Buscar

WEB 9 Prática IV

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE RIO DE JANEIRO/ RJ
Paulo Castro, nacionalidade, estado civil, profissão, Inscrito no Cadastro de pessoa Física sob n°..., Residente no endereço... RJ, endereço eletrônico..., vem por sua advogada regularmente constituída conforme carta de preposição anexa aos autos ( DOC 1), com endereço eletrônico..., endereço comercial para fins de notificação...,propor 
AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE COM PEDIDO LIMINAR
Pelo Rito Especial, com base nos artigos 1.210 CC/02 C/C 560 e seguintes CPC, em face de Silvia Brandão, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas sob n°..., Residente no endereço... Rio de Janeiro/ RJ, pelo motivos fáticos e argumentos jurídicos e passa a expor e ao final requerer.
1. DOS FATOS
Entre Janeiro de 2007 e dezembro de 2014, o autor e a ré tiveram uma união estável, sem conversão de regime de bens e estes não haviam adquirido nenhum bem durante o período juntos.
O autor, proprietário de um imóvel, desde o ano de 1997 (DOC 2) conforme certidão registrada em Cartório, concordou que a ré permanecesse no citado.
Ocorre que as partes estipularam um prazo para permanência da ré e o autor está residindo em um imóvel alugado. Tendo assim notificado a ré para desocupar o imóvel no prazo de quinze dias, no entanto, transcorrido tal prazo, a parte ré não o desocupou, conforme a notificação.
Desta forma estão demonstradas os requisitos para consideração da medida de reintegração de posse conforme as seguintes, restará fundamentados.
2. DO DIREITO
2.1 DOS REQUISITOD PARA CARACTERIZAÇÃO DA REINTEGRAÇÃO DE POSSE ( ESBULHO)
 O artigo 1.210 Código Civil trata dos efeitos da posse, porém observa-se no caso narrado em que a ré não tem mais a posse do imóvel, uma vez que foi estipulado o prazo para desocupação e a mesma não cumpriu, configurando a posse ilegítima.
Pois a ré perdeu o poder sob o bem, perdeu a posse, como trata o artigo 1.223 Código Civil.
2.2 DOS REQUISITOS PARA CONCESSÃO DA MEDIDA LIMINAR
 Na data ( dia/ mês/ ano), o autor é ex- companheiro da ré e no tempo da união a deixou no imóvel de sua propriedade. Na época a ré estava desempregada.
Mudando de imóvel, o autor passou a pagar aluguel, mais de dois anos se passaram buscando a reintegração de sua posse, notificou a ré para desocupar seu imóvel.
O que não foi cumprido, estando ela em desacordo com o prazo estipulado.
Bem, como está evidente, no artigo 561, II, III e IV CPC os requisitos para reintegração de posse.
De acordo com o artigo 300 CPC caberá tutela de urgência quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, o que já fundamentado acima a fumaça do bom direito com todos os fatos narrados e evidenciados, no perigo da demora as despesas do autor em relação as custas de aluguel e moradia de outro imóvel, em quanto há o devido processo legal.
Dessa maneria, não resta dúvida sobre a possibilidade da ação.
À luz das jurisprudências :
(DOC. LEGJUR 163.7625.3010.3300)
TJSP. Família. Possessória. Reintegração de posse. Bem imóvel. Autor possuidor indireto que entregou o bem em comodato verbal à ré. Comodatária notificada para que procedesse à devolução do imóvel. Desocupação voluntária não efetivada. Esbulho caracterizado. Alegação de que as partes viveram em união estável. Questão a ser apreciada em ação própria. Irrelevância do eventual reconhecimento da união estável para o resultado da demanda possessória. Ação de reintegração de posse julgada procedente. Recurso improvido.
Apelação cível. Ação de reintegração de posse. Ex-companheira do Autor que ocupou o imóvel de sua propriedade a título de comodato depois da separação, nele permanecendo após notificada para desocupá-lo no prazo de 30 (trinta dias). Aluguéis devidos pelo período de ocupação não consentida, restando a mora configurada com a notificação da parte ré. 1. Inocorrência do alegado cerceamento de defesa. Por ser destinatário das provas produzidas nos autos, cabe ao juiz - de ofício ou a requerimento da parte - determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo as diligências inúteis ou meramente protelatórias (artigo 130, CPC). 2. A gratuidade de justiça pode ser concedida em qualquer momento processual, sendo os efeitos da concessão ex nunc. Indeferimento do benefício que, nesta fase processual, obsta o acesso à justiça. 3. Desprovimento de ambos os recursos.
(TJ-RJ - APL: 00277712020118190209 RIO DE JANEIRO BARRA DA TIJUCA REGIONAL 6 VARA CIVEL, Relator: LUCIANO SABÓIA RINALDI DE CARVALHO, Data de Julgamento: 06/07/2016, SETIMA CÂMARA CÍVEL, Data de Publicação: 08/07/2016).
3. DOS PEDIDOS
Ante o exposto, requer:
a) Que seja concedida a liminar de reintegração da posse, objeto da lide;
b) Que seja a ré intimada para audiência de justificação;
c) Que seja citada a ré para, querendo, contestar sob pena de revelia;
d) Que seja julgado procedente o pedido de reintegração de posse do bem, objeto da lide;
e) Que seja a ré condenada ao ônus da sucumbência;
4. DAS PROVAS
Protesta-se provar o alegado por todos os meios lícitos admitidos em direito, em especial a prova documental que ora requer a juntada, bem como a oitiva de testemunhas a seguir arroladas.
5. VALOR DA CAUSA
Dá-se o valor da causa de R$... ( quantia do imóvel)
Nestes termos, pede deferimento.
Local, data
_______________________________________________
ADVOGADA / OAB-UF

Outros materiais