Buscar

Constitucional I Francisco Tavares caso concreto PA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2017.
Aluno : André Vinícius Vaz Silva
Matrícula 2016.08.011.496
Disciplina : Direito Constitucional
Tema : Teoria da Constituição, Constitucionalismo, Neoconstitucionalismo e Constitucionalismo Latino Americano, Conceito e Sentido das Constituições
Professor : Francisco Tavares
Caso Concreto PA 1
O sentido sociológico da Constituição como uma folha de papel, cuja verdadeira característica está na organização dos fatores reais do poder em uma dada sociedade, contrasta com a visão da força normativa da Constituição, segundo a qual a Constituição não se pode submeter à vontade dos poderes constituídos e ao império dos fatos e das circunstâncias. A Constituição espraia sua força normativa por sobre o ordenamento jurídico, e todos os atos estatais que com ela contrastem expõem-se à censura jurídica do Poder Judiciário. Julgue de maneirafundamentadaaquestão. (CESPE)
Resposta :Correto.AprimeirapartefaladeLassale,quedefendeo sentidosociológicoaoafirmarqueumaConstituiçãosóserialegítimaapartirdomomentoemquesesubmetesseaosfatoresreaisdepoder, sendoestaaConstituiçãorealeefetiva.AsegundapartefaladeKonradHessedizendoqueaConstituiçãodeve impor-se sobre estesfatoresnãotomando umaposturaexclusivamente passiva, onde asnormasjurídicase arealidade sejam consideradasem um condicionamentorecíproco. Porfim, fala-se deKelseneosentidojurídiconoqualaConstituiçãoseriaoequivalenteanormapositivasuprema,ou seja, um conjunto de normasque regulaacriação de outrasnormas.
Konrad Hesse X Ferdinand Lassalle
Para Lassale, a Constituição escrita, para ser boa e duradoura, deve refletir, necessariamente, os fatores reais de poder existentes na sociedade, pois, um eventual conflito entre o texto escrito e a Constituição real, ou seja, a soma dos fatores reais de poder que regem uma nação fará com que, mais cedo ou mais tarde, a Constituição folha de papel seja rasgada e arrastada pelas verdadeiras forças vigentes no país, num determinado momento de sua história. Noutras palavras, a Constituição formal seria revogada pela Constituição real.
Anos mais tarde, outro alemão, Konrad Hesse, contrapondo-se ao posicionamento de Lassale, lança as bases da teoria que se intitulou de Força normativa da constituição. 
Sem desprezar a importância das forças sócio-políticas para a criação e sustentação da Constituição jurídica (folha de papel para Lassale), Hesse sugere a existência de um condicionamento recíproco entre a Lei Fundamental e a realidade político-social subjacente.
De fato a Constituição jurídica não pode ser reduzida a uma fotografia da realidade. Além de obedecer e traduzir a constante mutação social é necessário que esta seja um dever ser, isto é, aponte na direção de um horizonte onde prevaleça maior justiça social.
Memorização :
	Sentido SoSSiológico (LaSSale) ~> A CF é fato social, soma dos fatores reais de poder, todo e qualquer Estado tem.
	Sentido PolíTTico (Carl SchimiTT) ~> A CF é um decisão política fundamental, mostra a vontade do titular.
	Sentido JurídiKo (Kelsen) ~> CF é norma jurídica pura.

Outros materiais