Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A inclusao de criancas altistas na escolar vem sendo tratada como desafio a muito tempo devido as inúmeras restrições na comunicação e na socialização. Assim como qualquer criança, todos são diferentes uns dos outros... e com as crianças autistas não e diferente, por isso, a escola deve esta capacitada para as mais diversas situações e para os mais variados perfis, sendo extremamente fundamental, adotar meios didáticos que permitam estar criando um vinculo da criança com a sala de aula. Entao e papel do professor adaptar seu currículo com a necessidade de cada criança, e nesse caso, sempre direcionando o modelo para um foco mais individualizado. Outra peca importante em todo esse processo, é o papel do pedagogo, pois esse direcionamento mais individualizado que citei a cima, pode ser mais intensificado por ele. Entao o professor e o pedagogo devem se unir nisso, pensando em estratégias para incluir e acima de tudo, passar os conhecimentos de forma que não prejudique o aluno altista e nem o restante da turma. 
Organizacoes especializadas não devem ser descartadas... é muito importante que a criança altista receba tratamento de profissionais da área, porem, a escola continua sendo um pivô importantíssimo para o desenvolvimento dessa criança, pois a escola é um dos lugares onde existe mais diversidade e se tirarmos essa oportunidade de socializar desde pequeno, com certeza condenaríamos essa criança a ter uma vida adulta mais dependente ainda. 
Além disso, julgo ser muito importante acionar toda comunidade escolar e os familiares dos alunos para discutir questões e concretizar acoes, para que então a incusao aconteca.

Outros materiais