Buscar

Avaliação Objetiva 2

Prévia do material em texto

Disciplina: Educação Inclusiva
Avaliação Objetiva 2
Entrega 29/05/2015
1Pessoas com deficiências são aquelas que apresentam impedimentos de longo prazo de natureza:
I Física
II Intelectual
III. Sensorial
IV. Alérgica
Considera-se correta a alternativa onde consta:
    I 
    I e IV 
    I, II e III 
    IV 
    II e IV 
2. Quando estudamos sobre Habilidades consideradas acima da média, verificamos que estas podem ser entendidas como:
I Comportamentos observados, relatados ou demonstrados, que confirmam expressão de traços consistentemente superiores, em relação a uma média em qualquer campo do saber ou do fazer”.
II Comportamentos observados na demonstração de “expressivo interesse, motivação e empenho pessoal nas tarefas que realiza nas diferentes áreas”.
III Traços seriam frequentes somente na infância.
IV Falta de criatividade. 
    I e III 
    I, II 
    II e IV 
    IV 
    III 
3. Reconhecer a escola como um espaço de todos, respeitando as diferenças de cada sujeito é um início importante. Sem contemplar o assistencialismo e superproteção, assim como outras atitudes que possam prejudicar o processo como as barreiras atitudinais. As barreiras físicas como adaptações estruturais podem ser realizadas a partir de um projeto arquitetônico, porém a quebra das barreiras atitudinais deve se dar além de um projeto arquitetônico, mas por meio da continuidade de práticas pedagógicas que devem ser constantes na comunidade escolar.
A Escola Inclusiva precisa:
I. Adaptar-se para receber um aluno com deficiência, modificar o espaço físico (arquitetônico) com rampas, portas com largura (abertura) para a passagem de cadeira de rodas, chão com piso tátil, sinais sonoros, sinais luminosos e muitas outras providências são realizadas.
II Possibilitar que o aluno com deficiência possa fazer parte do todo sem receber rótulos.
III. Investir na formação de professores respeitando os modelos tradicionais que educação.
IV. Investir em um ambiente que perceba o aluno incluído de maneira infantilizada e protetora.
    I e IV 
    III 
    IV 
    IV e II 
    I e II 
4. Dentre os temas mais debatidos pela sociedade brasileira, desde o início do século XXI, destaca-se a polêmica questão das cotas raciais. A matéria tem dividido opiniões, aquecido os debates e trazido à tona aspectos singulares da história do Brasil. No entanto, mesmo diante das divergências, parece haver um ponto em comum, a saber: a compreensão de que a sociedade brasileira vive sob o signo histórico da desigualdade.
    Em 2000, a Universidade de Brasília (UnB) entraria para a história do país como a primeira instituição de ensino superior federal a adotar um sistema de cotas raciais para ingresso através do Vestibular. 
    O tema entraria na agenda política do governo Fernando Henrique Cardoso ao instituir, por decreto, no dia 20 de novembro de 1995, o Grupo de Trabalho Interministerial para a Valorização da População Negra, por ocasião de uma manifestação em homenagem aos 300 anos de Zumbi dos Palmares. 
    Os analistas entendem que o momento de desajuste e queda no rumo das ações afirmativas no Brasil se daria em setembro de 2001, data da Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, realizada em Durban, África do Sul, sob os auspícios da Global net. 
    Lembrando que, no Brasil, a probabilidade de um branco ingressar na universidade é igual à de um negro, o professor apresenta dados estarrecedores: o percentual de negros com diploma universitário no Brasil de hoje equivale ao dos Estados Unidos dos anos 1940. 
    É justamente por de oportunidades iguais e de mobilidade social reais que os conflitos raciais se fazem presentes em sua forma mais nefasta: violência e criminalidade. 
5 A avaliação na Escola Inclusiva deverá passar por uma reconstrução de pensamentos e de paradigmas que devem aparecer na prática educativa. Sugere-se que o grupo de profissionais foque seu trabalho de avaliação a partir:
    Do respeito ao aluno que NÃO apresenta nenhuma dificuldade de aprendizagem. 
    Da defesa de um princípio fundamental da escola tradicional: o caráter classificatório da avaliação 
    Do nivelamento dos alunos em inclusão em relação aos alunos ditos normais. 
    Da falta de acompanhamento dos alunos no processo de inclusão. 
    De uma metodologia de avaliação que respeite a individualidade e as possibilidades dos alunos.
 
6. Na contemporaneidade, apesar de a escola estar passando por turbulentos questionamentos, ela ainda se apresenta como uma importante instância de aprendizagens. Pode-se considerá-la também como um poderoso local que reforça e aprofunda aprendizagens que são construídas em outras instâncias sociais e culturais. Daí a importância de educadores/as estarem preparados para trabalhar com as questões de gênero e de sexualidade com o intuito de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Relacionado à função das escolas no que diz respeito à discussão e à reflexão atreladas a grupos minoritários, Berenice Bento (2008) argumenta que as escolas têm cumprido especialmente o papel de reprodutor de visões naturalizadas das relações sociais, porém ela percebe que distintos debates que têm atravessado a sociedade brasileira têm sido levados para as salas de aula. 
Marque a alternativa ERRADA:
    Já se percebe uma preocupação por parte de educadores/as, gestores e comunidades escolares em trazer para o cotidiano e para a dinâmica das salas de aula a reflexão dos Direitos Humanos. 
    As instituições escolares devem ser lugares, onde na prática, se aprende que exclusão, preconceitos e discriminação existem e que não podemos lutar contra estes. 
    Mesmo que de forma devagar, as escolas, portanto, estão inseridas na construção de uma sociedade menos desigual. 
    Somente trazendo essas discussões para o âmbito escolar, ou seja, deixando de silenciar, é que se deixará de excluir, é que se derrubarão barreiras de preconceitos e discriminações em relação às diversidades sexuais e de gênero. 
    As instituições escolares devem ser lugares onde se aprende na prática cotidiana, a analisar como e por que surgem os preconceitos e as discriminações, a falta de oportunidades para uns e os privilégios para outros. 
7 No Brasil muitas medidas têm sido tomadas na tentativa de “construir” uma escola inclusiva. Entre essas medidas, destacam-se a Política Nacional de Educação Especial (1994); Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, LDB nº 9.394 (1996); Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (2001); Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
As referências legais citadas acima são:
    Documentos oficiais da ordem da regulamentação. 
    Documentos que podem ser utilizados ou não. 
    Documentos que precisam ser avaliados antes de se colocar em prática qualquer proposta de inclusão. 
    Documentos sem valor oficial. 
    Documentos que variam conforme cada região do Brasil. 
8. Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Nesse contexto, reconhece que a deficiência é um conceito em constante construção e que a deficiência resulta da interação entre pessoas com incapacidades e barreiras comportamentais e ambientais que impedem a sua participação plena e efetiva na sociedade em condições de igualdade com as outras pessoas. Fica claro que uma convenção internacional abrangente e integral para promover e proteger os direitos e dignidade das pessoas com deficiência acaba por dar um significativo para que se volte a refletir sobre a profunda desvantagem social das pessoas com deficiências. 
Esta convenção teve por objetivo: 
    Promover a participação desses sujeitos nas esferas civil, política, econômica, social e cultural com oportunidades iguais, tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos. 
    Impor à sociedade maneiras diferentes de se fazerinclusão. 
    Compor uma organização mundial com novos preceitos sobre a exclusão. 
    Propor marcos que defendem a inclusão somente das pessoas que têm condições de viver em socialmente. 
    Oportunizar as diferentes comunidades a possibilidade de incluir os bebês com deficiências. 
9. Para o educando com déficit de atenção recomenda-se atividades: 
    Que envolvam muita memorização. 
    Com exercícios muito complexos. 
    Com muitas atividades diferentes. 
    Com menor tempo, combinações prévias, atividades não complexas. 
    Que tenham preenchimento de lacunas. 
10 Tecnologia Assistiva são recursos e serviços que:
I. Atendem as demandas dos alunos muito inteligentes na área das tecnologias.
II Visam facilitar o desenvolvimento de atividades diárias por pessoas com deficiências.
III. Procuram aumentar as capacidades funcionais e, assim, promover a independência e a autonomia de quem às Utiliza.
 IV. Atendem as necessidades dos alunos com altas habilidades.
    I e IV 
    Apenas a IV 
    Apenas I 
    I, II e IV 
    II e III

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes