Buscar

Resumo de Ética p2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. 
Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. 
É constituída de 30 artigos básicos.
Tem o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações.
Objetivo: 
Cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados - Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. 
Artigo VII
Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal Discriminação. 
Artigo XXV 
Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle. A maternidade e a infância tem direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora de matrimônio, gozarão da mesmo proteção social. 
ONU – Organização das Nações Unidas. - Instituição internacional formada por 192 Estados soberanos, fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. 
Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho – por exemplo: OMS (Organização Mundial da Saúde), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Banco Mundial e FMI (Fundo Monetário Internacional). 
A missão da ONU parte do pressuposto de que diversos problemas mundiais – como pobreza, desemprego, degradação ambiental, criminalidade, Aids, migração e tráfico de drogas – podem ser mais facilmente combatidos por meio de uma cooperação internacional. 
As ações para a redução da desigualdade global também podem ser otimizadas sob uma coordenação independente e de âmbito mundial, como as Nações Unidas. Atualmente, investem, em forma de empréstimo ou doações, em países em desenvolvimento. Esses recursos destinam-se a proteção de refugiados, fornecimento de auxílio alimentar, superação de efeitos causados por catástrofes naturais, combate a doenças, aumento da produção de alimentos e da longevidade, recuperação econômica e estabilização dos mercados financeiros. 
Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO. Seu principal lema é “ajudando a construir um mundo sem fome” .
Várias ações, inclusive no Brasil.
 Publicação/2009: Construção do Sistema e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: a experiência brasileira
Objetivos da FAO para este milênio: 
Erradicar a pobreza extrema e a fome (desnutrição crônica infantil, Programas Especiais de Segurança Alimentar).
Garantir a sustentabilidade ambiental.
Fomentar uma associação mundial para o desenvolvimento.
Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS. É um organismo internacional de saúde pública, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. Ela também atua como Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas e faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Técnicos e cientistas de vários países do mundo estão vinculados à OPAS. São eles que promovem a transferência de tecnologia e a difusão do conhecimento acumulado através de experiências produzidas nos Estados Membros da OPAS/OMS. 
A OPAS coopera, através desses técnicos e cientistas, com os governos para melhorar políticas e serviços públicos de saúde, estimulando o trabalho em conjunto com os países, para alcançar metas comuns como iniciativas sanitárias multilaterais, de acordo com as decisões dos governos que fazem parte do corpo diretivo da Organização.
OPAS – Valores: Eqüidade - Lutar por igualdade e justiça mediante a eliminação das diferenças desnecessárias e evitáveis.
Excelência - Chegar ao mais alto padrão de qualidade naquilo que fazemos.
Solidariedade - Promover os interesses e responsabilidades comuns e os esforços coletivos para alcançar as metas comuns.
Respeito - Acolher a dignidade e a diversidade de indivíduos, grupos e países.
Integridade - Garantir um desempenho transparente, ético e confiável.
UNESCO: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura foi fundada em 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. 
UNESCO no BRASIL: Educação: O objetivo de desenvolvimento do Brasil é ter garantido pelo Estado o direito fundamental à educação de qualidade ao longo da vida a todos os brasileiros. 
Ciências Naturais: O objetivo de desenvolvimento do Brasil na área das Ciências Naturais é promover o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, e o dever de preservá-lo para as futuras gerações. 
Ciências Sociais e Humanas: O objetivo de desenvolvimento do Brasil é ter um país com mais equidade social e respeito aos direitos humanos coletivos e individuais. 
Organização Mundial da Saúde – OMS: A OMS entrou em vigor em 1948, no dia 7 de abril – por isso, comemora-se nesta data o Dia Mundial da Saúde. Todos os países que são membros da Organização das Nações Unidas poderá tornar-se membros da OMS, ao aceitar a sua Constituição. 
 É responsável pela prestação de liderança em matéria de saúde global, definição da agenda de pesquisa em saúde, estabelecendo normas e padrões, articulando com base em provas de opções políticas, prestar apoio técnico aos países e de acompanhamento e avaliação das tendências da saúde. 
Alguns indicadores de Saúde no Brasil: Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
 A Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde tem por objetivo disponibilizar informações, de forma executiva e gerencial, para subsidiar a tomada de decisão, a gestão, a prática profissional e a geração de conhecimento. Demonstra a atuação governamental no âmbito do SUS, fornece referencial para projeções e inferências setoriais, além de contribuir para a transparência acerca das ações desenvolvidas na área da saúde.   
DATASUS
 Ao Departamento de Informática do SUS – DATASUS, órgão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, compete a manutenção de bases de dados nacionais, apoio e consultoria na implantação de sistemas e coordenação das atividades de informática inerentes ao funcionamento integrado dos mesmos.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
 A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE é o principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

Outros materiais