Buscar

A ONDA..ooo

Prévia do material em texto

curso de graduação em direito
jaziel dos reis oliveira
metodologia cientifica
filme “a onde”
 
Londrina
2017
JAZIEL DOS REIS OLIVEIRA
metodologia cintifica
filme “a onda”
Trabalho apresentado no Curso de Graduação em Direito da Universidade Norte do Paraná.
Professor: Michele.
Londrina
2017
SUMÁRIO
1. OBJETIVO- 	03
1.1 Ficha tecnica-.	03
1. 2 Resumo do filme 	04
1.3Conclusão- ..........................................................................................................06
2. REFERÊNCIAS- 	07
OBJETIVO.
 O trabalho visa analisar, o aspecto filosófico do filme “A Onda”, que é sobre a falta de orientação na vida dos jovens e sobre a importância que o mestre tem na formação de seus alunos, além de buscar a construção de valores, tanto pelos alunos quanto por seus professores.
 Será mostrado como uma ideologia pode alterar valores e costumes alterando o convívio escolar e familiar, influenciando a vida particular do aluno e do professor. 
Este trabalho provoca várias reflexões filosóficas, de como os professores deve ensinar seus alunos apensar, e a importância do conhecimento, para que não nos tornemos pessoas manipuladas e alienadas.
 
1.1 ficha técnica.
Título: A Onda.
Título original: Die Welle.
Duração: 107 minutos.
Gênero: Drama/suspense.
Música: Heiko Maile.
Direção: Dennis Gansel, Nina Maag, Anita Schneider.
Roteiro: Dennis Gansel e Peter Thorwarth.
Produção: Anita Schneider, Christian Becker e Nina Maag.
Cinematografia: Torsten Breuer.
Elenco principal: Jurgen Vogel (Rainer Wenger), Max Riemelt (Marco), Maximilian Mauff (Kevin), Christiane Paul (Anke Wenger), Jennifer Ulrich (Karo), Maximilian Vollmar (Bomber), Frederick Lau (Tim), Cristina do Rego (Lisa), Elyas M'Barek (Sinan).
Ano de lançamento: Alemanha (13 de março de 2008). Portugal (8 de janeiro de 2009). Brasil (21 de agosto de 2009).
País: Alemanha.
Língua: Alemão.
Sinopse: Um professor fica responsável por lecionar aulas sobre autocracia para uma turma de ensino médio. Para conseguir a atenção e o interesse dos alunos, o professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e da ditadura. Porém, esse experimento vai além dos limites e acaba desencadeando consequências inesperadas.
1.2 Resumo do filme.
 O filme se inicia com o ator principal da história: Jurgen Vogel (Rainer Wenger), ouvindo e cantando a música “Rock 'n' Roll High School”, (Que fala sobre: Um anarquista que não quer aprender nada na escola e que não se importa com nada, só está interessado nas garotas e em diversão) enquanto está inda para a escola em que leciona aula. 
 Assim que chega na escola Rainer é informado que ele será o professor de um curso sobre autocracia durante uma semana. Rainer não gosta da ideia, pois ele gostaria de lecionar sobre anarquia, por ser um assunto que mais o interessa pessoalmente, chega a pedir para trocar de tema com outro professor que irá lecionar sobre anarquia, o qual recusa o seu pedido e debocha da cara de Rainer. 
 Rainer acaba então aceitando o desafio de lecionar sobre autocracia, no primeiro dia descobre que muitos alunos não escolheram o tema sobre anarquia por não gostarem do professor que dará o curso, com isso a sala de autocracia está com uma grande quantidade alunos, mesmo sendo um tema de pouco interesse dos jovens. 
 O professor inicia perguntando “O que é autocracia? ” E “O que é um governo autocrático? ”. Ele recebe diversas respostas, a que melhor define o tema é a de Karo, quem afirma que “é quando um indivíduo ou um grupo domina as massas”. Então Rainer pergunta se é possível implementar outra ditadura na Alemanha. As opiniões se divide na sala, unas acha possível e outros acham que não. Ao perceber que os alunos demostraram enderece no assunto o professor tem uma ideia e faz um intervalo de 10 minutos. Assim que os alunos voltam para a sala de aula percebem que as carteiras estão dispostas de forma diferente, então Rainer propõe uma experiencia, que é aceita pela maioria ada turma, com algumas exceções. 
 Rainer é escolhido como a figura central de liderança, todos teriam de reportar a ele com respeito e o chamá-lo de “Sr. Wegner” e os alunos precisariam pedir permiçao para falar ou se levantar. Nesse momento alguns alunos perguntam se ele não está exagerando, e ele responde que não, e quem não quisesse participar não seria obrigado, e poderia se retirar da sala. O aluno Frederick Lau (Tim), demostra dês do começo muito entusiasmo com o curso do que os outros alunos. 
 No segundo dia, terça-feira o professor é recebido com um coro “ bom dia, 	Sr. Wegner! ”, que o deixa surpreso. A primeira atividade proposta é que todos os alunos comecem a marchar até que seus passos estejam sincronizados, demostrando a força de um grupo unido. A princípio alguns alunos se recusa a realizar o exercício mais logo são convencidos a realizar quando o professor diz que o objetivo era atrapalhar a aula de anarquia, que estava acontecendo no andar de baixo. Os alunos decidem que precisam de um uniforme que os diferencia dos demais alunos, e fica decidido que todos deve usar uma camisa branca. No intervalo alguns alunos, do curso de anarquia pede para mudarem para o curso de autocracia.
 No dia seguinte, quarta-feira, todos vão a aula com uma camisa branca, exceto Karo, que vai com uma blusa vermelha, isso faz com que ala seja excluída por todos até pelo professor. Os alunos decidem que precisam de um nome para o grupo, por votação é escolhido “A ONDA”. O professor vê que um aluno sabe desenhar bem, pede para que ele faça um logo para o movimento, pois todos teriam que contribuir como pudesse para o projeto, o que dá a ideia ao grupo de afazer cartões e adesivos. Quando Tim se prepara para ir embora ele é abordado por dois alunos que o agride, mais dois integrantes d’A Onda o protegem, mostrando que o movimento está unindo os alunos. Durante a noite os alunos saem para espalharem na cidade os símbolos d’A Onda, com adesivos e pichações, em um momento Tim arrisca sua vida para pichar uma estrutura de metal muito alta, em nome do grupo. 
 No quarto dia, quinta-feira os alunos implementam uma saudação própria para cumprimentarem-se, um movimento que representa uma onda. No intervalo da aula karo procura o professor, dizendo que a experiencia está começando a ficar fora de controle, e ele fala para ela mudar de sala já que não estava satisfeita. Após o termino da aula, Wegner é chamado pela diretora da escola, a qual diz a ele que tem total apoio dele, e que ele continuasse com sua experiência, deixando o muito contente e confiante. 
 Wegner chega em sua casa a pós o fim da tarde e é surpreendido por Tim que o esperava na frente de sua casa, estranhamente Tim se oferece para ser o guarda-costas do professor. Naquela noite o professor permite que Tim jante com ele e sua esposa, que acha estranho e se incomoda com a presença do aluno. A noite durante uma festa dada pelos membros d’A Onda, Karo escreve um manifesto contra 	“A Onda” e distúrbio pela escola toda, para que os alunos vejam no outro dia pela manhã. Os intrigantes d’A Onda se envolve em ama briga com um grupo de anarquistas por causa do símbolo d’A Ondar ter sido pichado em cima do deles. Para acabar com a briga e impor respeito Tim saca uma arma, o que assusta a todos, mais espanta os anarquistas, então Tim fala para os colegas que a arma é de festim, afim de tranquiliza-los. Kara e Mona, duas alunas que saíram do grupo, planejam como acabar com A Onda no último dia do curso. 
 No último dia sexta-feira, Wenger vê no jornal uma reportagem com a manchete com a foto do símbolo d’A Onda, e escrito “O que significa esse símbolo? ”. Ao sair de casa o professor ve que Tim avia dormido na frente de sua casa, então ambos vão juntos para a escola, não caminha o carro de wenger é atacado por anarquistas.O professor pede para que o aluno escreva em uma folha o que aquela semana de experiencia significou para eles.
 No mesmo dia aconteceu um campeonato de polo aquático, os alunos não permitiram a entrada de pessoas que não tivesse usando camisa branca. Karo e Mona, soa impedidas de entrar por não querer usa o uniforme, mesmo assim elas entra por outro portão de aceso, e jogam seus panfletos de manifestação contra ‘ A Onda”, o que desencadeia uma briga entre os torcedores. Ao mesmo tempo dois alunos que jogava polo começaram a brigar também dentro d’agua, por causa do tumulto o jogo foi suspenso. Mais tarde, o professor briga com sua esposa por causa de sua experiencia. Enquanto isso, Karo briga com Marco também por causa d’A Onda, e Marco acaba batendo em sua namorada. Marco assustado pelo ate que praticou por causa da onda, procura o professor e relata o acontecido, pedindo para que ele acabe de vez com “ A ONDA”. Então Wegner, marca uma reunião para decidir o futuro d’A Onda. 
 No dia seguinte, no auditório com todos os integrantes d’A Onda reunido, o professor pede para que as portas seja todas trancadas para que não aja interrupções, o que é realizado imediatamente através do Tim, que pediu para ficar na frente ao lado do professor para que pudesse ver todo o auditório, pedido que foi concedido. 
 Wegner entra no palco, e todos ficam de pé mostrando respeito e ele comprimente os alunos com a saudação criada por eles, os alunos retribui e sentam. Então o professor começa a ler partes das redações feitas pelos alunos, e quando termina de ler ele exclama dizendo que o projeto não pode acabar e que A Onda é a solução para o país, que se espalhará por toda Alemanha. A turma o aplaude, menos Marco, que fala para os colegas que eles estão sendo manipulados pelo professor. Nesse momento Wegner ordena que os alunos levem o “traidor” para a frente e pergunta: “O que vamos fazer com o traidor? ”. Um aluno responde que não sabia, pois estava apenas obedecendo o professor, e este diz: “E você o trouxe aqui somente por que eu mandei? É isso que fazem na ditadura. Entenderam o que aconteceu aqui? ”. Então os alunos percebem que aquilo era um fascismo, se se dão conta do quanto aceitarão aquilo como verdade a ponto de se envolver tanto no movimento, sem pensar e deixando de lado a sua ideologia anterior. O professor lembra eles da pergunta do primeiro dia (se era possível implementar uma ditadura na Alemanha atual) e na pratica mostra a eles, que o que, eles estavam vivendo era uma ditadura. O professor pede desculpa a todos por ter ido tão longe, e diz que A Onda, acaba ali. Todos os alunos se mostra perdidos, especialmente TIM. Então Tim saca sua arma, e ordena que todos permaneçam na sala, pôs A Onda não iria acabar ali, e acusa o professor de tê-lo enganado. Um dos alunos diz que as balas são de festim, então Tim dá um tiro no braço do aluno, para provar que são de verdade, agora apontando a arma para o professor, ele começa a questiona-lo, e Wegner tenta acalmá-lo, até que Tim abaixa a arma, quando todos acham que a situação foi controlada, Tim coloca a arma em sua própria boca e, atirando, se suicidando. Na cena seguinte, o professor é levado por policiais para uma viatura enquanto encara as pessoas que estão na rua da escola: a esposa, os alunos, alguns pais e a imprensa. Na cena final, o professor aparece, já na viatura, levando suas mãos à cabeça. A imagem congela com o foco em seu rosto, que carrega uma expressão de desespero, como se naquele momento ele tomasse consciência da proporção que sua experiência alcançou.
1.3 Conclusão-
 O filme “A Onda” nos mostra a responsabilidade que recai sobre os ombros de nossos educadores, que tendo pode mostrar a importância e ensinar como os jovens devem possuir uma mente pensante e critica, para que possa conhecer a fundo determinado assunto antes de tomá-lo como verdade. Quanto agir de má fé e transformar seus alunos em alienados por sua própria ideologia. E o quanto os jovens estão desinformados imaturos em suas ideologias, sem fundamentar ou questionar, sendo assim facilmente modificada por outra ideologia, uma das razoes que podem levar os jovens a alienação político e ao cultivo de liderança autoritárias. A história nos mostra que a ausência de valores está presente nos dias atuais, e a falta de identidade própria faz com que sentimos a necessidade de pertencer a um grupo, para nos sentir parte de alguma coisa.
 Analisando as questões que envolvem esse contexto, conclui-se que precisamos da orientação da escola e da família, para que posamos crescer corretamente instruídos em todas as arias, principalmente na política. Pois é ela que rege nosso pais, formando assim seres pensantes. 
2. Referências.
A ONDA - Filme Alemão de 2008. Passado aula em: 
Graduação em Direito da UNOPAR.: Metodologia cientifica. 23 de março de 2017.
A Onda - ( filme) Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Onda_(filme)#Liga.C3.A7.C3.B5es_externas. 
 Acesso em: 25 de março de 2017.
A Onda - Filme 2008. Disponível em:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-134390/. Acesso em: 25 de março de 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes