Buscar

exercicio de ciência politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Unidade 2 – Fundamentos Teóricos da Ciência Política
	1. Identifique em cada corrente de pensamento liberal e marxista os seus princípios básicos.
 LIBERAL: fundou no jusnaturalismo e defende a propriedade privada e os direitos individuais.
MARXISTA: faz a crítica da sociedade capitalista propondo o socialismo como alternativa de organização da sociedade.
	2. Ressalte as diferenças entre o pensamento liberal e o marxista.
O pensamento liberal funda-se em uma corrente filosófica que foi predominante na Europa durante os séculos XVII e XVIII: o jusnaturalismo. Contrariamente a toda tradição filosófica, anterior e posterior, o jusnaturalismo busca no indivíduo e não no grupo a origem do Direito e da ordem política legítima.
O pensamento marxista parte de um universo filosófico e conceitual inteiramente distinto do utilizado pelo pensamento liberal. Contrariamente ao liberalismo, que parte do indivíduo para explicar as relações de poder na sociedade e a função do Estado, o marxismo toma por ponto de partida o grupo social, retomando uma longa tradição filosófica posta de lado durante os duzentos anos de domínio do jusnaturalismo no pensamento europeu. Para o liberalismo, o interesse individual é o fundamento da ordem política legítima, enquanto para o marxismo é o interesse de classe que explica todo e qualquer ordenamento político.
3. Retorne, agora, à introdução desta Unidade, precisamente na parte em que você definiu e caracterizou liberalismo e marxismo. Compare aquilo que você sabia e escreveu antes de iniciar o estudo desta Unidade com o que você acabou de escrever em resposta às questões 1 e 2. Isso lhe dará uma boa dimensão sobre o seu aprendizado nesta Unidade.
Para o liberalismo, o interesse individual é o fundamento da ordem política legítima, enquanto para o marxismo é o interesse de classe que explica todo e qualquer ordenamento político.
Unidade 3 – Formas de Governo e Regimes Políticos
	1. Quais são as características das democracias liberais que se relacionam diretamente com a teoria liberal, e quais lhe são estranhas?
 O governo resulta da escolha da maioria por meio de eleições periódicas, livres e justas e que, ao mesmo tempo, conservam todas as características dos regimes liberais quanto às regras básicas de organização do Estado e os direitos civis e políticos dos seus cidadãos. Em geral, as diferentes teorias da democracia basearam-se na observação dos regimes liberais democráticos. Assim, ao longo do século XX, a teoria da democracia abandonou o conteúdo substantivo clássico de “governo do povo, para o povo e pelo povo”, ganhando contornos mais estritamente processuais e compatíveis com os princípios liberais.
	2. Quais características dos regimes comunistas encontram-se relacionadas com a teoria marxista, e quais não?
Os governos comunistas passaram a reivindicar a representação da maioria trabalhadora ou, simplesmente, do povo, como na China e em Cuba. Esses regimes passaram a justificar a manutenção da ditadura pela constante ameaça representada pelo imperialismo das nações capitalistas, e pela existência de inimigos internos contrarrevolucionários.
Unidade 4 – Representação e Sistemas Partidários
	1. Identifique as principais características, vantagens e desvantagens
existentes nos sistemas:
a) majoritário e o proporcional;
Sistema Majoritário: utilizado nas eleições para os cargos de Presidente da República,
governador de estado e do Distrito Federal, senador e prefeito, em que será eleito
o candidato que obtiver a maioria dos votos. A maioria pode ser simples ou relativa, onde é eleito aquele que obtiver o maior número dos votos apurados ou absoluta, onde é eleito aquele que obtiver mais da metade dos votos apurados, excluídos os votos em branco e os nulos. A exigência de maioria absoluta visa dar maior representatividade ao eleito, ocorrendo nas eleições para Presidente da República, governador de estado e do Distrito Federal e prefeito de município com mais de 200.000 eleitores. 
Vantagens: Produzem relações mais próximas entre o eleitor e seu representante gerando uma representação maior. 
Desvantagens: Pode haver uma desproporcionalidade entre os votos e as cadeiras recebidas em partidos cuja representação não é concentrada em cada distrito e há uma possibilidade de que acabe por se criar governos majoritários. 
b) proporcional de lista aberta e de lista fechada; e
Sistema Proporcional utilizado nas eleições para os cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador. O sistema proporcional de eleição foi instituído por considerar-se que a representatividade da população deve se dar de acordo com a ideologia que determinados partidos ou coligações representem. 
Dessa forma, ao votar, o eleitor estará escolhendo ser representado por determinado partido e, preferencialmente, pelo candidato por ele escolhido.
Contudo, caso o mesmo não seja eleito, o voto será somado aos demais votos da legenda, compondo a votação do partido ou coligação. 
Vantagem: a perfeita diferenciação dos grupo s ideológicos representados pelos partidos, eis que neste sistema o acesso ao parlamento ocorre com mais facilidade e , com isso, evita-se “a clandestinidade ou a pressão exterior nociva que tais grupos, se excluídos, co mandariam contra as casas legislativas, nelas se 
infiltrando por outras vias. 
Desvantagem: a diluição de responsabilidade e da eficácia do governo causado pela composição heterogênea em razão da maior facilidade de ingresso no Parlamento Sistema proporcional com lista aberta: No caso de deputados federais, 
estaduais, distritais e vereadores, o sistema utilizado hoje é o proporcional com lista aberta. É possível votar tanto no candidato como na legenda. Na apuração, deve -se contabilizar o total d e votos obtidos por cada partido, somando os votos de legenda e os votos dos candidatos d essa legenda. As vagas são distribuídas de forma proporcional aos votos totais obtidos por cada partido. 
Voto proporcional com lista fechada: no lugar de votar no candidato , o eleitor votaria no partido e este teria uma lista de candidatos numa ordem preestabelecida.
c) de representação parlamentar vigente no Brasil.
O Brasil é uma república presidencialista, federativa e constitucional. Isso significa que o Brasil é um país que te m como chefe de Estado um presidente eleito pelos cidadãos brasileiros e que tal presidente tem um limitado e pré –definido período de tempo nesse cargo. Significa também que o Brasil é u m país composto por diversas partes territoriais autônomas possuintes de governo próprio e que unidas formam o país: essas partes são os estados. É classificado como um país constitucional por ter como base de direitos, deveres, regras e normas uma Constituição Federal que define as leis e os encaminhamentos sociais, políticos e econômicos da Nação.

Outros materiais