas que funcionam como um sistema de sinalização químico e externo. II- Os melanócitos são células que possuem corpo celular globoso do qual partem prolongamentos que se dirigem à superfície da epiderme, penetrando entre as células da basilar e da espinhosa. Esses prolongamentos têm a capacidade de transferir a melanina para o interior das células epiteliais, nas quais se acumula pigmento na região supranuclear. III- A pele negra contém o mesmo número de melanócitos que a de caucasianos, mas a pigmentação é mais intensa como resultado da síntese maior de melanina, que é dispersa por todo o melanócito e queratinócitos adjacentes. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
	
	
	
	I, apenas.
	 Errado
	I, II e III;
	
	I e III;
	 Certo
	II e III;
	
	I e II;
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201403129189)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Representam o grupo de produtos cosméticos que, supostamente, possuem ingredientes com atividade biológica e, portanto, teriam benefícios similaresa medicamentos
	
	
	 Certo
	Cosmecêutico
	
	Nutracêutico
	
	Medicamento homeopático
	
	Cosmético
	
	Medicamento alopático
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201403129213)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	----------------são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica(insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos). A maior parte dos sabões e detergentes são feitos de compostos que contém esse tipo de molécula. O caráter polar e apolar permite ligações aparentemente impossíveis entre moléculas. Em sua maioria, são moléculas orgânicas que apresentam de um lado um haleto orgânico (polar) e de outro uma extensa cadeia de hidrocarbonetos (apolar). Sua forma mais estável em água ou outro ambiente polar é na forma de micela.
	
	
	
	Substâncias graxas
	 Errado
	Polímeros aniônicos
	 Certo
	Moléculas anfipáticas ou anfifílicas
	
	Polímeros catiônicos
	
	Substâncias iônicas
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201403043918)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A etimologia da palavra perfume é de raiz latina, perfumum significa ¿por fumo¿ ou¿destinado ao fumo¿, e tem sua origem estreitamente ligada à queima de madeiras aromáticas em cerimônias religiosas, casamentos e funerais para elevar o espírito dos fiéis, além de ser utilizado também como afrodisíaco e para curar doenças. Sobre a História dos Perfumes: I- Foram os egípcios os primeiros a usar sistematicamente perfumes no corpo, em dimensões que, segundo especialistas, ainda não foram igualadas, deixando de ser utilizado de forma exclusiva no âmbito religioso para fazer parte da vida cotidiana. II- O povo grego adotou dos egípcios a paixão pelos perfumes. Tão difundido era o costume de perfumar-se entre os helênicos que, na Odisséia, Homero prescreve como regra obrigatória de cortesia oferecer aos visitantes um banho e óleos perfumados. III- Os romanos receberam a herança egípcia e grega, e tiveram nas rosas sua obsessão maior. IV- No século XII as Cruzadas trouxeram o perfume até a Europa. Com isso quebraram a devoção espartana pela austeridade que o Cristianismo havia trazido, de acordo com o qual os homens não usavam perfumes para parecerem auto-inteligentes. V- O primeiro perfume alcoólico parece ter sido criado para a Rainha Elizabeth, da Hungria em 1370. O perfume era tão atuante que com 72 anos, ela recebeu pedido de casamento do Rei da Polônia. É (são) verdadeira (s) a (s) afirmativa (s):
	
	
	
	I, apenas
	
	II e V, apenas.
	 Certo
	I, II, III, IV e V.
	
	III, apenas
	
	I e IV. somente.
	
	
	Col@bore
	 
	
	   COSMETOLOGIA
	Simulado: SDE0063_SM_201402164203 V.1 
	Aluno(a): GLAUCIA DE SENA SOUSA
	Matrícula: 201402164203
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 06/11/2017 12:42:57 (Finalizada)
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402940114)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a radiações solares e seus efeitos, assinale a alternativa correta: I- A penetração dos raios UV na pele depende de seu comprimento de onda ou de fatores individuais. II- Os raios UVA são mais energéticos que os raios UVB. III- Os raios UVA estão relacionados ao bronzeado. IV- Os raios UVB não provocam queimaduras na pele. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
	
	
	
	I, II e IV;
	
	I e II;
	
	I, II e III;
	 Certo
	I e III;
	
	III e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais