Buscar

Avaliação Final (Discursiva) MERCADO DE CAPITAIS

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (264610)
Mercado de Capitais (CON51)
Prova: 2598436
QUESTÃO:
1. Atividades como promover o desenvolvimento da economia, garantir o pleno emprego, a estabilidade dos preços e promover a distribuição de renda à população do país estão ligadas ao Mercado de Capitais. Escreva uma redação com o tema: O MERCADO DE CAPITAIS E SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES, abordando como o governo opera e a importância do mercado de capitais para a economia.
RESPOSTA ESPERADA: 
O acadêmico deverá abordar as Políticas Monetárias e discorrer sobre as estratégias que cada política aplica, como e por que são aplicadas, o que ocorre com o mercado. Poderá também ilustrar com exemplos e fatos recentes, enriquecendo o conteúdo.
2. Avaliação II - Individual e sem Consulta (264611)
Mercado de Capitais (CON51)
Prova: 2598483
X = Questão Cancelada
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	A
	A
	D
	B
	A
	C
	C
	D
	C
	B
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (264612)
Mercado de Capitais (CON51)
Prova: 2598512
QUESTÃO:
1. A Resolução nº 2.197, de 31.08.1995, autorizou a constituição de uma entidade privada, sem fins lucrativos, destinada a administrar mecanismos de proteção a titulares de créditos contra instituições financeiras. Esta instituição passou a se chamar FGC - Fundo Garantidor de Crédito. Sobre o FGC, disserte sobre sua função, qual o valor de cobertura, cite também três tipos de operações que por ele são protegidas e aquelas que não têm direito de proteção.
RESPOSTA ESPERADA: 
* O Fundo Garantidor de Crédito tem como objetivo garantir a cobertura dos recursos de depositantes nas instituições financeiras associadas, no valor de até R$ 70.000,00, por situações de insolvência das mesmas.
* Oferece garantia aos seguintes créditos:
- depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio; 
- depósitos em contas-correntes de depósito para investimento; 
- depósitos de poupança; 
- depósitos a prazo, com ou sem a emissão de certificado;
- depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos são referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares; 
- letras de câmbio; 
- letras imobiliárias; 
- letras hipotecárias; 
- letras de crédito imobiliário. 
* Não têm cobertura do FGC:
- fundos de investimentos;
- depósitos judiciais;
- depósitos referentes a empréstimos captados no exterior.
QUESTÃO:
2. A colocação de novas ações no mercado por uma companhia se caracteriza sob dois aspectos, ou seja, positivo ou negativo. Disserte sobre estes dois aspectos.
RESPOSTA ESPERADA: 
Os aspectos positivos para colocação de novas ações no mercado são principalmente que o novo sócio não poderá solicitar a devolução do capital diretamente na empresa, terá que recorrer ao mercado para vender a quem interessar. Outro fator importante é que o pagamento de retorno ao investidor não é contratual, como no caso de bancos, ou seja, a empresa retribuirá o retorno ao acionista somente se der lucro.
Aspectos negativos são o fato de a empresa ter que abrir o seu patrimônio ao público, expondo dados que até então eram considerados sigilosos, como faturamento, expectativa de crescimento e busca de novos mercados, lançamento de novos produtos. A distribuição de lucros e dividendos também deverá ser em caráter contínuo e, por fim, as assembleias estarão sempre abertas a novos sócios e auditagens externas para verificar se o que está sendo exposto realmente condiz com a realidade.
QUESTÃO:
3. O processo de transferir poupança para investimentos é uma função básica e talvez a mais importante do sistema financeiro. Cite e disserte sobre os dois métodos básicos para transferir fundos de poupadores para tomadores.
RESPOSTA ESPERADA: 
Existem dois métodos básicos para transferir fundos de poupadores para tomadores:
* Investimentos diretos: caracteriza investimento direto quando uma pessoa empreendedora inicia uma atividade, utilizando recursos próprios, ou empresas abrindo capital.
* Investimentos indiretos: ocorre quando uma instituição financeira realiza captação de recursos de investidores e empresta para tomadores, ou quando ações de empresas, que foram emitidas no mercado primário, são vendidas no mercado secundário.
4. Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta (264613)
Mercado de Capitais (CON51)
Prova: 2598555
X = Questão Cancelada
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	11
	12
	13
	14
	15
	A
	C
	C
	B
	A
	D
	A
	B
	C
	C
	D
	A
	B
	A
	C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes