Buscar

BDQ RESPIRATORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703196729)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Paciente foi internado em um hospital público, consciente, com diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade, dispneíco, com SatO2 = 88%. Ausculta Pulmonar: som pulmonar+ em ambos pulmões e apresentando crepitações bilaterais. A melhor conduta para este paciente no momento da internação é: 
		
	
	Oxigenoterapia e Ventilação mecânica não invasiva
	
	Nenhuma das opções anteriores¿
	
	Intubação orotraqueal e manobras de higiene brônquica
	
	Manobras de higiene brônquica e aspiração. 
	
	Diurético e cinesioterapia respiratória
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702688594)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os sons pulmonares anormais, ou ruídos adventícios, podem ser classificados em sibilos, crepitações e roncos ou, também, podem ser classificados pelo seu caráter contínuo e descontínuo. Os sibilos: 
		
	
	são ruídos adventícios musicais de diapasão alto parecidos com "assobios", também chamados de contínuos pela sua duração maior e comumente encontrado na fase expiratória. 
	
	são resultado da passagem do ar através da laringe. 
	
	são sons contínuos, de diapasão baixo, com freqüência de 200 Hz ou menos, audíveis na inspiração e na expiração produzido normalmente pelo estreitamento da via aérea com secreção. 
	
	são gerados, durante a inspiração, pela abertura súbita de pequenas vias aéreas até então fechadas e, na expiração, pelo fechamento das mesmas. 
	
	são sons descontínuos, apresentada de forma curta e explosiva, usualmente associada com desordens cardiopulmonares. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703008343)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Paciente de 65 anos, sexo masculino, sedentário, com diagnóstico de DPOC (Gold IV), é acompanhado há 2 semanas no programa de Reabilitação Pulmonar da clínica escola da Estácio. Durante o exercício aeróbico na esteira ergométrica, a dispneia e a fadiga foram avaliadas pela escala de Borg modificada (sem relato de dispneia) e a FC e (82 bpm) saturação de oxigênio (94%) monitoradas pelo oxímetro de pulso. Após o período de aquecimento (5 minutos) em ritmo leve (2 km/h), seguimos com o aumento da velocidade para iniciarmos o período de condicionamento propriamente dito (3,5 km/h). Após mais 5 minutos de treino nessa intensidade, observamos a queda da saturação de O2 (89%), com queixa de dispneia (pouco intensa - Borg 4) e FC de 110 bpm. Qual a sua conduta nesse caso?
		
	
	Pararia imediatamente o exercício já que os parâmetros de SatO2, FC e dispneia estão fora dos limites recomendados na literatura, não sendo indicada a manutenção do exercício.
	
	Aumentaria a intensidade do exercício (4 km/h) para obter melhor condionamento, além do mais, a tendência seria de uma adaptação (melhoria) da saturação de oxigênio ao novo nível de intensidade.
	
	Instituiria suplementação de O2 através de cânula nasal ou máscara de Venturi e iniciaria imediatamente o desaquecimento, idependentemente da melhoria da saturação de oxigênio.
	
	Realizaria o desaquecimento diminuindo a intensidade do treino (2 km/h)
	
	Instituiria suplementação de O2 através de uma cânula nasal ou máscara de Venturi e acompanharia os parâmetros, esperando melhoria na SatO2 e mantendo o paciente no exercício para que o mesmo pudesse obter maiores benefícios do exercício aeróbico
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702217323)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Programa de Saúde da Família é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde e tem sua prática centrada na população cadastrada de uma determinada comunidade assistida. As equipes atuam numa abordagem que respeita a especificidade do local em ações de promoção de saúde e prevenção de doenças. Em uma equipe inserida em uma cidade onde os índices de Tuberculose Pulmonar excedem os limites estabelecidos como aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde e sabendo-se que o Fisioterapeuta é um profissional da área de saúde inserido neste contexto, faz-se necessário o conhecimento sobre esta doença de alta importância para saúde pública. Desta forma, marque a alternativa que NÃO retrata a realidade da Tuberculose Pulmonar: 
		
	
	A maior incidência ocorre em: recém-natos até 4 anos, adultos jovens 15-25 anos, idosos, imunossuprimidos e HIV. 
	
	O tratamento normalmente é feito com o esquema RIPE (rifampicina, isoniazida, Pirazinamida e Etambutol). 
	
	É uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Tuberculosis. 
	
	Embora os sintomas desapareçam em média após 60 dias do ínicio do tratamento, o mesmo não pode ser interrompido antes do término da antibioticoterapia. 
	
	A transmissão ocorre através da via inalatória e contaminação por alimentos, pratos, copos e talheres. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703131732)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um som submaciço pulmonar pode ser causado por:
		
	
	Cardiomiopatia.
	
	Atelectasias, derrames e tumores, broncopneumonias.
	
	Enfisema.
	
	Pneumotórax ou compressões pulmonares de causas variadas.
	
	Ausência de lesão.

Outros materiais