Buscar

Análise Textual AV1

Prévia do material em texto

Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201407095579 - VIVIAN GABRIELLE PEREIRA
	Professor:
	MARA CRISTINA HAUM ELIAN
	Turma: 9221/IM
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 03/10/2014 10:27:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201407678749)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ser "poliglota na própria língua", como sugere o gramático Evanildo Bechara, é saber ADEQUAR os usos da língua às situações comunicativas.
 
Em uma viagem de ônibus, você encontra um amigo de longa data com quem tem intimidade. Ele se aproxima e você o cumprimenta assim: "Ilustríssimo, prazer em encontrá-lo. Por gentileza sente-se naquela poltrona que se encontra vazia. Qualquer coisa que precisar, pode se dirigir à minha pessoa. Será um prazer a mais atendê-lo. Tenha uma boa viagem, Ilustríssimo."
 
De acordo com a questão da adequação linguística e considerando a situação descrita, assinale a opção correta:
		
	
	Trata-se de uso de registro informal por estar direcionado a um amigo.
	 
	Corresponde a um registro formal usado em um contexto inadequado.
	
	Corresponde a um registro coloquial mesclado de termos técnicos que dificultam a compreensão.
	 
	Trata-se de registro formal utilizado adequadamente ao contexto em que os falantes se encontram
	
	Trata de um registro informal por encontrar-se marcado por inúmeros marcadores de oralidade.
	
	 2a Questão (Ref.: 201407680513)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabemos que exitem vários tipos de variação linguística. A respeito da Variação social, podemos refletir que:
		
	
	acontece ao longo de um determinado período de tempo e pode ser identificada ao serem comparados dois estados de uma língua. O processo de mudança é gradual: uma variante inicialmente utilizada por um grupo restrito de falantes passa a ser adotada por indivíduos socioeconomicamente mais expressivos. A forma antiga permanece ainda entre as gerações mais velhas, período em que as duas variantes convivem; porém com o tempo a nova variante torna-se normal na fala, e finalmente consagra-se pelo uso, na modalidade .
	 
	agrupa alguns fatores de diversidade: o nível socioeconômico, o grau de educação, a idade e o gênero do indivíduo. A variação social não compromete a compreensão entre indivíduos, como poderia acontecer na variação regional. O uso de certas variantes pode indicar qual o nível socioeconômico de uma pessoa, e há a possibilidade de que alguém, oriundo de um grupo menos favorecido, venha a atingir o padrão de maior prestígio.
	 
	refere-se a diferentes formas de pronúncia, às diferenças de vocabulário e de estrutura sintática entre regiões. Dentro de uma comunidade mais ampla, formam-se comunidades linguísticas menores, em torno de centros polarizadores da cultura, da política e da economia, que acabam por definir os padrões linguísticos utilizados na região sob sua influência.
	
	Essa variação não é considerada pela linguística.
	
	refere-se às diferentes circunstâncias de comunicação em que se coloca um mesmo indivíduo: o ambiente em que se encontra (familiar ou profissional, por exemplo) o tipo de assunto tratado e quem são os receptores. Sem levar em conta as graduações intermediárias, é possível identificar dois limites extremos de estilo: o informal, quando há um mínimo de reflexão do indivíduo sobre as normas linguísticas, utilizado nas conversações imediatas do cotidiano; e o formal, em que o grau de reflexão é máximo, utilizado em conversações que não são do dia a dia e cujo conteúdo é mais elaborado e complexo.
	
	 3a Questão (Ref.: 201407371204)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em termos de variação e adequação linguística, pode-se afirmar:
		
	
	Havendo comunicação, o grupo social é que determina o falar correto da língua.
	
	O uso da língua diz respeito à aceitabilidade, por parte de seus falantes, da modalidade culta/gramatical do idioma.
	 
	Há adequabilidade da língua quando falantes e ouvintes dominam um só código linguístico.
	 
	O uso da língua deve ser adequado à situação formal ou informal em que se encontra o falante.
	
	Não há certo e errado no uso da língua; todas as variantes são eficazes, em qualquer ambiente.
	
	 4a Questão (Ref.: 201407371206)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Cara, se, tipo assim, o seu filho escrever como fala, ele tá ferrado." - Este comentário aborda a questão das atividades linguísticas e sua relação com as modalidades oral e escrita da língua. A afirmativa deixa evidente uma posição crítica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessário
		
	
	dominar as diferentes variedades do registro oral da língua portuguesa para escrever com adequação, eficiência e correção.
	
	conhecer empregos mais formais da modalidade oral para a obtenção de clareza na comunicação oral.
	
	implementar a fala, tendo em vista maior desenvoltura, naturalidade e segurança no uso da língua .
	 
	empregar vocabulário adequado e usar regras da norma padrão da língua em se tratando da modalidade escrita
	
	utilizar recursos mais expressivos e menos desgastados da variedade padrão da língua para se expressar com alguma segurança e sucesso
	
	 5a Questão (Ref.: 201407334498)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que ideias tenham coerência entre si, devem existir articulações sintáticas e relações semânticas exercidas, adequadamente, por elementos coesivos como preposições e conjunções. Para demonstrar conhecimento do assunto, sua tarefa, caro(a) estudante, correlacione os conectivos usados nas sentenças com os números dos respectivos indicadores denominados a seguir:
Indicadores: 1)adição; 2) proporção; 3) conformidade; 4) condição e 5) finalidade.
Sentenças:
( ) Para ser aprovado com louvor, o estudante deve se dedicar muito aos estudos.
( ) Comprei uma casa e um bom carro com o suor do rosto.
( ) Se ela tivesse talento, já teria tido sucesso.
( ) Segundo a declaração do suspeito, o crime não teria sido cometido por ele.
( ) À medida que passava o tempo, eu ficava mais nervoso.
Agora escolha a única série cuja sequência de números está correta:
		
	
	1, 5, 4, 3, 2;
	
	2, 3, 4, 1, 5.
	
	5, 1, 3, 4, 2;
	 
	5, 1, 4, 3, 2;
	
	5, 4, 1, 3, 2;
	
	 6a Questão (Ref.: 201407348442)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A coesão, que pode ser referencial ou sequencial, tem por objetivo estabelecer relações lógicas entre as ideias do texto, que se concretizam por meio de articulações sintáticas ou semânticas efetivando assim a coerência textual.
Leia o trecho a seguir e aponte a opção que lhe dá coesão sequencial, respeitando a coerência e a orientação argumentativa do texto.
É verdade que já nos anos 50 numerosos estudos haviam demonstrado que fumar provoca câncer, enfisema, ataque cardíaco e muitas outras doenças, mas a estratégia de defesa adotada pela indústria do tabaco foi a do contra-ataque: de um lado contratava técnicos para criticar a metodologia empregada nessas pesquisas; de outro, pressionava os meios de comunicação para garantir que não fossem divulgadas.
		
	
	Resultado de pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde em sete capitais brasileiras comprova que o número de dependentes de nicotina no país é de aproximadamente 20%.
	 
	Qualquer jornal, emissora de rádio ou de televisão que ousasse levantar a menor suspeita de que o cigarro pudesse trazer algum malefício à saúde sofria retaliação financeira imediata.
	
	Nos anos 50, a disseminação da epidemia de tabagismo corria velozmente de encontro à forma aliciadora e atraente com que fumavam os astros e estrelas no cinema e na tevê.
	
	Naquela época, a indústria do tabaco acatava incondicionalmente ações judiciais de ressarcimentos milionários às famílias dos que morriam vitimados pelos efeitos nocivos da nicotina.
	
	Nos anos 50, não só se divulgam as pesquisas que atenuavam o impacto do tabaco no organismo, como se buscava o controle da venda de cigarro amenores de idade, oferecendo tratamento gratuito aos que queriam abandonar o vício de fumar.
	
	 7a Questão (Ref.: 201407372445)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na frase, "Se viajar hoje, você poderá descansar amanhã.", temos a conjunção SE dando ideia de:
		
	
	causa.
	
	concessão.
	
	comparação.
	 
	condição.
	
	finalidade.
	
	 8a Questão (Ref.: 201407346392)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É a estruturação lógica das ideias, para que haja continuidade entre as sequencias ou frases e um sentido unitário para o todo. Esta definição aplica-se a:
		
	
	Poesia
	
	Descrição
	 
	Coerência
	
	Narração
	
	Argumentação
	
	
 9a Questão (Ref.: 201407349609)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto abaixo e identifique o tipo textual utilizado:
Crepe de espinafre e ricota
Recheie os crepes com 2 colheres da mistura de espinafre e ricota e um pouco de queijo ralado. Em um refratário, coloque um pouco de molho bolognesa e o canelone com o fecho da massa para abaixo. Cubra com mais molho bolognesa, um pouco de molho branco ou creme de leite, a musarela e queijo parmesão ralado. Leve ao forno para esquentar e gratinar durante 20 minutos aproximadamente.
		
	
	Argumentação.
	
	Exposição.
	
	Narração.
	 
	Injunção.
	
	Descrição.
	
 10a Questão (Ref.: 201407680810)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o fragmento abaixo e identifique sua respectiva TIPOLOGIA TEXTUAL:
"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranqüilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso. Estava deitado sobre suas costas duras como couraça e, ao levantar um pouco a cabeça, viu seu ventre abaulado, marrom, dividido por nervuras arqueadas, no topo de qual a coberta, prestes a deslizar de vez, ainda mal se sustinha. Suas numerosas pernas, lastimavelmente finas em comparação com o volume do resto do corpo, tremulavam desamparadas diante dos seus olhos. - O que aconteceu comigo? - pensou. Não era um sonho." (A METAMORFOSE, Franz Kafka)
		
	
	Argumentação.
	 
	Narração.
	
	Injunção.
	
	Dissertação.
	
	Exposição.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes