Buscar

Avaliando o aprendizado aula3

Prévia do material em texto

LOGÍSTICA REVERSA
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: GST0277_EX_A3_201512706655_V1 
	Matrícula: 201512706655
	Aluno(a): RICARDO ALVES BATISTA
	Data: 10/09/2017 19:50:48 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513476621)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	(UECE-2013/adaptada) Considere as seguintes afirmações a respeito do desenvolvimento sustentável, ou de sustentabilidade ao desenvolvimento: I. A construção sustentável requer, como pontos de partida simultâneos, além do econômico, o social, o político e o ambiental. II. O desenvolvimento sustentável requer, como premissa exclusiva e fundamental, aquela que diz respeito ao crescimento econômico. III. A Agenda 21 foi um dos marcos fundamentais da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. IV. A concepção de sustentabilidade deve ser pautada, essencialmente, nas disponibilidades e na abundância de recursos naturais de um país. Está correto o que se afirma em:
		
	
	Apenas I, II e IV.
	 
	Apenas I, II, III e IV.
	
	Apenas II, III e IV.
	
	Apenas III e IV.
	 
	Apenas I e III.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513016297)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que afirma que devemos procurar atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Três componentes devem ser considerados: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Neste contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
		
	
	O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
	
	A distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
	
	A preservação/conservação do equilíbrio global e do valor das reservas de Capital Natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	
	A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
	 
	A redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais de consumo e da preservação e/ou conservação.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512820657)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	Analisando o comportamento atual das organizações com relação à preservação ambiental, Porter (1999) destaca que o novo modelo promove a conciliação entre economia e ecologia, uma vez que conseguiu entrelaçar a melhoria ambiental e a competitividade.
PORQUE
As melhorias ambientais passarão a ser vistas como uma oportunidade econômica e competitiva e não como um custo embaraçoso ou uma ameaça inevitável.
Analisando-se essas afirmações, conclui-se que:
		
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	
	as duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	
	as duas afirmações são falsas
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513476573)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	(UFRRJ-2009/adaptada) A inevitável degradação ambiental decorrente do processo de crescimento industrial. Este "quadro" começa a se modificar, a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O uso dessa expressão tem a finalidade de:
		
	
	conservar e preservar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
	
	assegurar que o desenvolvimento e crescimento contemporâneo não se sustenta.
	 
	propor a conciliação do desenvolvimento e crescimento com o meio ambiente.
	
	comunicar a insustentável situação socioambiental.
	
	persuadir à inevitável necessidade do crescimento.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512953683)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	São fatores que contribuem para o surgimento e agravamento de problemas ambientais, com EXCEÇÃO:
		
	
	poluição;
	 
	qualidade do produto;
	
	produção em massa;
	
	crescimento demográfico;
	
	uso indiscriminado de recursos naturais;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513476589)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	Entre os principais Indicadores de Gestão para atingir o desenvolvimento sustentável estão listados abaixo. Marque a única alternativa INCORRETA.
		
	 
	Somente empresas e governos devem trabalhar juntos.
	
	Elaboração de projetos de educação e conscientização ambiental.
	
	Utilização planejada e consciente dos recursos naturais.
	 
	Implantação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental.
	
	Desenvolvimento de tecnologias que utilizem fontes energéticas renováveis.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513349462)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	O crescimento global, em oposição ao grande desafio para se construir o Desenvolvimento Sustentável. Que valorize os recursos naturais e humanos na melhoria da qualidade vida e a edificação da sociedade. Ou seja: Desenvolvimento Sustentável capaz de superar os problemas atuais e utilizar as potencialidades existentes no país para um futuro melhor. O desafio é:
		
	
	Desenvolvimento sustentável integra plenamente a necessidade de promover prosperidade, bem-estar, proteção do meio ambiente e não se ocupa com o econômico.
	 
	O Desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento econômico e socioambiental.
	
	O desenvolvimento sustentável é alcançado através do planejamento estratégico, e requer a noção de que os recursos naturais são ilimitados, e por isso devem ser usados de forma adequada. Sendo assim, não existe um claro conflito entre o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento sustentável.
	
	O Desenvolvimento sustentável vem sendo disseminado por todo o planeta como forma mais irracional de promover uma qualidade de vida mais igualitária e socialmente justa.
	
	O Protocolo de Kioto firmou um compromisso em que países com maior nível de industrialização, não devem ser tributados e responsabilizados de maneira maior no que diz respeito às responsabilidades da não preservação do planeta para gerações futuras.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513476608)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	A Conferência da ONU denominada Rio+20 (vinte anos após a RIO-92) discutiu temas para o futuro e produziu uma declaração intitulada ¿O Futuro que queremos¿, preocupada em atingir uma economia sustentável que busque reduzir a degradação do meio ambiente, que combata a pobreza e assegure a produção de alimentos para todos.
		
	 
	Definir os critérios e instrumentos de avaliação do custo-benefício e os efeitos socioeconômicos; e os valores reais do consumo, da preservação e conservação ambiental.
	
	Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre buscaram caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo sustentáveis.
	
	Participação financeira global que vise fomentar a recuperação do meio ambiente como forma de resgatar a economia dos países em crise.
	
	Os países em desenvolvimento reunidos na Rio+20 regulamentaram a adoção de políticas,decidindo que essa medida deve ser aplicada apenas nos países pobres.
	
	Em meio à severa crise da economia mundial, especialmente dos países do Euro, os governantes dos países desenvolvidos tomaram atitudes decisivas e rápidas quanto ao estabelecimento de cotas de participação financeira.
	
	 Gabarito Comentado

Outros materiais

Perguntas Recentes